Qual é a responsabilidade do alienante?

Perguntado por: Artur Mota  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Por força do contrato de trespasse, o alienante (vendedor) se obriga a transferir o domínio do estabelecimento (todos os bens que servem à atividade empresarial) e o adquirente (comprador) se obriga a pagar o preço avençado, assumindo, também, outros ônus, por imposição legal, que comentaremos adiante com mais detalhes ...

Qual a responsabilidade do alienante do estabelecimento empresarial?

A alienação do estabelecimento comercial torna o adquirente solidariamente responsável (junto com o alienante) por todos os débitos relativos ao bem adquirido, desde que estas dívidas estejam regularmente contabilizadas.

Quais as responsabilidades das partes no trespasse?

O Trespasse, portanto, é uma sucessão empresarial na qual o adquirente, além do estabelecimento empresarial, adquire conjuntamente todos os ônus do estabelecimento, sendo o alienante solidariamente responsável pelas dívidas pelo período de um ano.

Quem compra a empresa fica com as dívidas?

Dívidas fiscais e trabalhista

Quando um investidor compra uma empresa, ele está assumindo a responsabilidade sobre todo o passivo fiscal até a data da compra. Ou seja, o comprador se torna o responsável pelas dívidas com a Fazenda que a empresa possui.

Qual o prazo de responsabilidade do devedor primitivo em caso de trespasse?

O adquirente do estabelecimento responde pelo pagamento dos débitos anteriores à transferência, desde que regularmente contabilizados, continuando o devedor primitivo solidariamente obrigado pelo prazo de um ano, a partir, quanto aos créditos vencidos, da publicação, e, quanto aos outros, da data do vencimento.

Sucessão Empresarial - Responsabilidade Alienante ou Adquirente

36 questões relacionadas encontradas

Como se dá a responsabilidade tributária no contrato de trespasse?

O comprador do Estabelecimento, somente será responsabilizado pelas dívidas, devidamente contabilizadas, anteriores ao trespasse, porque presume-se que ele as conhecia. A contabilidade será o instrumento de análise, a qual mostrará, ao adquirente, os valores que poderá ser responsabilizado a pagar.

O que ocorre com a dívidas do estabelecimento no contrato de trespasse no Código Civil de 2002 Justifique sua resposta?

O contrato de trespasse não pode excluir ou limitar a responsabilidade do empresário adquirente pelas dívidas do estabelecimento empresarial adquirido. O art. 1.146 do Código Civil não admite exceção, tem natureza cogente, não havendo espaço para a autonomia de vontade das partes restringir os interesses dos credores.

Quando você comprar uma empresa com dívidas o que fazer?

Você pode vender uma empresa com dívidas! Para isso é preciso se atentar a algumas recomendações que vão te ajudar muito nesse processo.
...
São eles:
  1. Possuir os cálculos das dívidas;
  2. Optar por uma venda com valor abaixo do mercado;
  3. Acompanhar a transição da empresa;
  4. Possuir acompanhamento especializado.

Quando a dívida do CNPJ vai para o CPF?

Ter o CNPJ negativado não interfere em nada no histórico do CPF, tanto quanto o CPF sujo ou altamente endividado também não influencia nos registros do CNPJ – embora não seja incomum os bancos analisarem o histórico de ambos antes de conceder um empréstimo a um ou ao outro, uma vez que estejam conectados.

Tem como transferir uma empresa com dívidas para outra pessoa?

você pode sim fazer a transferência de titularidade da empresa para outras pessoas, mesmo que sejam seus pais, e sair fora. No caso, do processo de transferência da empresa, feito na junta comercial, receita federal, DNRC, Sefaz, não há impedimentos pelo fato da empresa ter dividas, pode sim ser transferida.

Quais são as formalidades do trespasse?

O trespasse é um contrato oneroso de alienação ou transferência do estabelecimento empresarial para o adquirente, sendo que, para que possa ter eficácia perante terceiros, é necessário efetuar o devido registro na Junta Comercial com a sua posterior publicação.

Como funciona o contrato de trespasse?

O contrato de trespasse regulamenta a compra e venda de um estabelecimento comercial. ... Os efeitos produzidos por esse contrato são imediatos entre as partes envolvidas, os efeitos em terceiros só acontecerão depois da averbação diante da Junta Comercial.

Como evitar trespasse?

