Qual é a regência do verbo chamar?
Perguntado por: Maria Pereira Rocha | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)
O verbo chamar é transitivo direto e indireto, estabelecendo regência sem preposição com um objeto direto e com preposição com um objeto indireto. São possíveis diversas construções corretas com o verbo chamar, com diversas preposições. Regência com a preposição de, com o sentido de apelidar, tachar ou denominar.
Qual a regência do verbo procurar?
O verbo procurar é um verbo transitivo, construindo-se predominantemente sem qualquer preposição. Pode, no entanto, ocorrer com a preposição por, quando o objecto procurado, muitas vezes uma pessoa, tem um valor afectivo para o sujeito: «Procurei por ti o dia inteiro»; «Procurou por ela o dia inteiro».
Qual é a regência?
Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.
Qual o substantivo do verbo chamar?
Etimologia (origem da palavra chama). Do latim flamma.ae. substantivo feminino Chamada; ação de chamar, de dizer o nome de uma pessoa, esperando que ela responda: chama o garçom, por favor!
É chamado ou é chamado de?
Permita-nos apenas referir que é correcto utilizar «chamar de» (exemplos: «Ele é chamado de intelectual/Ele chamou-me de mentiroso»). O verbo chamar, com o significado de qualificar, dar nome, pode ser regido pela preposição de.
Dicas Sobre o Verbo "Chamar" | Wilson Rochenbach
Qual o sinônimo de conhecida?
1 famoso, célebre, afamado, renomado, reputado, ilustre, popular, famigerado, celebrado, prestigioso, distinto. Que é familiar e habitual: 2 familiar, habitual, banal, comum, trivial.
O que é um chamado segundo a Bíblia?
Um chamado de Deus
Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito. Não baseia-se em uma lista de tarefas a serem cumpridas, mas em um relacionamento ímpar, pessoal e intransferível com o Senhor.
O que é verbo transitivo indireto?
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
Como identificar o verbo intransitivo?
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
O que é um chamam?
Significado de Chamam
Chamam vem do verbo chamar. O mesmo que: ligam, pedem, invocam, convocam, nomeiam, designam, recorrem, aproximam, apelidam.
Quando se utiliza no qual?
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Quais os tipos de regência?
IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.
O que é termo regente exemplos?
O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.
O que é regência nominal e exemplos?
Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.
Que aspiras ou a que aspiras?
As duas construções são corretas. Podemos aspirar alguma coisa ou aspirar a alguma coisa. Conforme o seu sentido, o verbo aspirar pode ser um verbo transitivo direto (não preposicionado) ou um verbo transitivo indireto (preposicionado).
O que são verbos Intransitivos exemplo?
O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr. Exploramos como a transitividade se relaciona com a completude em seguida.
Como saber se é verbo transitivo?
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
São exemplos de verbos transitivos?
- Precisar: Estou precisando de ajuda.
- Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
- Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
- Saber: Eu já sei de tudo.
O que é objeto indireto exemplos?
O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.
Quais são todos os verbos transitivos indiretos?
...
Lista de verbos transitivos indiretos
- necessitar;
- saber;
- acreditar;
- obedecer;
- precisar;
- gostar;
- conversar;
- duvidar;
O que é ser chamado?
adjetivo Que se chamou; que foi convocado; convidado, escolhido: jogador chamado para o time. Que recebeu uma designação; designado, denominado, apelidado: Castro Alves, também chamado o poeta dos escravos.
O que são chamados?
Chamados é o plural de chamado. O mesmo que: ajudas, convites, convocados, denominados, designados, escolhidos.
Qual a diferença entre propósito é chamado?
Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.
Qual é o sinônimo de chamada?
Que recebeu chamamento: 2 avocado, convidado, convocado, evocado, invocado.
Como se argumentar em um debate?
O que significa o ano 2 na numerologia?