A teoria endossimbiótica proposta por lynn margulis defende que?

Perguntado por: Rodrigo Márcio de Moreira  |  Última atualização: 20. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (18 avaliações)

A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica.

O que diz a teoria endossimbiótica de Lynn Margulis?

É uma teoria na qual se acredita que as MITOCÔNDRIAS e CLOROPLASTOS são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um organismo eucarionte unicelular anaeróbico.

Como explicar a teoria endossimbiótica?

→ A teoria endossimbiótica

Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

Quais as evidências encontradas por Lynn Margulis Para apoiar sua ideia?

Algumas características das mitocôndrias e dos cloroplastos reforçam a Teoria Endossimbiótica de Margulis: Ambas possuem um DNA próprio, em formato circular, assim como as bactérias; Possuem seus próprios ribossomos, que também são semelhantes aos das bactérias e diferentes das células eucariontes.

Qual o nome da teoria de Lynn Margulis?

Uma justa homenagem a Lynn Margulis, autora da teoria da endossimbiose.

Teoria da Endossimbiose - Mitocôndria e Cloroplasto | Biologia com Samuel Cunha

15 questões relacionadas encontradas

São exemplos de endossimbiose?

Por exemplo, algumas bactérias, fixadoras de azoto (conhecidas como rhizobia) vivem em nódulos, nas raízes de algumas leguminosas; alguns corais, em recifes, hospedam algas unicelulares; Algumas espécies de animais, como os cupins também contêm protozoários endossimbiontes.

Quais são as três linhagens resultantes da endossimbiose primária?

O organismo que surgiu dessa relação, denominada endossimbiose primária, deu origem à três linhagens de algas: rodófitas, glaucófitas e clorófitas.

Qual o nome da teoria que explica o surgimento das mitocôndrias?

A origem das mitocôndrias, e também dos cloroplastos, é explicada por meio da teoria endossimbionte. De acordo com essa teoria, um ancestral das células eucariontes fagocitou um pequeno procarionte ancestral aeróbio (utilizava oxigênio para metabolizar as moléculas orgânicas), que começou a viver em seu interior.

Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese Endossimbiótica?

Quais evidências evolutivas presentes nas mitocôndrias reforçam a hipótese endossimbiótica? forma de bacilo, presença de cromossomo e de uma dupla membrana.

Qual das alternativas a seguir ajuda a sustentar a teoria endossimbiótica?

Alternativa “b”. Entre as características que apoiam a teoria endossimbiótica, podemos destacar a semelhança genética e bioquímica existente entre bactérias e mitocôndrias, a presença de DNA próprio, sistema de membranas internas e dupla membrana e a capacidade de autoduplicação.

Qual das seguintes afirmações melhor descreve como a teoria endossimbiótica explica a origem das mitocôndrias e cloroplastos?

A teoria endossimbiótica explica como as mitocôndrias surgiram. Segundo essa teoria, as mitocôndrias eram organismos endossimbiontes que foram englobados por outra célula. Alternativa “d”. Provavelmente, cloroplastos e mitocôndrias surgiram por endossimbiose.

O que é a endossimbiose primária?

Eventos de endossimbiose envolvendo um procarionte como hospede e um eucarionte como hospedeiro são chamados primários, uma vez que a partir desse processo inicial aconte- ceram outros eventos de endossimbiose envolvendo eucariontes como hóspedes e hospedeiros.

Qual é a função das mitocôndrias?

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

Quais são os três tipos de bactérias?

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:
  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.

De quem vieram as mitocôndrias de uma pessoa?

Herança mitocondrial. As mitocôndrias, como os cloroplastos, tendem a ser herdados somente de um dos genitores (ou, pelo menos, serem desigualmente herdados dos dois genitores) ‍ . No caso dos seres humanos, é a mãe que contribui com as mitocôndrias para o zigoto, ou embrião unicelular, através do citoplasma do óvulo.

Quais os alimentos que aumentam as mitocôndrias?

Alimentos que impulsionam a atividade mitocondrial

Vegetais, como cogumelo, alho, cebola, couve-flor, repolho roxo e pimentão; Frutas, como laranja e morango; Carnes, como bovina, salmão e atum; Algas marinhas.

Por que houveram críticas sobre a teoria endossimbiótica?

Porém, a teoria endossimbiótica responde a estas críticas argumentando que ao longo de milhares de anos de simbiose, os procariontes englobados sofreram um profundo processo de coevolução com as células hospedeiras.

Qual outra organela celular se origina por endossimbiose?

A teoria endossimbiótica é uma teoria proposta por Lynn Margulis na década de 1960, que propõe que as mitocôndrias e os cloroplastos presentes nas células eucarióticas teriam surgido a partir da simbiose entre células procariontes.

Em que consiste a hipótese Endossimbiótica ou Simbiogênica para a origem evolutiva de mitocôndrias e de Plastos?

Sustentam a hipótese endossimbiótica algumas evidências como: Tanto as mitocôndrias como os plastos possuem DNA próprio, que teria sido herdado dos ancestrais procarióticos; As mitocôndrias e os plastos são capazes de sintetizar algumas de suas proteínas e se autoduplicar.

Como se originam as mitocôndrias de uma célula?

Acredita-se que as mitocôndrias surgiram a partir de organismos procariontes que encontraram abrigo no interior de outras células. Essas duas células estabeleceram uma relação simbiótica, ou seja, a interação entre as duas células gerou benefícios para ambos os envolvidos (teoria endossimbiótica).

Por que dizemos que a herança mitocondrial é uma herança exclusivamente materna?

Um fato curioso é que nós herdamos as mitocôndrias somente de nossa mãe (herança materna). Porque durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozóide consegue penetrar no gameta materno, enquanto a mitocôndria paterna fica de fora.

Qual a importância de Lynn Margulis?

Lynn Margulis, nascida Lynn Alexander (Chicago, 5 de março de 1938 – Massachusetts, 22 de novembro de 2011), foi uma bióloga e professora na Universidade de Massachusetts. Seu trabalho científico mais importante foi a teoria da endossimbiose, segundo a qual a mitocôndria teria surgido por endossimbiose.

Qual a importância da teoria proposta por Lynn Margulis para a compreensão da evolução dos seres vivos?

A Teoria Endossimbiótica de Margulis propõe que, no ambiente rico em oxigênio, tenha sido vantajosa a união de uma célula com uma bactéria que respirava. Assim, provavelmente ocorreu primeiro a endossimbiose de uma célula eucariótica com uma bactéria que respirava, dando origem às células aeróbias com mitocôndrias.

Artigo anterior
Qual o fio mais adequado para o forno elétrico?
Artigo seguinte
Qual é o valor de 7 elevado a 2?