Qual é a taxa de juros permitida por lei?

Perguntado por: Gabriela Mariana Correia de Amorim  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

° do art. 192 da Constituição Federal, os juros legais continuam sendo de 12% ao ano. Vale salientar que o Código Civil de 2002 não estabeleceu uma taxa de juros legais compensatórios, fazendo-se mister a integração em razão da lacuna.

Qual é a taxa de juros legais?

161, § 1º, do Código Tributário Nacional, que determina a taxa de 1% ao mês e passa a ser a taxa legal de juros nos termos do Código Civil de 2.002.”

Quando a taxa de juros é considerada abusiva?

Nesse momento, o consumidor deve prestar atenção para saber o valor dos juros. São considerados abusivos quando eles estão acima do juros autorizados por lei ou pelo Banco Central. ... A taxa de juros contratual será abusiva quando exceder a taxa de média de mercado em, no mínimo, 50%.

Qual o valor de multa e juros permitido por lei?

Em relação ao valor da multa, está expressamente disciplinada no Código de Defesa do Consumidor (CDC) que a multa cobrada em razão de mora (atraso) não pode ser superior a 2% do valor da prestação (art. 52, §1º). Deste modo, em caso de prestação em atraso, o comerciante deve aplicar 1% de juros e 2% de multa ao mês.

Qual é o juro de mora legal?

Conforme exposto acima, a taxa de juros moratórios legais é de 1% ao mês, i.e. 12% ao ano. Desta forma, o limite para a taxa convencionada seria de 2% ao mês, ou 24% ao ano. O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) não dispõe de forma expressa sobre a taxa aplicável à juros de mora.

QUAL É A TAXA DE JUROS MÁXIMA PERMITIDA PELA LEI DA USURA? l EDILSON AGUIAS

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os juros legais fixados pelo Código Civil?

O vigente Código Civil, em seu artigo 406, estabelece os juros legais, outrora determinados em seis por cento ao ano, pelo código revogado (arts. ... 1.062 e 1.06).

O que são juros Direito Civil?

Os juros (ou interesses) são, pois, uma obrigação acessória da dívida principal. De acordo com Pereira define o conceito de juros como chamam-se juros as coisas fungíveis que o devedor paga ao credor, pela utilização de coisas da mesma espécie a este devidas.

Como se classificam os juros?

Os juros podem ser classificados quanto à sua origem em: legais e convencionais e quanto ao seu fundamento que são: moratórios e remuneratórios.

Quais são os tipos de juros?

Quais os principais tipos de juros?
  • JUROS SIMPLES. Os juros simples são calculados por meio de uma porcentagem aplicada de um determinado montante para a sua correção em determinado período. ...
  • JUROS COMPOSTOS. ...
  • JUROS NOMINAIS. ...
  • JUROS REAIS. ...
  • JUROS DE MORA. ...
  • JUROS ROTATIVOS. ...
  • JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO.

Quando cabe juros?

Os juros podem ter caráter de lucro para aquele que investe seu dinheiro. Em outro sentido, pode ter o caráter de “adicional do pagamento” devido ao credor em caso de demora no cumprimento da obrigação ou pelo fato de ele ter facilitado a resolução de outra situação (como nos empréstimos de financiamento).

Qual limite máximo de juros e multa pode ser cobrado 2021?

As taxas são de 1% ao mês. Se houver previsão contratual a respeito, o banco ou a financeira não poderá ter percentual superior a 2% ao mês. Em relação à multa pelo atraso, o Código de Defesa do Consumidor indica que não pode ultrapassar 2% do valor da prestação.

Quanto posso cobrar de juros e multa?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro, é possível cobrar uma multa de, no máximo, 2% do valor total do boleto quando houver ocorrência de atraso. Podendo ser cobrada apenas uma vez a cada título. Diferentemente dos juros remuneratórios cobrados por cada dia de atraso.

Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?

“A multa não pode ser superior a 10% do valor do serviço contratado. Acima disso o valor é considerado abusivo”, ressalta Daniel Mendes Santana, advogado do Idec.

Artigo anterior
O que avalia a escala de Edmonton?
Artigo seguinte
Qual a real força do Homem-aranha?