Como trabalhar a escuta ativa na educação infantil?

Perguntado por: Renata Mónica Domingues Oliveira Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

Como trabalhar a escuta ativa na educação infantil?
  1. 1- Esteja presente nos momentos de brincadeira. ...
  2. 2- Ouça o que a criança tem a dizer a apenas ajude-a a se expressar. ...
  3. 3- Permita que a criança faça desenhos e brincadeiras livres. ...
  4. 4- Não fique atropelando a fala da criança.

O que é uma escuta ativa na educação infantil?

Baseada na disponibilidade de tempo e de afeto, a escuta ativa tem o objetivo de desarmar eventuais obstáculos de comunicação e, ao mesmo tempo, criar uma relação de confiança, sensibilidade e atenção. Além disso, a criança passa a reconhecer a autoridade, mas sem se amedrontar ou ter receio de expressar suas emoções.

Como trabalhar a escuta na educação infantil?

Seja por meio das brincadeiras, desenhos, atividades artísticas, o brincar livre, o brincar em grupo, brincar sozinha, opinar sobre determinado tema. Estar com a criança em qualidade de presença e permitir que ela se perceba e manifeste suas emoções, sentimentos, conflitos e escolhas.

Como desenvolver uma escuta ativa?

Dicas para desenvolver a escuta ativa
  1. Demonstre interesse. Demonstre interesse pelo que a pessoa tem a dizer, ouvindo e fazendo contato visual. ...
  2. Tenha empatia. ...
  3. Tenha foco. ...
  4. Faça perguntas. ...
  5. Utilize a linguagem corporal. ...
  6. Evite distrações. ...
  7. Não julgue.

Como trabalhar a escuta?

Brincar com imitações

Ainda, é possível colocar o elemento da adivinhação para engajar os alunos, potencializando a comunicação verbal e não verbal e melhorando a expressão corporal da criança. Trabalhar com os campos de experiência e, sobretudo, o da escuta, fala, pensamento e imaginação não precisa ser um desafio.

Paulo Fochi - A escuta da criança e as contribuições para nosso aprendizado sobre a infância

25 questões relacionadas encontradas

O que é a pedagogia da escuta?

A Pedagogia da Escuta é uma abordagem acolhedora e enriquecedora para propor uma prática educativa interessante, cujo papel do professor é agir por meio do amor e do respeito, possibilitando a criança se expressar livremente na sala de aula.

O que trabalhar na escuta fala e pensamento?

5 materiais para trabalhar o Campo “Escuta, fala, pensamento e imaginação”
  • Aprender linguagem.
  • Brincar e ler para viver: Um guia de estruturação para espaços educativos e incentivo ao lúdico e à leitura.
  • Coleção Leitura e escrita na Educação Infantil.
  • Trilhas digitais na Educação Infantil.

Quais são os 3 três estágios básicos para uma escuta ativa?

Basicamente, são 3 os princípios da escuta ativa:
  • Empatia (através do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento)
  • Perguntas investigativas (que podem se basear em metodologias como BANT e SPIN Selling)
  • Validação do entendimento (parafraseando o que foi ouvido).

O que a escuta ativa requer de nós?

Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor. Neste sentido, é importante que você trabalhe para compreender de forma eficaz aquilo que a pessoa está dizendo e transmitindo.

Como trabalhar a pedagogia da escuta?

Para isso, é preciso dedicação e sensibilidade integrais do educador. Assim, o protagonismo é da criança, mas é também do professor. “Escutar é abrir um espaço interno em que o outro pode entrar. Escuta é sensibilidade àquilo que nos conecta ao outro”, diz.

Qual o objetivo da escuta?

A Escuta Especializada é um procedimento realizado pelas(os) profissionais que atuam na rede de proteção do município, com o objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados.

Quais são os tipos de escuta?

Em geral, eles são classificados em três níveis.
  • Nível 1: Escuta interna – É “ouvir para poder falar”. ...
  • Nível 2: Escuta focada – É “ouvir para escutar”. ...
  • Nível 3: Escuta global – É “ouvir para compreender”, a forma mais profunda de escuta.

O que é escuta ativa do professor?

Vamos falar sobre a “escuta ativa”. O termo diz respeito à conduta de educação que enfatiza a compreensão do outro por meio da comunicação baseada no respeito. Dessa forma, dando a oportunidade da criança expor seus sentimentos e expressar considerações sobre algo sem o atropelo da fala do adulto.

O que representa para você o processo da escuta?

Abrir-se para a escuta significa abrir-se para entender o que as crianças expressam – na maior parte das vezes não verbalmente – e em situações espontâneas: quando brincam livremente, quando fazem escolhas, quando rejeitam alguma proposta, etc. O Brasil tem alguns veículos voltados especificamente para a criança.

Como colocar uma escuta em um ambiente?

De forma geral, os equipamentos são acionados pelo som. Por isso, uma medida básica de “contraespionagem” é colocar um aparelho de som ligado constantemente no local onde se suspeita que possa haver uma escuta. Se houver um grampo ali, ele será acionado com a música e começará a gravar.

Como fazer uma escuta de parede?

O método mais simples de todos é colocar um copo contra a parede. Isso funciona porque uma "conexão acústica" é criada entre a parede e o copo, permitindo que as ondas sonoras viajem de um lado a outro. A dica é usar um copo comprido e de vidro — ainda que muitas pessoas defendam os copos descartáveis.

Como transformar o celular em uma escuta?

Como fazer de seu celular um aparelho de escuta
  1. Step 1. Obtenha o programa Flexispy. ...
  2. Step 2. Escolha a versão do programa que melhor lhe convier. ...
  3. Step 3. Faça o download e instale o software. ...
  4. Step 4. Coloque o telefone na área que deseja pôr a escuta e ative-o remotamente. ...
  5. Step 5.

Quais os elementos necessários para uma escuta qualificada?

O usuário tece os elementos necessários para uma escuta qualificada, que são a liberdade, confiança, compreensão, paciência, prontidão para ajuda, atenção, abertura à fala para a fluência dos conteúdos mais profundos, não recriminação, e sigilo.

Qual o objetivo de escuta fala pensamento é imaginação?

O que envolve esse Campo de escuta, fala, pensamento e imaginação? O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.

O que trabalhar no campo corpo gestos e movimentos?

Abaixo você pode conferir algumas atividades desenvolvidas por educadores com base no campo “Corpo, gestos e movimentos”.
...
São eles:
  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Qual o objetivo de trabalhar a imaginação na Educação Infantil?

Ela desperta, entre outras competências, a curiosidade, que é fundamental para o aprendizado ao longo da vida. Além disso, desenvolve a capacidade de comunicação, quando existe um estímulo a compartilhar o que se pensa e cria.

Qual é a importância da escuta atenta na relação professor-aluno?

Escutar permite entender o que o outro pensa. A escuta atenta é um dos poucos instrumentos disponíveis para avaliar se o que estamos propondo faz sentido para a turma. Ao abrir espaço para que os alunos se coloquem, compartilhamos com eles a responsabilidade pela aula.

Por que escutar a criança é importante para se pensar em metodologia de ensino?

Ainda convém lembrar que a escuta facilita a criança enxergar-se como sujeito participativo e protagonista de sua própria história. ... Dessa forma, a escola que trabalha com essa abordagem pedagógica torna-se viva e transformadora por acreditar na capacidade de pensar e de aprender de cada criança.

Artigo anterior
Quando o cérebro do feto termina de se formar?
Artigo seguinte
Quanto o ps4 vendeu?