Qual é a regência do verbo informar?

Perguntado por: Joana Fernandes Andrade  |  Última atualização: 3. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

O verbo informar é transitivo direto e indireto. Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI).

Quem informa informa algo a alguém?

Em suma: informar algo a alguém ou informar alguém de ou sobre algo. Essas são as duas possibilidades de construção do verbo "informar". No caso em questão, o objeto direto é a pessoa ("informá-lo"), logo a informação está no indireto, que requer a preposição inicial ("de que a apuração seguirá...").

Como saber a regência de um verbo?

Para saber se a oração que você está analisando se trata de uma regência verbal sem preposição, ou seja, com objeto direto, a pergunta para o termo regente — ou seja, o verbo — será “o quê” ou “quem”. Assim, o termo regido será acompanhado apenas por artigo quando for necessário.

Foi informado ou foi informada?

Quando informamos alguém de alguma coisa, a pessoa é o objeto direto. Pode, por isso, tornar-se sujeito passivo. Assim sendo, temos duas possibilidades: “A família (pessoa) só foi informada (voz passiva) do sequestro uma semana depois” e “O sequestro (coisa) só foi informado à família uma semana depois.”

O que é a regência do verbo?

Chamamos de regência verbal a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais). Os verbos podem ser intransitivos e transitivos.

🚨 REGÊNCIA VERBAL: EXERCÍCIOS de REGÊNCIA | PORTUGUÊS para CONCURSOS

26 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de regência?

Existem dois tipos de regência: nominal e verbal. Mas antes de vermos as especificidades de cada uma delas é super importante entendermos o que é termo regido e termo regente. Chamamos de termo regido aquela palavra que depende de outra para ter algum sentido.

Qual é a regência do verbo chegar?

O verbo chegar é usado, maioritariamente, como verbo intransitivo. Contudo, pode atuar também como verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, e como verbo transitivo indireto, estabelecendo regência com as preposições a, de, para, em,...

Qual a preposição de informar?

→ Informar/informar a

Informa-se algo a alguém, portanto, é transitivo direto e indireto, tendo os dois complementos: Informei o episódio à gerente e ao supervisor.

Como conjugar o verbo informar?

Indicativo
  1. Presente. euinformo-o. tuinforma-lo. eleinforma-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euinformava-o. tuinformava-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. euinformei-o. tuinformaste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euinformara-o. tuinformara-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euinformá-lo-ei. tuinformá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euinformá-lo-ia. tuinformá-lo-ias.

Como estudar regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

Quais verbos possuem dupla regência?

Verbos que apresentam mais de uma regência
  • ASPIRAR.
  • ASSISTIR.
  • QUERER.
  • VISAR.
  • PROCEDER.

Qual é a regência do verbo esquecer?

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Qual o correto me informou ou Informou-me?

A forma informou-meé [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de informar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

Qual é a regência do verbo pagar?

Explicando: o verbo “pagar” requer complemento sem a preposição A se se referir ao objeto que vai ser quitado. A preposição só é necessária quando seu complemento é o destinatário do pagamento.

Qual é a diferença entre regência verbal e nominal?

Há dois tipos de regência na gramática da língua portuguesa: a verbal e a nominal. A regência verbal trata da relação de um verbo com seus complementos. A regência nominal trata da relação de um nome com seus complementos.

Quem comunica comunica algo a alguém?

comunicar – A regência culta é “comunicar algo a alguém”. Exemplos corretos: O ministro comunicou sua decisão aos parlamentares. O ministro comunicou aos parlamentares sua decisão. O ministro comunicou-lhes sua decisão.

O que é regência verbal e exemplos?

A regência verbal é a parte da gramática que estuda a relação entre o verbo e seu complemento. Nesse processo, o verbo é regente, enquanto o complemento é o termo regido. Alguns verbos podem ter mais de uma regência, como “assistir”, que pode ser transitivo direto ou transitivo indireto.

Qual a diferença entre concordância e regência?

Na dúvida, pesquise! Se a sintaxe de regência trata da complementação de um termo, seja ele nome ou verbo, a concordância, por sua vez, trata da relação entre dois termos que agregam significados à oração. Da mesma forma que a regência, a concordância também pode ser verbal ou nominal.

O que quer dizer a palavra informar?

1. Dar informações a ou a respeito de. 2. Avisar.

Qual é o objeto direto do verbo informar?

O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.

Quem informa informa a ou ao?

Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). Construir a frase com dois objetos indiretos é considerado erro: “Venho informar aos senhores associados (OI) das novas alterações estatutárias (OI).”

Quais são os verbos da regência verbal?

Regência Verbal - Alguns verbos que causam dúvidas
  • • Agradar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Aspirar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Assistir: transitivo direto, indireto ou intransitivo. ...
  • • Chamar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Implicar: transitivo direto ou indireto. ...
  • • Precisar: transitivo direto e indireto.

Qual é a regência do verbo agradar?

No sentido de contentar, satisfazer, use a regência indireta (com preposição a).

Artigo anterior
Quantos anos e 1 milhão de dias?
Artigo seguinte
Quantas calorias tem 5 biscoitos Maria?