Qual é o anticoagulante ideal para análise de glicose plasmática?

Perguntado por: Mateus Pires  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

EDTA (lilás/rosa)
O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.

Qual tipo de anticoagulante podemos usar na bioquímica para dosagem de glicose?

O Fluoreto de Sódio é o anticoagulante de escolha para os exames de dosagem da glicemia. Ele é capaz de prevenir que hemácias e leucócitos metabolizem a glicose.

Quais são os anticoagulantes usados na rotina laboratorial?

Heparina, EDTA e o Citrato de Sódio são os principais exemplos de anticoagulantes “in vitro”. Os anticoagulante são usados quanto temos necessidade de obter sangue total ou plasma. Não existe um anticoagulante ideal para todos os exames laboratoriais.

Quais são os anticoagulantes que podem ser usados para a realização de hemograma?

Os anticoagulantes mais utilizados são o ácido diamino tetra acético (EDTA), a heparina e citrato de sódio.

Para que serve o anticoagulante EDTA?

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

Valores de glicose plasmática para diagnóstico de DIABETES MELLITUS

36 questões relacionadas encontradas

O que significa EDTA no exame?

O anticoagulante estudado na pesquisa é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), existindo três tipos, quais sejam: o dissódico (Na2EDTA), o dipotássico (K2EDTA) e o tripotássico (K3EDTA).

Qual a diferença entre EDTA e heparina?

A Heparina possui ação antitrombínica, impedindo a coagulação, enquanto o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um composto orgânico que age formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.

Qual o anticoagulante mais usado em hematologia?

O EDTA é anticoagulante mais utilizado na hematologia, sendo então utilizado para contagens de células sanguíneas.

Quais os conservantes anticoagulantes de escolha em hematologia?

Conservantes/preservantes

Os anticoagulantes mais frequentemente utilizados são o citrato fosfato dextrose adenina (CPDA-1), o citrato ácido dextrose (ACD), o citrato fosfato dextrose (CPD e CP2D), o citrato de sódio e a heparina.

Quais são os anticoagulantes mais usados?

Os principais anticoagulantes são: heparina; argatrobana; bivalirudina e desirudina; fondaparinux; dabigatrana; rivaroxabana e apixabana; e varfarina.

Quais anticoagulantes existem?

Principio Ativo
  • bissulfato de clopidogrel (5)
  • enoxaparina sodica (4)
  • rivaroxabana (6)
  • varfarina sodica (3)

O que significa TTPA exame de sangue?

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA)

O TTPA avalia a via intrínseca da coagulação que envolve vários fatores de coagulação como os fatores XII, XI, IX, VIII, X, V, II (protrombina), I (fibrinogênio) e finalmente a fibrina.

Quais os anticoagulantes mais usados em amostras de sangue para análises bioquímicas?

Heparina (HEP):

é um anticoagulante natural, sendo o mais recomendado para análises bioquímicas, pois não interfere com os reagentes usados na maioria dos testes.

Qual a finalidade do anticoagulante citrato de sódio?

O Citrato de Sódio é o anticoagulante utilizado nos exames que avaliam a coagulação e que necessitam do uso do plasma do paciente. ... Justamente por causa dessa propriedade é que ele é o anticoagulante usado nos testes de coagulação.

É um anticoagulante indicado para teste de coagulação e VHS?

Citrato de sódio tamponado: pouco recomendado para hematologia por não preservar de maneira adequada a morfologia celular. Atua quelando o cálcio e impedindo o processo de coagulação. É o anticoagulante recomendado para os testes de coagulação na proporção de 1:9 partes de sangue.

Porquê da escolha do anticoagulante EDTA em hematologia e qual sua vantagem?

O EDTA reduz a ativação plaquetária por protegê-las durante o contato com o tubo, que pode iniciar a coagulação. Essa ativação faz com que as plaquetas se agreguem na presença do cálcio e também causa a adesão das plaquetas na superfície do tubo rapidamente.

Quais os corantes utilizados na hematologia?

Para a técnica de esfregaço sanguíneo é utilizada uma mistura especial de corantes para tingir todas as células sanguíneas. Existem muitas variações como a coloração de Leishman, Giemsa, Wright ou May-Grünwald. Tratam-se de modificações da coloração a base de corantes Romanovsky.

Qual é a amostra é anticoagulante de escolha para a realização do teste de gasometria arterial?

A heparina é o anticoagulante de escolha da gasometria.

Qual o melhor anticoagulante que existe?

Os mais comumente usados são a heparina, varfarina e rivaroxabana, que devem ser usados com cuidado e sempre com acompanhamento médico, já que o seu uso incorreto, pode levar à ocorrência de hemorragias graves.

Pode usar AAS e varfarina?

Conclui-se que, para paciente com Fibrilação atrial e história de AVC isquêmico prévio, não há vantagem em associar AAS à Varfarina. Salvo contraindicações, a melhor opção terapêutica seria o uso do anticoagulante visando mater o RNI entre 2,0 e 3,0.

Para que serve o tubo de heparina?

Possuem Heparina de Lítio jateada na parede do tubo. São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímicas. Estes aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias, bloqueando a cascata de coagulação.

Para que serve o uso de heparina?

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

Qual o mecanismo de ação do EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.

O que é EDTA nos cosméticos?

O EDTA é utilizado como agente quelante, isto é, vai captar íons (iões, PT) metálicos que podem afetar a estabilidade e/ou o aspeto dos produtos cosméticos. ... Permite também evitar a precipitação de alguns íons (iões,PT) (cálcio, magnésio, etc.) para garantir a qualidade dos produtos cosméticos e a sua conservação.

O que significa sangue com EDTA K3?

Uma das principais variáveis da fase pré-analítica que interfere no resultado do hemograma é a relação sangue/anticoagulante. ... O anticoagulante utilizado foi o EDTA K3. O tubo que recebeu 4 mL de sangue obedece à relação sangue/anticoagulante ideal, nos demais frascos (1, 2 e 3mL) havia excesso de anticoagulante.

Artigo anterior
O que é mais vantajoso auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?
Artigo seguinte
O que é ecrã de bloqueio?