Qual é a segunda teoria do aparelho psíquico?

Perguntado por: Fernando Lopes de Vieira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

Na segunda tópica, Freud estabeleceu a sua clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como "modelo estrutural" ou "dinâmico", tendo em vista que a palavra "estrutura" significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

Quantas são as teorias do aparelho psíquico?

Primeiramente foi dividido em inconsciente, pré-consciente e consciente, o que posteriormente foi modificado e dividido em três elementos que unidos trabalham nas ações e reações, o Id, Ego e Superego.

Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?

O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

Quais são as 3 divisões da segunda tópica?

A Segunda Tópica de Freud: teoria estrutural
  • ID;
  • EGO;
  • e SUPEREGO.

Quais as três instâncias do aparelho psíquico?

O aparelho psíquico se divide em três: id, ego, superego.

#06 CURSO DE PSICANÁLISE - A SEGUNDA TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os três níveis de consciência?

Nela, ele delimita três níveis mentais ou instâncias mentais:
  • consciente;
  • pré-consciente;
  • inconsciente.

Quais são as instâncias da personalidade?

O Ego, o Superego e o Id são instâncias que formam a psique humana. Isto de acordo com a Teoria da Personalidade, desenvolvida por Sigmund Freud em seus estudos sobre a psicanálise.

O que é a segunda tópica?

Ou seja, diferentemente da Primeira Tópica, que sugere uma passividade, a Segunda Tópica é eminentemente ativa, dinâmica. ... Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em “O ego e o id” de 1923 e consiste em uma divisão tripartite da mente em três instâncias: o id, o ego e o superego.

Quais as 3 estruturas do desenvolvimento psicológico a partir da psicanálise?

A relação entre os três conceitos de estruturas psíquicas

Portanto, estes três componentes (id, ego e superego) compõem o modelo de estruturas psíquicas. Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.

Qual é a 2º tópica freudiana quais são seus elementos constituintes?

Segunda tópica - conhecida como modelo estrutural. Elementos da segunda tópica: ID, EGO e SUPEREGO. As instâncias psíquicas estão sempre se influenciando umas às outras..

O que são as Topicas de Freud?

Freud organizou o aparelho psíquico em divisão, em que cada instância psíquica, com funções específicas estão interligadas entre si e ocupam um local na mente, daí surge o nome “tópica”, relacionado a lugar.

Quais as três dimensões da metapsicologia freudiana diferencie as?

Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer (1920) iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.

Quais são as três formas Segundo Freud de acessar os conteúdos mentais inconscientes?

Id, ego e superego.

Quais são os três níveis psíquicos descritos por Freud defina os?

Na teoria psicanalítica, os três níveis de consciência, conforme descritos por Sigmund Freud são a mente consciente, pré-consciente e inconsciente. ... No modelo da mente de Freud, a mente consciente é formada pelos pensamentos e sentimentos sobre os quais uma pessoa está ativamente consciente e capaz de raciocinar.

Quais são os três sistemas da personalidade que compõem a segunda teoria sobre o funcionamento do aparelho psíquico e o que os caracteriza?

A SEGUNDA TEORIA DO APARELHO PSÍQUICO

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade. O id constitui o reservatório da energia psíquica, é onde se “localizam” as pulsões: a de vida e a de morte.

Qual a divisão da psique de acordo com Sigmund Freud?

2 - A psique humana é dividida em três partes

Em alguns de seus trabalhos propostos durante a década de 1920, Freud sugeriu que a mente humana é dividida entre Id, Ego e Superego: o primeiro representa o inconsciente completo, parte impulsiva da psique que, durante a infância, proporciona apenas as capacidades básicas.

Quais são as estruturas da psicanálise?

São elas: Psicose, Neurose e Perversão. Vimos também que uma vez definida a personalidade dentro de uma das estruturas, ela nunca mudará, podendo apenas variar o grau de intensidade dos sintomas específicos de cada uma.

Quais são as fases do desenvolvimento segundo a psicanálise?

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:
  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Quais são as três estruturas da personalidade?

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.

O que define a 2ª tópica freudiana?

Na segunda tópica, Freud estabeleceu a sua clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como "modelo estrutural" ou "dinâmico", tendo em vista que a palavra "estrutura" significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

Quais as formações do inconsciente Segundo Freud?

A teoria psicanalítica chama de formações do inconsciente os sintomas, os sonhos, os chistes, os atos falhos e as lembranças encobridoras. Essas formações são efeitos conhecidos dos processos psíquicos inconscientes.

O que é o complexo de Édipo?

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna. ... De acordo com a psicanálise, o Complexo de Édipo surge entre os 3 e 5 primeiros anos de vida da criança.

O que é o ID ego e superego?

O que é ID, ego e superego?
  • ID. O ID está relacionado aos instintos e é totalmente inconsciente. Essa estrutura é formada pelos impulsos, instintos e desejos. ...
  • Ego. O ego é racional e controla os instintos. ...
  • Superego. É a moral e os valores.

Qual a diferença entre o ID ego e superego?

O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação. Segurando a onda dos elementos mais radicais dessas influências, o resultado pode ser um indivíduo em paz consigo mesmo – ainda que, às vezes, sua mente tenha de recorrer a escudos e disfarces para chegar lá.

Qual a função do ID ego e superego?

O Id é a parte responsável por todos os instintos, desejos e impulsos primitivos do indivíduo, que são classificados como os “princípios do prazer”. O Ego, por outro lado, consiste na realidade da personalidade da pessoa, mantendo o equilíbrio entre as vontades do Id e as repressões do Superego.

Artigo anterior
O que acontece quando acaba o contrato de experiência?
Artigo seguinte
O que é ser curador de uma pessoa?