Para evitar a ineficácia do trespasse, bem como para administrar diretamente os passivos de algum modo ligados ao estabelecimento que passa a assumir, o adquirente costuma contratar com o alienante a assunção de todas as obrigações.

Em que hipótese haverá responsabilidade do alienante pelas obrigações de natureza tributária relativas ao estabelecimento?

A norma de responsabilidade teria a seguinte estrutura[25]: na hipótese, se ocorrerem os fatos da alienação, de existirem dívidas do alienante e de este cessar a exploração da sociedade, a consequência será o adquirente ter a obrigação de pagar a dívida tributária que fora do sucedido.

O que é alienante no direito civil?

Alienante: aquele que aliena ou passa o domínio para outrem. Este responde pelos riscos da evicção; Evicto: aquele que adquire o bem, ou seja, quem sofre a perda do bem em evicção; Evictor: aquele que reivindica o bem, também é chamado de terceiro.

Quais são os elementos do estabelecimento empresarial?

Compõem o estabelecimento empresarial elementos materiais, representado por bens corpóreos (móveis e imóveis) e imateriais, ou seja, os bens que integram a propriedade industrial, o nome empresarial e o ponto.

Como transferir dívida do CNPJ para CPF?

Para viabilizar, basta que você transfira os passivos vinculados ao CNPJ para seu CPF. Esse benefício trazido pela Lei 147/2014 deu mais tranquilidade e agilidade aos empresários no momento de encerrar sua firma. Para que se tenha uma ideia, antes dela, o prazo médio de encerramento era de 102 dias.

O que acontece se não pagar empréstimo CNPJ?

Diante da dívida não paga, o credor tem a possibilidade de protesto do título e a possibilidade da cobrança judicial, mas se a empresa não tem patrimônio e nem os seus sócios, o prejuízo econômico é inevitável.

Como saber se o CNPJ tem dívida na Receita Federal?

Para consultar dívida CNPJ Receita Federal, acesse o site do órgão e vá até o campo “Serviços”. Em seguida, clique em “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse “Certidão Negativa de Débito”. Se houver pendências, é possível emitir um boleto e efetuar o pagamento online.

Como dissolver uma empresa com dívidas?

E se eu resolver fechar a empresa com meu sócio, como desfazer sociedade com dívidas e dar baixa no CNPJ?
  1. Solicitar a baixa na Receita Federal.
  2. Ir na junta do seu estado e também solicitar a baixa da empresa na junta comercial.
  3. Montar o distrato social de baixa, que é um documento formalizando o pedido de baixa.

Como os sócios respondem pelas dívidas da empresa?

Como visto, os sócios só respondem diretamente pelas dívidas e obrigações da empresa quando ela é de responsabilidade ilimitada, como acontece nos formatos MEI e Empresa Individual. Nesses casos, o empresário e a empresa são mesma personalidade jurídica, e um responde pelas finanças do outro.

Quando uma empresa é vendida como fica a situação dos funcionários?

Os contratos de trabalho, dessa maneira, não sofrem qualquer alteração em virtude da venda da empresa. A venda de uma empresa não afeta em nada a situação do empregado. ... Conforme previsto nos artigos 10 e 448 da CLT, a mudança na propriedade ou na estrutura da empresa não afeta os contrato de trabalho dos empregados.

Qual é a condição que o adquirente do estabelecimento empresarial responde pelas dívidas existentes?

O ADQUIRENTE RESPONDE POR QUAIS TIPOS DE DÍVIDAS? A lei civil brasileira é clara ao estabelecer que o adquirente do estabelecimento empresarial responde pelos pagamentos dos débitos anteriores à transferência, desde que estes estejam regularmente contabilizados – é o que determina o art. 1.146 do Código Civil.

O que acontece quando o trespasse é omisso quanto à concorrência?

Contrato de trespasse é o contrato que define a possibilidade ou não da concorrência, se o contrato for omisso aplica a regra do artigo 1147 do Código Civil: "Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subsequentes à transferência.

Quais os efeitos do registro do contrato de trespasse de estabelecimento comercial?

O contrato de trespasse produzirá efeitos entre as partes (alienante e adquirente) mesmo que não seja averbado na junta comercial, contudo para que venha a produzir efeitos perante terceiros deverá ser averbado na Junta Comercial e publicado na imprensa oficial, conforme disciplina o art. 1.144 do Código Civil.

Artigo anterior
O que aconteceu com as TVs de plasma?
Artigo seguinte
Como o Olho Tonto morreu?