Qual é a transitividade do verbo chegaram?
Perguntado por: Isaac Wilson Neves Valente | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (69 avaliações)
O verbo chegar apresenta uma transitividade direta, não necessitando da presença de uma preposição, quando indica o ato de aproximar ou movimentar alguma coisa.
Qual a transitividade do verbo informar?
O verbo informar é transitivo direto e indireto. Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). Construir a frase com dois objetos indiretos é considerado erro: “Venho informar aos senhores associados (OI) das novas alterações estatutárias (OI).”
Como saber se é verbo transitivo?
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
O que é verbo transitivo indireto?
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
O que é objeto indireto exemplos?
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Transitividade Verbal [Prof Noslen]
Quais são todos os verbos transitivos indiretos?
...
Lista de verbos transitivos indiretos
- necessitar;
- saber;
- acreditar;
- obedecer;
- precisar;
- gostar;
- conversar;
- duvidar;
São exemplos de verbos transitivos?
- Precisar: Estou precisando de ajuda.
- Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
- Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
- Saber: Eu já sei de tudo.
O que é um verbo transitivo exemplos?
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu. Carlos ofereceu o quê a quem?
Como saber se é um verbo transitivo direto ou indireto?
Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.
Qual é o objeto direto do verbo informar?
O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.
Qual a regência do verbo perdoar?
Transitivo direto e indireto (perdoar alguma coisa a alguém): O patrão perdoou aos empregados as falhas cometidas. Deus lhes perdoou os pecados. A lei perdoou a dívida aos devedores.
Qual a regência do verbo lembrar?
Lembrar com regência da preposição de
Atuando como um verbo transitivo indireto, estabelece principalmente regência com a preposição de: Lembro-me de você. Lembro-me de tudo. Lembro-me da história.
Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?
Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…
Como identificar o objeto direto e indireto?
A diferença entre objeto direto e indireto é que a presença da preposição é obrigatória no objeto indireto; caso contrário, ele não faz sentido. O objeto direto não precisa da preposição, mas em alguns casos, ela pode ser usada. Exemplos de objeto direto preposicionado: Ao irmão a irmã perdoou.
O que é transitivo indireto exemplos?
Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.
Como identificar o verbo intransitivo?
Verbos que não precisam de complemento
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.
Esta é verbo transitivo?
Significado de Estar
verbo transitivo indireto Padecer ou sofrer (quando utilizado com a preposição "com"): ela está com tuberculose; os passageiros estavam com medo. Permanecer, durante um tempo, em determinado momento ou lugar: estamos em greve; o presidente nunca esteve em Madrid.
O que é transitividade verbal 7 ano?
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
Quais são as preposições do verbo indireto?
É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.
Qual das frases seguintes não apresenta um verbo transitivo indireto?
Pergunta 1 0 em 0,625 pontos {GRAM-M3O1Q3} Qual das frases seguintes não apresenta um verbo transitivo indireto? Resposta Selecionada: Nunca duvidamos da sua palavra.
O que é intransitivo transitivo direto e transitivo indireto?
Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos. ... O que é Objeto Direto e Indireto.
Quanto a regência do verbo lembrar Assinale a alternativa correta?
O correto é: Lembrou todos os momentos felizes. O verbo "lembrar" é transitivo direto. Ele pode ser transitivo indireto - com preposição - apenas quando assume a forma pronominal "lembrou-se de que".
É preciso se lembrar ou Lembrar-se?
Lembrar é um verbo transitivo direto: "Ela lembrava as datas com carinho"; Lembrar-se (a forma pronominal) é transitivo indireto: "Ela se lembrava das festas". Em outras palavras: se você lembra, lembra alguma coisa (=objeto direto); se você se lembra, lembra-se de alguma coisa (=objeto indireto).
Quem perdoa perdoa alguém ou a alguém?
Transitivo indireto (perdoar a alguém): A Receita perdoa aos devedores. Deus perdoa aos pecadores. Perdoou aos assassinos do filho. Transitivo direto e indireto (perdoar alguma coisa a alguém):O patrão perdoou aos empregados as falhas cometidas.
Quanto gasta de energia uma RTX 3080?
Qual fruta é boa para respirar melhor?