Desde quando se fala em BNCC?

Perguntado por: Maria Ariana Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (64 avaliações)

BNCC AO LONGO DO TEMPO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser elaborada em 2015, a partir de uma análise aprofundada dos documentos curriculares brasileiros realizada por 116 especialistas indicados por secretarias municipais e estaduais de educação e por universidades.

Quando iniciou a BNCC?

Em 16 de setembro de 2015 a 1ª versão da BNCC é disponibilizada.

Quando a BNCC passou a ter validade?

A BNCC passa a ser vigente a partir de 2020 e irá valer para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todas as escolas públicas ou privadas do país.

Quando surgiu a BNCC data de sua publicação e contextos?

A BNCC faz parte do Plano Nacional da Educação, previsto na Constituição Federal de 1988. A primeira versão foi redigida em 2014. O documento foi aberto para consulta pública em 2015, permitindo que a sociedade pudesse contribuir com suas opiniões.

O que existia antes da BNCC?

Entre os anos de 1997 e 2000, segundo estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), foram criados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os Ensinos Fundamental e Médio.

BNCC ESQUEMATIZADA E ATUALIZADA 2021 | BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

16 questões relacionadas encontradas

O que mudou na BNCC?

A seguir, listamos algumas das principais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trará para a rotina do professor. Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.

Qual documento norteava os currículos antes da BNCC?

Antes da Base, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) eram os documentos que norteavam a elaboração dos currículos escolares no Brasil. Com a BNCC, a principal mudança foi garantir que o estudante no Ensino Fundamental vivencie as práticas da Matemática em situações reais dentro e fora da escola.

Porque surgiu a BNCC?

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

Como a BNCC foi construída?

A BNCC está sendo construída em um processo colaborativo e democrático, liderado pelo Ministério da Educação (MEC), que foi iniciado em 2015. A primeira versão do documento passou por uma consulta pública (entre setembro de 2015 e março 2016), quando recebeu mais de 12 milhões de contribuições.

Quantas versões teve a BNCC?

Em três anos, foram elaboradas três versões que passaram por consultas públicas. A última versão foi aprovada pelo CNE no dia 15 de dezembro, depois de passar por audiências públicas em todo país.

Como as escolas se adequaram a BNCC?

Esse processo de implementação inicia-se desde já, com a atualização dos currículos estaduais e municipais, e a expectativa é de que a Base Nacional Curricular seja colocada em prática em todas as escolas do país até o início de 2020, para os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e no ano de 2022 para o ...

Quando foi aprovada a BNCC do ensino médio?

Parecer CNE/CP nº 15/2018, aprovado em 4 de dezembro de 2018 - Instituição da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM) e orientação aos sistemas de ensino e às instituições e redes escolares para sua implementação, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino, nos termos do Art.

Quem elabora a BNCC?

Prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a BNCC foi elaborada pelo MEC, em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, e encaminhada ao CNE, que realizou cinco audiências públicas em ...

Como é organizada a BNCC para o ensino fundamental?

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem.

Como está estruturada a BNCC do ensino fundamental?

Para o Ensino Fundamental, a BNCC está estruturada de uma forma mais conhecida, apresentando componentes curriculares divididos em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Qual a importância do BNCC para o professor?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Quais são os objetivos de aprendizagem da BNCC?

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.

Qual o objetivo da BNCC para Educação Infantil?

A BNCC define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. São eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Qual a diferença entre BNCC e currículo?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BNCC E CURRÍCULO? A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos.

Que tipo de documento e a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Qual é a diferença do documento do BNCC e os Parâmetros Curriculares Nacionais?

A BNCC organiza os conteúdos em relação ao ano escolar, ou seja, para cada ano da vida escolar há uma enumeração de assuntos a serem abordados e consequentemente apreendidos pelos alunos, em contrapartida o PCN é organizado em ciclos, em que cada ciclo do PCN corresponde a 2 anos escolares da BNCC.

O que mudou na BNCC Educação Infantil?

A BNCC na educação infantil prevê um fortalecimento das ciências duras em relação às humanas. Os alunos serão incentivados a estudar tabelas, gráficos e a criar bancos de dados, deixando de lado as disciplinas que promovem a análise e a visão crítica do mundo em que vivem.

O que mudou na alfabetização com a BNCC?

A BNCC amplia o letramento infantil através da centralidade no texto e por meio de diferentes gêneros textuais. Além de uma maior aproximação com linguagens voltadas à realidade dos alunos. A ideia é se debruçar sobre textos das mais diversas esferas, campos sociais, comunicação e uso da linguagem.

O que mudou do PCN para BNCC?

Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais.

O que é DCRC?

A implementação do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) em Regime de Colaboração, onde a unificação do currículo nos municípios pode representar economia de tempo e de recursos, além de democratizar o acesso ao conhecimento.

Artigo anterior
Como se dá a responsabilidade penal da pessoa jurídica?
Artigo seguinte
Quais são os crimes considerados infamantes?