Qual é a reação química do TNT?
Perguntado por: Luísa Marta Anjos de Marques | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.8/5 (34 avaliações)
A explosão do TNT é extremamente exotérmica, com alto índice de ruído, além de liberar vapores tóxicos que causam irritações cutâneas e respiratórias. A obtenção do composto é através da reação orgânica de nitração exaustiva do tolueno com o HNO3 e H2SO4.
Quais os efeitos do TNT?
A exposição ao TNT ocorre principalmente com trabalhadores de fábrica de explosivos. Os efeitos da exposição a altas concentrações de TNT são alterações hematológicas, incluindo anemia, e toxicidade hepática. Também foi observada dermatite alérgica de contato e desenvolvimento de catarata.
Qual a química envolvida na explosão do TNT?
Química. O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. Ele é um sólido amarelo cristalino que tem um imenso potencial explosivo. Por isto ele é muito utlizado em implosões de prédios e outras edificações.
Qual é o elemento químico mais explosivo?
Considerado como a substância química mais explosiva já criada, a aziroazida azida é composta por moléculas com 14 átomos de nitrogênio, a maioria deles ligados entre si por meio de ligações sucessivas extraordinariamente instáveis.
Qual é o explosivo mais forte?
É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.
Curiosidades #1 - Explosivos famosos (pólvora, nitroglicerina, dinamite e TNT)
Qual o líquido mais explosivo do mundo?
A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 – e um dos explosivos químicos mais potentes que existem.
Como é feito TNT explosivo?
A obtenção do composto é através da reação orgânica de nitração exaustiva do tolueno com o HNO3 e H2SO4. A razão pela qual o tolueno é escolhido para obtenção deste explosivo é devido sua reatividade ser 25 vezes maior do que a do benzeno possibilitando a substituição eletrofílica.
Porque o TNT explode?
O TNT (C7H5O6N3) explode porque é uma molécula muito instável. Uma empurradinha de leve nos oxigênios fará com que eles "caiam" em cima dos carbonos e dos hidrogênios, formando CO2 e água. Os nitrogênios então se unem e produzem o gás N2.
Como é feito a TNT?
A matéria prima do TNT é o polipropileno. Essa matéria prima vem dos “restos” do petróleo. As fibras contidas no polipropileno, por sua vez, são aquecidas e, quando em uma certa temperatura, são capazes de se transformar em um tecido não tecido. Essa é a origem e o material do TNT.
Como ocorre a nitração?
A Nitração é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um grupo nitro do ácido nítrico. As reações de nitração são reações de substituição que ocorrem por meio do ácido nítrico (HNO3).
Onde é encontrado o Nitrocomposto?
Os nitrocompostos, de forma geral, podem ser utilizados na fabricação de agrotóxicos, corantes, anilina, bactericidas, fungicidas, aditivos, solventes; atuam também como explosivos e no refino do petróleo.
O que é o TNT tecido não tecido?
Tecido não tecido é conhecimento popularmente como TNT. Talvez você não saiba exatamente o que é e para que serve, por isso vamos te contar! Enquanto o tecido é fabricado utilizando tear, a avançada tecnologia da indústria permite a obtenção de tecido não tecido sem a necessidade destes equipamentos.
Qual a diferença entre a dinamite e TNT?
A dinamite é um explosivo rápido, que detona mais do que deflagra. Usando o trinitrotolueno como base de mensuração, a dinamite tem densidade energética 60% maior que a do TNT. Outra forma de dinamite consiste na nitroglicerina dissolvida em nitrocelulose e em uma pequena quantidade de cetona.
Para que serve nitrato de celulose?
Nitrocelulose (NC)
É um material fibroso, cor branca, umedecido em água, utilizada para a fabricação de pólvoras de base simples e de base dupla.
Por que a pólvora explode?
Possui queima média a alta velocidade, é por isso que gera grande volume de gás e explode se estiver confinada.
Qual a diferença entre nitroglicerina e dinamite?
A dinamite é composta por nitroglicerina misturada a um material absorvente. A nitroglicerina pura é uma substância altamente instável e explosiva, sensível a atritos e aumento de temperatura. A pasta formada pela mistura de nitroglicerina foi criada após uma explosão na fábrica de Alfred Nobel.
Quanto custa uma banana de dinamite?
O preço de cada banana: R$ 400 reais. O homem diz que fornece explosivos para quadrilhas brasileiras: - Vem um cara que vem sempre direto comprar com a gente aqui. Ele só leva dois, três, para explodir caixa eletrônico.
Quais tipos de explosivos existem?
Como exemplo de explosivo dessa classificação têm-se a nitroglicerina, a nitrocelulose, a nitroguanidina, a PETN, o TNT, o tetril, o ácido pícrico e o ANFO.
O que a nitroglicerina faz?
A nitroglicerina é um composto altamente instável e explosivo, sendo obtido por meio do tratamento do glicerol com uma mistura sulfonídrica (ácido sulfúrico com ácido nítrico). O glicerol sofre nitrificação, isto é, uma reação de substituição de três radicais por grupos nitro (NO3), formando a trinitroglicerina.
Qual o poder da nitroglicerina?
Particularmente associada ao poder de detonação da nitroglicerina está a sua alta velocidade de decomposição. ... Assim, esta rápida decomposição irá liberar uma grande quantidade (volume) de gases em um tempo muito curto, o que acarretará em uma onda de choque supersônica.
Qual a força de uma dinamite?
A dinamite, por exemplo, tem uma densidade energética 60% maior (aproximadamente 7,5 MJ/kg, comparados com 4,7 MJ/kg para o TNT).
Qual o significado de RDX?
RDX (em inglês, Research Department X) ou ciclotrimetilenotrinitramina (igualmente grafado ciclotrimetileno-trinitramina ou ciclotrimetileno trinitramina), também conhecida como ciclonita, hexogeno ou T4, é uma nitroamina explosiva largamente usada em aplicações militares e industriais.
Qual a bomba não nuclear mais forte?
O GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast (sigla MOAB, popularmente conhecida como "Mother of All Bombs") (em português: "Mãe de todas as bombas") é uma arma de destruição em massa não-nuclear (considerada a maior do mundo em uso), desenvolvida para a Força Aérea dos Estados Unidos por Albert L.
Qual a diferença entre TNT e polipropileno?
O TNT – Tecido não tecido não precisa de tear para ser elaborado, sua matéria prima é o polipropileno (uma resina termoplástica produzida a partir do gás propileno, um subproduto da refinação do petróleo), e suas fibras são unidas pelo calor, dispensando a fase específica de “tecer”.
Quais citocinas estão presentes na diferenciação dos linfócitos Th1?
Qual espaço entre mesa e cadeira?