Qual é a via de administração mais rápida?

Perguntado por: Melissa Pinho  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

1) Via Parenteral
A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.

Qual a via de administração mais eficaz?

A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.

Qual via de administração tem efeito de primeira passagem?

A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.

Quais são as principais vias de administração?

Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
  • Oral;
  • Parental;
  • Subcutânea;
  • Nasal;
  • Retal;
  • Intra-vesical;
  • Nebulização;
  • Ocular;

Qual a via de administração que proporciona maior biodisponibilidade?

Além disso, as vias parenterais têm maior biodisponibilidade e não estão sujeitas à biotransformação de primeira passagem ou ao meio GI agressivo. Elas também asseguram o melhor controle sobre a dose real de fármaco administrada ao organismo.

Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos

44 questões relacionadas encontradas

Qual via de administração ocorre 100% de biodisponibilidade do fármaco?

Assim, por definição, um medicamento administrado por via intravascular é 100% biodisponível, isto é, toda dose do fármaco administrada diretamente na corrente sanguínea e está disponível para interagir com os receptores e desencadear o efeito farmacológico (ASHFORD, 2005a).

Qual via tem menor biodisponibilidade?

A biodisponibilidade baixa é mais comum com as formas de dosagem oral de fármacos com absorção lenta e baixa hidrossolubilidade. O tempo insuficiente de absorção no trato gastrintestinal é causa comum de biodisponibilidade baixa.

Quantas vias de administração existem?

A aplicação de medicamentos pode ser feita, basicamente, por três vias, quais sejam: oral, sublingual e parenteral. Para cada uma, existem critérios específicos para sua indicação que estão relacionados ao medicamento e à condição fisiológica do paciente.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

O que são vias de administração enteral e parenteral?

Podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo a via enteral e a parenteral. Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Que via de administração têm maior probabilidade de submeter um fármaco a um efeito de primeira passagem?

1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.

Em qual das vias apresentadas o efeito de primeira passagem pode ser significativo é reduzir a biodisponibilidade dos fármacos?

Em qual das vias apresentadas, o efeito de primeira passagem pode ser significativo e reduzir a biodisponibilidade dos fármacos? Oral.

Quais são as vias de administração parenteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual a via de administração mais rápida?

1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Quais são as vias mais rápidas para absorção?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Porque a via intravenosa é a via mais rápida?

Quando um medicamento é administrado por via intravenosa, ele chega imediatamente à corrente sanguínea e tende a apresentar efeito mais rapidamente do que quando administrado por qualquer outra via.

O que é uma via parenteral?

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG.

O que é um efeito sistémico?

[ Medicina ] Que afecta todo o organismo.

Quais as vantagens da via parenteral?

Vantagens da via parenteral

Possibilita a administração de medicamentos mesmo sem a cooperação do paciente; Proporciona maiores níveis sanguíneos em tempo menor; Permite reposição rápida de líquidos, eletrólitos e outras substâncias orgânicas, perdidos pelo paciente em casos acidentais ou patológicos.

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa?

As Diferenças são na gramática!

Os prefixos INTRA significa “no interior; parte interna” e ENDO denota situação interna e significa “dentro , interno”. Onde VENOSA remete aquilo que é relativo à veia; que contém veias (Ambos os procedimentos consistem na introdução de medicamentos diretamente na corrente sanguínea).

Qual a diferença entre via sistêmica e local?

Tópica - tem efeito local, a substância é aplicada diretamente onde se deseja a ação. Enteral - tem efeito sistêmico (não local), em geral a substância é ingerida e absorvida via trato digestivo. Parenteral - tem efeito sistêmico, mas a substância é recebida e absorvida em outra forma que não o trato digestivo.

Por que tomar remédio sublingual?

Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

Porque a via intravenosa apresenta 100% de biodisponibilidade?

A administração intravenosa de medicamentos é considerada como tendo 100% de biodisponibilidade, porque eles não passam pelo estômago. Eles estão imediatamente no sistema circulatório.

Qual a principal via de eliminação dos medicamentos?

A maioria dos medicamentos, especialmente os medicamentos hidrossolúveis e seus metabólitos, é eliminada principalmente pelos rins na urina. Portanto, a dose do medicamento depende amplamente da função renal.

Qual via de administração de fármaco que não possui absorção?

A via parenteral introduz o fármaco diretamente na circulação sistêmica. Ela é usada para fármacos que são pouco absorvidos no trato gastro intestinal (TGI) e para os que são instáveis no TGI (WHALEN et al., 2016).

Artigo anterior
Quais são os tipos de medidas de dispersão?
Artigo seguinte
Porque as miniaturas das fotos não aparecem?