O que é giro de estoque e qual sua importância?

Perguntado por: Inês Diana Leal Almeida Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

O giro de estoque mede quantas vezes o estoque médio de um determinado produto foi reposto durante o período. Portanto, para que ele seja eficiente e fiel, é necessário ter um controle de pedidos e estabelecer o quanto se compra normalmente de um produto.

Qual a importância do giro do estoque?

O giro de estoque funciona de modo a mostrar para o empreendedor ou gestor do negócio quais produtos possuem um maior ou menor volume de vendas em um determinado período de tempo. Assim, quanto mais tempo os itens ficarem em estoque, maior será o impacto na receita e nos lucros potenciais que ele pode esperar.

O que é o giro de estoque?

Giro de estoque é uma técnica usada para verificar o desempenho de um estoque na empresa. Ele indica também a qualidade dos produtos armazenados e a quantidade vendida dentro de um período de tempo.

O que é giro de estoque exemplos?

O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Por exemplo, se o volume médio mensal no estoque de um supermercado é de 3 mil garrafas de água, e são vendidas 12 mil delas por ano, o giro de estoque é 4, o que significa que o estoque foi completamente renovado 4 vezes.

O que é o chamado giro de estoque Qual a importância deste em uma crise Cite um exemplo?

O giro de estoque é uma análise que ajuda o varejista a entender e acompanhar, de forma sistemática, o ritmo em que seu inventário é reabastecido, observando questões como: tempo de permanência dos produtos em loja, comportamento das mercadorias (se venderam, demoraram a vender ou foram perdidas por vencimento ou outra ...

Giro de Estoque - O que é e sua importância

29 questões relacionadas encontradas

O que é giro?

Significado de Giro

substantivo masculino Ação ou efeito de girar; volta. Passeio, pequena excursão. Comércio; curso das operações mercantis: capital de giro. Circulação da moeda ou de títulos de crédito.

O que é giro de estoque e como podemos calculá lo?

O giro de estoque é muito importante para os processos de Supply Chain e garante a reposição adequada das mercadorias. Para calculá-lo, basta dividir o número de unidades vendidas em um determinado período pelo volume de estoque médio. Lembrando que o período considerado costuma ser de um ano.

Qual o melhor giro de estoque?

Qual é o giro de estoque ideal? Se o resultado obtido a partir do cálculo do giro de estoque for menor do que 1, é um sinal de que existem produtos no estoque que não foram renovados. Logo, é interessante que o indicador esteja sempre acima de 1 para manter a saúde financeira da empresa.

Quais são os passos para o giro de estoque?

Para calcular o giro de estoque é necessário seguir três passos:
  1. Definir o período de cálculo;
  2. Encontrar o número total de produtos que foram vendidos nesse período;
  3. Deve ser estabelecido um volume médio de estoque neste período.

Qual o tempo médio do giro de estoque?

Agora, para saber o tempo médio (TM) de giro do estoque, basta dividir o número de dias em um ano (neste caso), pelo número de giros. Exemplo 3: 365 dias divididos por 9 giros, igual a 40,5 dias. A loja de produtos eletrônicos “girou” seu estoque de controles em média 9 vezes ao ano e o fez a cada 40,5 dias.

O que é baixo giro de estoque?

Giro de estoque baixo

Se o giro de estoque for baixo e os produtos demoram para serem repostos, isso pode traduzir-se em um volume de estoque excessivo. A manutenção do estoque parado envolve maiores custos de armazenagem e, consequentemente, o risco de os artigos ficarem obsoletos.

Quais são as vantagens de se ter alto giro dos estoques?

A grande vantagem de ter um giro de estoque alto é a possibilidade de sempre movimentar produtos, evitando que o prazo de validade se aproxime — muito importante para quem trabalha com produtos perecíveis. A outra vantagem é evitar que os produtos fiquem obsoletos ou caiam em desgosto no desejo consumerista do cliente.

Como o giro do estoque pode ser estratégico para a empresa?

Quando a empresa conhece o giro de estoque ela consegue saber qual é o volume do inventário que possui. Assim, se a rotatividade de estoque for alta, significa que o produto possui alta demanda. Isso pode ser devido a novas estratégias de marketing ou uma promoção de vendas, por exemplo.

Quais são os indicadores de estoque?

Indicadores de estoque
  • giro de estoque.
  • ruptura de estoque.
  • On Shelf Availability – OSA.
  • perdas no estoque.
  • tempo de reposição.
  • cobertura de estoque.
  • ponto de pedido.

Como calcular o giro do estoque em dias?

GIRO DE ESTOQUE = TOTAL DE VENDAS ÷ VOLUME MÉDIO DE ESTOQUE

Em seguida, cheque a quantidade de produtos vendidos nesse período, assim como o volume médio do estoque.

É melhor ter um giro de estoque rápido ou lento?

Como comentamos, não existe um número de vezes ideal para um estoque girar ao ano, ou ao mês. Isso porque existem variações entre as indústrias. Pense em um supermercado, por exemplo. Produtos perecíveis devem ter alto giro de estoque, pois mercadorias expiradas na prateleira significarão prejuízo, certo?

O que é melhor um baixo ou um alto giro de estoque?

Assim, recomenda-se que o giro de estoque seja alto – ou seja, que os itens sejam renovados no menor período possível. Com isto, você garante que o estoque se renova constantemente. Isto significa menos itens encalhados no estoque, o que ajuda a manter os custos relacionados a ele sob controle.

O que é mercadoria de maior giro?

O que é giro do estoque

Se for maior do que 1, quer dizer que todos os itens foram renovados pelo menos uma vez no período avaliado. É um dos principais instrumentos para medir a avaliar a gestão de inventário, e pode ser avaliado em diferentes periodicidades, embora a análise anual seja mais frequente.

Como calcular o estoque?

Agora, para descobrir o estoque final, você precisa fazer o seguinte cálculo: Estoque final = estoque inicial + compras – devoluções – custo de mercadoria vendida. Por fim, para calcular o estoque inicial, segue o cálculo abaixo: Estoque inicial = compras + custo das mercadorias vendidas.

O que é o giro financeiro?

O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Tudo começa com um bom planejamento, detalhando os gastos a curto e a longo prazo e as possíveis entradas de dinheiro.

O que é capital de giro Santander?

Capital de Giro é um empréstimo parcelado para equilibrar o fluxo de caixa, com condições especiais para investir, manter estoque ou quitar despesas do dia a dia, possibilidade de pagamento em até 59 dias, com um prazo de até 36 meses.

O que é giro de caixa de uma empresa?

Giro de Caixa é o indicador financeiro que mostra quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa tem por ano. Ele informa o número absoluto de vezes que o capital circula – ou seja, entra e sai do caixa da empresa, em um período de 12 meses.

O que é estoque alto?

A maior parte dos sistemas de inventário entende que o estoque alto é aquele além das necessidades totais. Mas, na verdade, o estoque alto é aquele além das necessidades atuais.

Quais as implicações de um estoque de baixo giro?

Um giro de estoque baixo reflete que mercadorias estão no estoque há muito tempo. Por exemplo, em uma empresa do segmento alimentício, sem o giro de estoque de determinados produtos, é possível que se perca o controle da validade dos mesmos.

Artigo anterior
Como saber se a ansiedade é leve?
Artigo seguinte
O que acontece se tomar 3 pílulas do dia seguinte em um mês?