Qual as chances de NIC 3 virar câncer?

Perguntado por: William Filipe Alves Simões Sá  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

- 1/3 das pacientes com Nic 3 irá ter regressão da doença . - aproximadamente 12% das mulheres com NIC 3 irão desenvolver câncer . Assim,mantenha seguimento de perto com seu médico, discuta procedimentos e tire suas dúvidas.

Quanto tempo o NIC 3 vira câncer?

Na ausência de tratamento, o tempo mediano entre a detecção de uma displasia leve (HPV, NIC I) e o desenvolvimento de carcinoma in situ é de 58 meses, enquanto para as displasias moderadas (NIC II) esse tempo é de 38 meses e, nas displasias graves (NIC III), de 12 meses.

Quem tem NIC 3 tem câncer?

A NIC III é a real lesão precursora do câncer e requer sempre tratamento, por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de recidiva.

Quem tem NIC 3 precisa fazer quimioterapia?

Não é necessário a realização da quimioterapia após a retirada do útero devido NIC 3. Não é um câncer. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis. Todos os seus parceiros sexuais deverão procurar atendimento médico.

Quem tem NIC 3 sente dor?

Olá, NIC III não tem sintomas de dor. Então , isto explica porque é necessário fazer prevenção todo ano ou de acordo com a recomendação de seu médico. Caso contrário a lesão pode evoluir e se tornar mais grave.

NIC 3 no preventivo: é câncer?

15 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas de lesão no útero?

Principais sintomas
  • Corrimento vaginal de cor amarelada, branco ou esverdeado;
  • Cólica;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Coceira;
  • Ardência ao urinar;
  • Sangramento vaginal após a relação sexual, em alguns casos.

Quanto tempo o HPV pode virar câncer?

Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.

Qual o tratamento para NIC 3?

Todas as mulheres com lesões de alto grau (NIC 2 ou NIC 3) devem ser tratadas com crioterapia ou CAF. Deve-se cumprir rigorosamente os protocolos de conduta e as pacientes devem marcar uma consulta de seguimento 9 a 12 meses depois do tratamento (ver capítulos 12 e 13).

Qual o tratamento para lesão intraepitelial escamosa de alto grau?

O tratamento consiste na realização de uma Colposcopia adequada e excisão da lesão. Em casos selecionados pode ser realizada a ablação da lesão. Após isso, a mulher iniciar um seguimento diferenciado com seu ginecologista, com exames seriados para avaliar se houve ou não recidiva.

Quem teve NIC 3 pode voltar?

Mesmo tratando a lesão de alto grau em colo uterino ou NIC 3, você tem grande risco de manter uma infecção crônica pelo HPV. A lesão pode retornar.

Como é feita a cirurgia para retirar NIC 3?

A conização pode ser feita utilizando um bisturi (instrumento cirúrgico de corte) ou através de uma técnica chamada CAF (Cirurgia de Alta Frequência), na qual uma área doente pode ser retirada com o mínimo de dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência e que permite ...

O que significa lesão no útero grau 3?

Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal. Em resumo, o NIC III é uma lesão pré-cancerígena, que se não tratada adequadamente pode evoluir para o câncer invasor.

O que é um pré câncer no útero?

O tumor uterino tem início como uma lesão pré-maligna, chamada neoplasia intraepitelial cervical, sendo lesões causadas pelo HPV. De acordo com o grau de comprometimento, são classificadas em graus 1, 2 e 3 (em ordem crescente de agressividade).

Quanto maior o NIC mais grave é o câncer?

A NIC de alto grau apresenta uma probabilidade muito maior de progredir a neoplasia invasiva. A lesão precursora que se origina do epitélio colunar é denominada de adenocarcinoma in situ (AIS). O AIS pode estar associado a NIC em um a dois terços dos casos.

Como é o resultado de câncer de útero?

O diagnóstico das lesões pré-cancerosas e cancerosas é feito pelo exame de Papanicolau, pela colposcopia - que permite a visualização do colo do útero e da vagina com lentes de aumento - e pela biópsia do tecido do colo do útero.

Quanto tempo demora para desenvolver câncer no colo do útero?

Na maioria das vezes, o desenvolvimento do câncer do colo do útero demora vários anos. No entanto, em casos raros, ele pode se desenvolver em apenas 1 ano. Essa é a razão pela qual a detecção e o diagnóstico precoce é tão importante.

O que é uma lesão intraepitelial escamosa de alto grau?

As lesões de alto grau são as que têm maior chance de se tornarem câncer de colo do útero. Esse tipo de lesão é mais comum nas mulheres entre 25 e 35 anos de idade.

O que é lesão intraepitelial escamosa de alto?

Historicamente compreende a uma lesão com certa preservação da estrutura do epitélio de origem (epitélio escamoso). Normalmente é um processo autolimitado, causado por vários sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncogênico).

O que é lesão intraepitelial cervical escamosa de alto grau?

A lesão de alto grau no colo uterino é uma lesão provocada pelo HPV de alto risco ou oncogenico, um vírus sexualmente transmissível. É também conhecido como NIC 2 ou 3 ou neoplasia intraepitelial grau 2 ou 3. Se este resultado foi do seu Papanicolaou, você deverá confirmar com a biopsia guiada por colposcopia.

Qual a cirurgia para NIC 3?

Se você tem uma lesão de alto grau ou NIC 3 e mais de 25 anos, você deverá fazer a conização a frio ou cirurgia de alta frequência. Se você tem menos de 25 anos, é possível fazer um acompanhamento curto do NIC III já que existe a chance de remissão espontânea desta lesão no colo do útero.

Qual o tratamento mais indicado para casos de câncer do colo do útero?

Equipe Oncoguia

As principais opções de tratamento para o câncer de colo do útero incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia, que podem ser realizadas isoladamente ou em combinação, dependendo do estágio da doença.

Como eliminar o vírus HPV do corpo?

A única forma de se alcançar a cura do HPV é por meio da eliminação natural do vírus do organismo, isso porque os remédios usados no tratamento tem como objetivo tratar as lesões, ou seja, reduzir os sinais e sintomas da infecção, não possuindo ação sobre o vírus, não sendo portanto capaz de promover a eliminação do ...

Quem tem HPV vai ter câncer?

Equipe Oncoguia

A maioria das mulheres que têm HPV e um Papanicolaou normal apresenta uma probabilidade muito baixa de desenvolver células pré-cancerosas, que precisam ser tratadas no próximo ano por alguma alteração celular (em torno de 4%, ou 4 de 100 dessas mulheres podem precisar de tratamento).

Qual é o tipo mais perigoso do HPV?

Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.

Quem tem HPV tem câncer?

O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Também há evidências científicas que relacionam o HPV com cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe.

Artigo anterior
O que é fadiga no trabalho?
Artigo seguinte
Pode levar desodorante aerosol no avião voo nacional?