Qual é o certo é eu ou sou eu?

Perguntado por: Anna Rodrigues  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).

Que É eu ou que sou eu?

Nesse caso, há duas possibilidades de concordância: ⇢ concorda com o sujeito quem, ficando na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem recebe os convidados. ⇢ concorda com o antecedente do quem: Sou eu quem recebo os convidados. Então, esse é mais um dos casos em que você nunca vai errar!

Sou eu mesma é correto?

O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.

É ela mesma ou é ela mesmo?

Quando ela significar “próprio”, deverá concordar com a pessoa. Exemplo: “Ela mesma resolve suas questões”. Seria o mesmo que dizer “Ela própria resolve suas questões”. Já quando MESMO significar “realmente”, a palavra não irá concordar com a pessoa.

Sou assim mesma ou mesmo?

Quando adjetivo, “mesmo” é um equivalente para “próprio”. Seria idêntico a se dizer, nas frases acima, que o homem ou mulher trocaram a lâmpada sozinhos, sem auxílio de terceiros. Mas, quando tem função de advérbio, “mesmo” substitui “realmente”, “exatamente”, “de fato”, etc.

Zé Felipe - O Errado Sou Eu [Clipe Oficial]

31 questões relacionadas encontradas

Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradece?

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

Como responder formalmente a um agradecimento?

Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.

Sou eu que pergunto Ou sou eu quem pergunta?

As duas frases estão corretas, sendo que a segunda admite a variante "sou eu quem pergunto".

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual a diferença entre os porquês?

Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.

Como usar o porquê certo?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Sou eu quem faz ou sou eu que faço?

Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.

Qual o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Como fazer um agradecimento formal?

Seguem alguns exemplos:
  1. Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
  2. Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
  3. Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
  4. Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.

Como responder de nada formalmente?

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

Como agradecer de forma culta?

Assim:
  1. O homem ao agradecer deve dizer obrigado.
  2. A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.
  3. O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados.
  4. A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados.

Quando usar a palavra mesmo ou mesma?

Use as equiparações abaixo para orientá-lo:
  1. o “mesmo” está correto quando denota ideias como “justamente, de fato, até, ainda”. ...
  2. o “mesmo” também é adequado quando falamos da exata mesma coisa já referida. ...
  3. mas o “mesmo” também é usado “na mesma situação”, ou seja, como uma expressão.

Como usar mesmo é mesma?

A palavra "mesmo" pode ser usada com valor reforçativo: "Ele mesmo recebeu os convidados". "Ela mesma recebeu os convidados". A palavra "mesmo" como adjetivo, com sentido de adequado, conveniente, exato, idêntico etc.: "Seu projeto é mais bom que ruim.

É correto falar comigo mesma?

O gênero da palavra “mesmo” deve acompanhar o sexo da pessoa. Portanto, se tratar-se de uma mulher é “comigo mesma”. Se for um homem, é “comigo mesmo”.

O que significa a mesma?

1. Indica igualdade, semelhança ou identidade (ex.: ele vestiu estas mesmas calças ontem; ela continua a mesma apesar de tudo o que lhe aconteceu). 2. Coisa ou pessoa que já foi mencionada anteriormente (ex.: eu fiz a tarefa, mas a mesma não ficou perfeita).

Como se escreve p * * * * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Artigo anterior
Qual o preço de uma infiltração no joelho?
Artigo seguinte
Quando o aposentado morre posso receber até quando?