Qual é a regra geral da concordância verbal?
Perguntado por: Bárbara Soraia de Miranda | Última atualização: 2. April 2025Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)
A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.
Qual é a regra da concordância verbal?
A concordância verbal ocorre com o verbo em relação ao sujeito. Ou seja, a conjugação do verbo precisa se adaptar, seja no singular ou plural, seja na pessoa (1, 2ª ou 3ª), às condições propostas pelo sujeito.
Qual é a regra geral da concordância verbal Brainly?
Resposta verificada por especialistas
A regra geral de concordância sujeito-verbo afirma que um verbo deve concordar com seu sujeito em número e pessoa. Isso significa que a forma do verbo deve corresponder ao número (singular ou plural) e à pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa) do sujeito.
O que é concordância verbal e dê exemplos?
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Qual é a regra geral de concordância nominal?
Regra geral:
O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Ex.: Dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta.
CONCORDÂNCIA VERBAL: Aprenda de uma Vez por Todas! Dicas e Exemplos Práticos
Quais são as regras de concordância verbal e nominal?
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Quais são as 7 regras de concordância nominal?
- Um substantivo + um adjetivo.
- Mais de um substantivo + um adjetivo.
- Concordar com o substantivo mais próximo.
- Concordar com todos os substantivos.
- Inserir o artigo antes do último adjetivo.
- Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Como saber se a frase e verbal ou nominal?
Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo.
Quais são os tipos de concordância?
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
Quando se utiliza no qual?
“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.
Qual é a regra geral de concordância verbal apresentada no texto o verbo deve concordar somente com o tempo do predicado?
Resposta: A regra geral de concordância verbal apresentada no texto é a opção B: "O verbo deve concordar com o sujeito em gênero e tempo."
Vai fazer 10 anos?
– Fazem dez anos que não viajo? A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
E 2 horas ou são 2 horas?
Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde.
Como identificar as orações?
Pois bem, dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.
Quais são os 5 tipos de frases?
Os cinco tipos de frases são: declarativas, imperativas, interrogativas, exclamativas e optativas.
Como se chama a frase que não tem verbo?
Frase Nominal: a frase não possui verbos em sua construção.
Como saber se a frase tem concordância nominal?
A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.
Qual a diferença entre concordância nominal e regencia nominal?
Se a sintaxe de regência trata da complementação de um termo, seja ele nome ou verbo, a concordância, por sua vez, trata da relação entre dois termos que agregam significados à oração.
Como identificar a un verbo?
Os verbos são a classe de palavras que indica ação, estado ou fenômenos da natureza. Flexionam em pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e em número (singular ou plural). O verbo indica uma ação, um estado ou um fenômeno da natureza. O verbo é a classe de palavras que expressa ação, estado ou fenômeno da natureza.
Qual é a regra de concordância para a expressão é proibido?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.
Como neutralizar o efeito da amônia?
Quanto ganha entregador Magazine Luiza?