Qual é a sequência da fita complementar do DNA?

Perguntado por: Erica Marta de Brito  |  Última atualização: 14. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

É importante perceber que o DNA é composto por duas fitas e que uma complementa a outra. Sabemos que na molécula de DNA a adenina sempre se une à timina e que a citosina sempre se liga à guanina. Sendo assim, uma sequência TCAAGT liga-se a uma sequência AGTTCA.

Qual a sequência da fita de DNA complementar?

A complementariedade se dá com base na formação de pares: adenina forma par com timina e citosina forma seu par com guanina (“A com T e C com G”).

Qual é a sequência da fita de DNA?

» Adenina (A) » Guanina (G) » Citosina (C) » Timina (T)

Qual a sequência da fita replicada de DNA?

A replicação depende do pareamento de bases complementares, que é o princípio explicado pelas regras de Chargaff: a adenina (A) sempre se liga à timina (T), e a citosina (C) sempre se liga à guanina (G).

Qual a sequência do filamento complementar do DNA?

A fita complementar será: TTAGGCCTA.

COMO OBTER A SEQUÊNCIA DE BASES DA FITA COMPLEMENTAR DO DNA - QUESTÃO 8 (lista ácidos nucleicos)

44 questões relacionadas encontradas

O que é uma sequência complementar?

Quando duas sequências de DNA se combinam desse jeito, possibilitando a ligação entre si de modo antiparalelo e formando uma hélice, elas são consideradas complementares. Ligação de hidrogênio entre bases complementares junta as fitas de DNA em uma hélice dupla de fitas antiparalelas.

Qual seria a sequência de bases da cadeia complementar?

As bases encontradas na cadeia dupla do DNA são: Adenina, Timina, Citosina e Guanina. As da cadeia simples do RNA, por sua vez, são: Adenina, Uracila, Citosina e Guanina.

Como funciona a fita de DNA?

A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.

O que são as 12 fitas de DNA?

Os 12 filamentos de DNA servem de ligação, através dos nossos 12 chacras, com a rede de energia externa aos nossos corpos. Os 12 chacras atuam como portais energéticos no nosso corpo, conectando-nos às forças vitais da existência.

Como ocorre o processo de replicação?

A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.

O que significa 10 5 6 5?

A sequência numérica 10, 5, 6, 5, foi transcrita para as respectivas letras em hebraico, 10 - Yod ( י ), 5 - He ( ה ), 6 - Vav ( ו ), 5 - He ( ה ). Veja o resultado: a sequência (He Vav He Yod) corresponde à palavra Javé ou Deus em hebraico.

Como surgiu a estrutura do DNA?

Algumas de suas pistas mais cruciais sobre a estrutura do DNA vieram de Rosalind Franklin, uma química que trabalhava no laboratório do físico Maurice Wilkins. Franklin era uma especialista em uma técnica poderosa para determinar a estrutura das moléculas, conhecida como cristalografia de raios-x.

Quantos genes tem uma fita de DNA?

Os mais recentes estudos mostram que cada célula do nosso corpo tem cerca de 25 mil genes distribuí- dos nos 23 pares de cromossomos.

Quem faz a transcrição do DNA?

Inicialmente, a RNA polimerase (enzima que cataliza a transcrição) reconhece no DNA as chamadas regiões promotoras. Nos procariontes, existe apenas um único tipo de RNA polimerase; nos eucariontes, são descritas três RNA-polimerases, sendo, portanto, o processo de transcrição nesse grupo mais complexo.

Quantas fitas tem o RNA?

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA.

Como é formado o DNA é o RNA?

DNA e RNA são formados por nucleotídeos. Nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA, ácidos nucleicos relacionados com a hereditariedade e controle da atividade das células. Um nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose.

Por que o DNA se apresenta em dupla fita?

O DNA toma esta forma naturalmente por duas razões. Tem de ser 'dupla' de maneira que possa conseguir replicar-se e a hélice, estando entrelaçada, é mais forte que duas cadeias paralelas porque puxando em uma direção qualquer a cadeia não se desfaz.

Qual o princípio da técnica de DNA complementar?

O DNA complementar (cDNA do inglês complementary DNA) é DNA sintetizado a partir de um molde de mRNA maduro (isto é, molécula só com exões, após terem sido removidos os intrões) numa reação catalisada por duas enzimas, a Transcriptase Reversa e a polimerase do DNA.

Qual é a sequência de combinações de bases nitrogenadas?

As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.

Qual é a estrutura da molécula de DNA?

A molécula de DNA é uma longa hélice dupla enrolada em si mesma, semelhante a uma escada em caracol. Dentro dela, duas fitas, compostas por moléculas de carboidratos (desoxirribose) e moléculas de fosfatos, unem-se devido ao emparelhamento de quatro moléculas denominadas bases, as quais formam os degraus da escada.

Qual o nome de Deus no DNA?

"Com base em seus valores equivalentes, o hidrogênio se transforma na letra hebraica yod (y), o nitrogênio na letra hey (h), o oxigênio na letra vav (v) e o carbono na letra gimel (g). Essas substituições revelam que a antiga forma do nome de Deus, YH, existe como química do nosso código genético.

Qual é o verdadeiro nome de Deus?

Yahweh é o nome pessoal de Deus, tão intimamente identificado com seu ser que muitos judeus ortodoxos se recusam a pronunciá-lo, dizendo em vez disso HaShem (“o nome”) ou Adonai (“Senhor”), para guardar a santidade desse nome.

Artigo anterior
Estou com 34 semanas de gestação e meu bebê mexe pouco?
Artigo seguinte
Quais são as causas suspensivas da celebração do casamento?