Qual é a segunda principal medida de proteção coletiva adotada pela NR 10?

Perguntado por: Adriana Nicole Pinho Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (29 avaliações)

Conforme estabelece a NR, as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

Quais as medidas de proteção coletiva principais Segundo NR 10?

10.2.8.2.1 Na impossibilidade de implementação do estabelecido no subitem 10.2.8.2., devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático.

Quais são as medidas de proteção coletiva?

As medidas de proteção coletivas, na sua maioria, são inerentes à própria instalação e abrangem o coletivo dos trabalhadores, usuários e terceiros expostos à mesma condição, por se serviram da mesma instalação.

Quais são as medidas de controle do risco elétrico conforme a NR 10?

As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas.

Quais são as fases aplicadas à NR 10?

Qual a aplicação da NR-10? Esta NR se aplica exclusivamente às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de energia, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

NR-10 Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC's

39 questões relacionadas encontradas

Qual a sequência de desenergização?

Ela se dá a um conjunto de ações coordenadas, controladas e sequenciadas, de acordo com a seguinte sequência: 1ª Seccionamento (desligamento de chaves, disjuntores ou interruptores); 2ª Impedimento de reenergização (uso de travas, cadeados, fechaduras ou dispositivos auxiliares);

O que a NR 10 prevê como objetivo é campo de aplicação?

O objetivo é estabelecer requisitos e condições mínimas para a implementação de sistemas preventivos e medidas de controle que resguardem a segurança e a saúde de trabalhadores que interajam, direta ou indiretamente, com serviços em eletricidade, instalações elétricas e/ou em suas proximidades.

Quais são as medidas de controle de risco?

Considerando as medidas de proteção coletiva, três alternativas podem ser adotadas:
  • Eliminação do risco;
  • Sinalização e Bloqueio do risco;
  • Neutralização do risco, sendo que a Neutralização se subdivide em outras três etapas chamadas de proteção contra o risco, isolamento do risco e enclausuramento do risco.

Quais são as medidas de controle?

As medidas de controle também podem ser classificadas da seguinte forma:
  • Prevenção;
  • Controles de engenharia;
  • Controles por meio de procedimentos organizacionais;
  • Equipamentos de Proteção Individual.

Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?

A NFPA 70E define ainda que: a fronteira de proteção ao risco de arco elétrico é a distância na qual é provável que uma pessoa receba queimadura de segundo grau, assumida quando recebe uma energia incidente de 5 j/cm2 (1,2 cal/cm2).

O que são medidas de controle coletiva?

As medidas de proteção coletiva são providências estratégicas abrangentes ao coletivo dos trabalhadores expostos à mesma condição, de forma a eliminar ou reduzir, com controle, as incertezas e eventos indesejáveis, destinadas a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.

O que é prevenção coletiva?

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) servem para proteger o ambiente de trabalho, são medidas de segurança que são adotadas para diminuir ou eliminar os riscos ambientais identificados através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Quais são os tipos de EPI?

Guia Trabalhista
  • Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
  • Proteção respiratória: máscaras e filtro;
  • Proteção visual e facial: óculos e viseiras;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes;
  • Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;

Quais os principais EPCs e suas funções?

Como exemplos de EPC podem ser citados:
  • Redes de Proteção ( nylon)
  • Sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas)
  • Extintores de incêndio.
  • Lava-olhos.
  • Chuveiros de segurança.
  • Exaustores.
  • Kit de primeiros socorros.

Qual a finalidade das medidas de proteção coletiva?

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva, que são equipamentos que devem ser fornecidos pela empresa com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos fornecidos pelo ambiente de trabalho, de maneira coletiva.

Quais são os cuidados exigidos pela NR 10 para que um profissional autorizado possa acessar uma zona controlada?

Como determinar a zona de risco e a zona controlada?
  • Para tensões de até 1000V, a zona livre está acima de 70 centímetros.
  • Abaixo de 70 cms até 20cms do ponto energizado, somente os trabalhadores com curso de NR10 tem permissão de acesso.

O que são controles de risco?

O que é controle de riscos? Podemos dizer que são processos internos específicos que têm o objetivo de fazer com que a empresa não seja prejudicada pelos riscos já conhecidos e que apresentam diferentes impactos e probabilidades de acontecer.

O que é campo de aplicação?

A norma estipula em seu primeiro item o que é chamado de campo de aplicação. Uma frase que aparece muitas vezes no decorrer dos tópicos da NR10 resume de uma forma geral a principal função desta norma: Garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Qual é o campo de abrangência da NR 10?

Maior abrangência nas áreas de geração, transmissão, distribuição e consumo, o que inclui as fases de projeto, construção, montagem, operação, manutenção e trabalho nas proximidades elétricas.

O que é sistema elétrico de potência para fins de aplicação da NR10?

Conforme a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), a sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência, que consiste no conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, medição e distribuição de energia elétrica. Por exemplo: Subestações, Geradores, Linhas (Transmissão ou Distribuição), etc.

Qual o procedimento de reenergização?

Consiste na remoção dos elementos de bloqueio, travamentos ou mesmo a re-insersão de elementos condutores que foram retirados para garantir a não religação e finalmente a reenergização do circuito ou trecho, restabelecendo a condição de funcionamento das instalações.

Em que se aplica a NBR 5410?

A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos. Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Qual é o objetivo da norma NBR 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

O que é EPI e exemplos?

EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de itens que devem ser utilizados pelos colaboradores para que sejam evitados acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais. São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc.

Quantos EPI existem?

Os trabalhadores devem sempre utilizar os equipamentos de segurança de forma correta e quando for necessário para sua função. Os tipos de EPIs mais utilizados são quatro, e você pode conhecer cada um deles a seguir.

Artigo anterior
Quais as vantagens de ser um investidor qualificado?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre mesa Radionica e mesa quântica?