Qual é o acesso vascular mais seguro?

Perguntado por: Bruno Morais  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (16 avaliações)

2008 - A fístula arteriovenosa (FAV) é a maneira mais segura e durável de acesso vascular permanente.

Quais os tipos de acesso vascular?

Os acessos vasculares podem ser de curta permanência, tipo Jelco, Scalp, Butterfly entre outros, os quais são passados em veias periféricas e são utilizados por poucos dias.

Quais os acessos para hemodiálise?

Acessos para Hemodiálise

Existem dois tipos de acessos vasculares para hemodiálise: os cateteres (que são subdivididos em dois tipos: curta ou longa permanência) e as fístulas arteriovenosas.

Qual a diferença entre fístula é cateter?

Cateter é opção para quem não tem fístula

Quando não é possível fazer a ligação entre uma artéria e uma veia e, assim, criar a fístula arteriovenosa, a inserção de um cateter é opção para a realização da hemodiálise.

Qual acesso vascular é mais comum em diálises de urgência?

Os cateteres venosos centrais são indicados nos casos de hemodiálise de urgência ou nos casos em que não é possível a realização de FAV. Estão relacionados a maiores taxas de infecção, internação e morbimortalidade dos pacientes dialíticos16.

Saiba Tudo sobre: ACESSO VENOSO PERIFÉRICO / (Video Aula-2019)

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a via de acesso temporário mais utilizado em hemodiálise?

-Cateter de duplo lúmen (cânula venosa percutânea) é a via de acesso mais utilizada nos casos de acesso temporários.

Qual a diferença entre cateter de Shilley e Permcath?

O Cateter de Permcath é um pouco diferente do Cateter de Shilley. Mesmo que ambos sejam para sua principal função, que é permitir a hemodiálise ao paciente, o cateter de Shilley é muito utilizado como procedimento temporário, outras vezes é um procedimento de transição para a fístula, e outras vezes, é definitivo.

O que acontece se não operar a fístula?

Quais os riscos de eu não fizer a cirurgia? O principal risco é de formação de um novo abscesso. Pode também causar dor e desconforto. Na literatura há casos de câncer que desenvolve em fistula, mas são casos raros.

Quanto tempo dura uma fístula?

As fístulas podem durar anos, enquanto os cateteres duram semanas a alguns meses. Além disso, a permanência prolongada de um cateter pode levar à obstrução ou estreitamento da veia onde ele está localizado, gerando consequências como dor e edema de face ou do membro superior.

Quanto tempo demora uma cirurgia de fístula?

Isso depende da complexidade da fístula. De toda forma não costumam ser cirurgias demoradas. Em geral em torno de 1 hora.

Qual o acesso vascular indicado a paciente com insuficiência renal crônica para a realização hemodiálise?

A insuficiência renal crônica (IRC) tem alta prevalência e a maior parte dos pacientes acometidos está em programa de hemodiálise necessitando, portanto, de acesso vascular. As fístulas arteriovenosas (FAV) são os acessos mais indicados e duradouros.

Qual a via de escolha para hemodiálise em paciente agudo?

A maioria dos pacientes faz hemodiálise através da fístula, como dito acima. E essa é a melhor forma de acesso ao sangue do paciente, entretanto para iniciar a hemodiálise é necessária realizar a punção da mesma com as agulhas e esse procedimento causa dor leve.

O que é um acesso vascular?

Acessos vasculares periféricos, também conhecidos como punções venosas periféricas, são procedimentos largamente utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI's). No Brasil, assim como nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas hospitalizadas carecem do uso de vasos periféricos.

Quais são os tipos de punção?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.

O que é o Jelco?

O cateter intravenoso jelco é um dispositivo médico básico, usado para introdução de medicação na corrente sanguínea. É composto por uma agulha e revestimento flexível, tendo a possibilidade de, após o acesso venoso, poder retirar a agulha, ficando apenas o revestimento.

Quais as indicações dos acessos venosos?

Quais as indicações do acesso venoso central?
  • Monitorização hemodinâmica;
  • Manutenção de uma via de infusão de soluções ou medicações;
  • Nutrição parenteral prolongada;
  • Quimioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Reposição rápida de fluidos ou sangue no trauma ou cirurgia;
  • Estimulação cardíaca artificial temporária;

Como fortalecer a fístula?

Cuidados e orientações com a fístula

A realização de exercício manual constantemente promove grandes benefícios, já que exercícios de compressão manual, como abrir e fechar a mão contra objeto macio, são indispensáveis para melhorar o desenvolvimento da FAVH.

Quais são os cuidados com a fístula?

Evite dormir em cima do braço da fístula. Não carregue peso sobre o braço da fístula. Não mexa na crosta formada no local da punção. Não use pomadas ou cremes no local da fístula sem ordem médica.

Como se fecha uma fístula?

Nessa técnica, será feita uma incisão em torno do orifício interno e em direção ao reto, levantando a mucosa intestinal e expondo o trajeto da fístula. Depois, o orifício será fechado com uma sutura, para então remover o tecido doente do retalho e esticá-lo sobre o trajeto.

Pode estourar fístula?

Teoricamente, até pode, se você não estiver apresentando muitos sintomas, mas você vai conviver com uma "bomba relógio" que pode estourar a qualquer momento, caso o orifício externo feche e o interno permaneça aberto, evoluindo para uma abscesso anorretal, que pode te gerar um problema bem maior.

Porque a fístula volta?

Geralmente, a fístula surge após um abcesso no ânus, no entanto, também pode ser causada por doenças inflamatórias do intestino, como doença de Crohn ou diverticulite, por exemplo.

O que é um Permcath?

O Permcath é um cateter de longa permanência implantado em uma veia de grosso calibre central, geralmente através da veia jugular no pescoço. Pode também ser introduzido em outras veias como a subclávia, que fica no tórax embaixo da clavícula, ou na femoral, que fica na virilha, além de outros locais menos comuns.

Para que serve o cateter Permcath?

O cateter de longa permanência tipo Permcath é usado em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento dialítico nos casos em que não há condições de confecção de fístulas arteriovenosas ou enquanto elas não tem condições de uso.

Para que serve o cateter Shilley?

Esses cateteres estão indicados em pacientes que apresentam necessidade de acesso vascular por um curto período, aproximadamente 21 a 30 dias, ou em pacientes que necessitam de hemodiálise de urgência, ou que já estão em hemodiálise e tiveram algum problema com o acesso definitivo.

Artigo anterior
O que que tem numa fazenda que começa com a letra C?
Artigo seguinte
É normal a pele ficar oleosa depois da limpeza de pele?