Qual é a saudação dos eres?

Perguntado por: Viviane Margarida Rodrigues de Baptista  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

Saudação aos Erês
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.

Como chamar o Erê de uma pessoa?

São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho. Quando demonstram alguma relação com um orixá em especial, seu nome leva um complemento.

Como saudar Ibeji?

Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada!

Como saber qual é meu Erê?

Características dos Erês:
  1. Gostam de dançar e brincar;
  2. Podem chorar e fazer birra;
  3. Comem doces e guloseimas;
  4. Trazem energia positiva para o terreiro;
  5. Falam a verdade sem tabu;
  6. Fazem perguntas importantes, mas vistas como “inconvenientes”;
  7. Podem auxiliar em passes e rituais;
  8. E transmitem a mensagem do Orixá.

São Cosme e Damião saudação?

São homenageados aos domingos, recebendo como comidas rituais doces, bolinhos, balas, caruru de quiabos e vatapá. A ele são sacrificados frangos e frangas de leite. A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró! La ô!”

Cumprimento das crianças

29 questões relacionadas encontradas

Como se chama Cosme e Damião no Candomblé?

Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são o Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Inhaça e Xangô, que foram criados por Oxum.

O que é a Ibejada?

Crianças ou Ibejada são espíritos que incorporam em médiuns da Umbanda e de outras religiões afro-brasileiras, trazendo nomes infantis. Caracterizam uma criança na forma de falar, nos gestos, na inocência das brincadeiras, transmitindo muita alegria na maioria das vezes.

Quem tem Erê?

Quem são os Erês

Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.

Como saber de quem eu sou filha na Umbanda?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Qual o orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual a diferença entre Ibeji e Erês?

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

O quê Ibeji gosta?

"Cada orixá tem predileção por um alimento." No dia de Ibêji, o caruru (prato à base de quiabo, camarão seco e dendê) é oferecido ao orixá e depois a sete crianças, que o recebem em uma grande tigela. Quando terminam, só então os adultos são convidados a compartilhar o alimento.

Como saber seu exu pela data de nascimento?

Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.

Como incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

O quê Erê come?

As frutas podem também sofrer alteração , utilizando a fruta da época ou da região. Mas deve manter o milho e o arroz. Ok? O fubá de milho borrifado com água e sal,é levemente levado ao fogo para ser torrado.

Como fazer um pedido a Mariazinha?

Abençoai todos os médicos e farmacêuticos, medicai meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra todo mal. Que vossa inocência e simplicidade, acompanhe e proteja todas as crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou repouse também em meu coração.

Quais os tipos de Erês?

Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...

O que significa ver um Erê?

Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".

São Cosme e Damião Erês?

Diferentemente do Catolicismo, no Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é celebrado apenas em 27 de setembro. A data faz referência à festa dos erês [a criança que existe em cada um] e é marcada, muitas vezes, pela distribuição de doces como forma de homenagear ou cumprir promessas feitas aos irmãos.

Quem é o pai dos Erês?

Os ERES são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos. Por esse motivo, os ERES passam a ser saudados em rituais específicos de Oxum e, nos grandes sacrifícios dedicados à deusa, também recebem oferendas.

Quais são os Erês de Oxóssi?

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Quem já nasce feito no santo?

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

São Cosme e Damião faz parte de qual religião?

O professor Agnaldo Cuoco Portugal, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), explicou que, na religião católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros - médicos na comunidade onde viviam.

O que significa o Xangô?

Etimologicamente, Xangô é uma palavra de origem iorubá, onde o sufixo "Xa", significa "senhor"; "angô" (AG + NO = "fogo oculto") e "Gô", pode ser traduzido para "raio" ou "alma". Assim sendo, "Xangô" significaria "senhor do fogo oculto".

O que é Doum?

Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade. Diferente das religiões de matrizes africanas, a religião católica comemora a data dos gêmeos em 26 de setembro. Cosme e Damião, além de protetores das crianças e dos gêmeos, também são considerados patronos dos médicos e dos farmacêuticos.

Artigo anterior
O que o curador provisorio pode fazer?
Artigo seguinte
Como a Caixa avalia um financiamento?