Qual é a quilometragem para trocar a correia dentada do Corolla?

Perguntado por: Jorge Salvador de Assunção  |  Última atualização: 18. April 2025
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A correia dentada é o principal componente do sistema de distribuição do veículo. A troca da correia dentada por uma nova é recomendada após 5 anos, ou 50 mil km rodados. É importante que a correia dentada esteja sempre em boas condições de uso, pois normalmente não apresenta sinais de desgaste ou de falha iminente.

Quando trocar a correia dentada do Corolla?

A troca da correia dentada do motor deve ser feita quando o veículo completar 40 mil quilômetros. Caso o carro seja bem cuidado pode ser que a troca amplie-se para os 50 mil. O período de troca também pode ser mensurado pelo tempo: cerca de 5 anos para realizar a manutenção.

Quantos mil km aguenta uma correia dentada?

O tempo de vida útil da correia dentada pode variar dependendo do modelo do carro, mas geralmente está na faixa de 60.000 a 100.000 km ou de 3 a 5 anos.

Como saber se está na hora de trocar a correia dentada?

Um dos primeiros indícios de que o item pode estar desgastado é a ocorrência de ruídos anormais provenientes da área do motor. Se você ouvir um ruído de batida ou estalo vindo do motor enquanto o veículo estiver em funcionamento, isso pode indicar que a correia dentada está frouxa ou desalinhada.

Qual Corolla tem correia dentada?

Todos os modelos nacionais da Toyota usam esse recurso no lugar da correia dentada. Ou seja, tanto os compactos Etios e Yaris quanto o médio Corolla não exigem preocupar com esse item a curto prazo.

Quando a correia dentada deve ser trocada

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Quais carros não precisa trocar correia dentada?

Nem todo mundo sabe, mas veículos como Lancer, Outlander e ASX não usam mais a correia dentada. Eles lançam mão da corrente metálica, o que não quer dizer que todo o portfólio da Mitsubishi seja assim. Então, é sempre bom conferir antes.

Quais são os carros que têm correia dentada banhada a óleo?

Lista de carros com correia banhada a óleo:
  • Chevrolet Onix a partir de 2020.
  • Chevrolet Montana a partir de 2023.
  • Chevrolet Tracker a partir de 2020.
  • Citroen C3 1.2.
  • Ford EcoSport 1.5.
  • Ford Fiesta EcoBoost.
  • Ford Ka 1.0 a partir de 2015.
  • Ford Ka 1.5 a partir de 2019.

Quanto custa a troca da correia dentada?

A correia dentada pode custar até R$500 — mas quando ela arrebenta, os valores dos serviços de reparo podem chegar até R$4.000 para veículos populares. Isso porque os pistões e as válvulas chocam entre si, o que empena as peças.

Qual o barulho que faz quando a correia dentada está ruim?

Problemas na correia dentada

Você já ouviu um barulho no carro como se tivesse uma corrente sendo arrastada no chão? Esse ruído é um indicativo de problemas na correia dentada, e geralmente aparece durante a partida e nos momentos de aceleração do veículo.

O que estraga a correia dentada?

Contaminação: A exposição a óleo, líquido de arrefecimento ou sujeira enfraquece a correia dentada e reduz sua vida útil. Peças desgastadas ou quebradas: Polias tensoras e guias desgastadas ou danificadas causam tensão inadequada na correia dentada, aumentando o risco de quebra.

Qual o tempo de vida útil de uma correia dentada?

Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.

Qual o tempo de vida útil da correia dentada?

A correia dentada, a depender da qualidade, do modelo e afins, geralmente precisa ser trocada a cada 50 mil ou 60 mil quilômetros.

Qual é a melhor marca da correia dentada?

Quando o assunto é correia dentada, a Rexon é sinônimo de excelência.

Quanto tempo dura a correia do alternador do Corolla?

Dependendo do estado, a correia pode ser trocada mais adiante, mas geralmente isso ocorre a partir de 60.000 km.

Quanto tempo devo trocar a correia dentada do carro?

50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.

Porque trocar a correia dentada do carro?

A correia dentada é uma peça de extrema importância para o funcionamento de um automóvel, uma vez que influencia diretamente no desempenho do motor do veículo. Por esta razão, precisa ser trocada dentro do prazo correto, antes que o seu rompimento cause danos graves ao carro e altas despesas ao proprietário.

O que acontece quando rompe a correia dentada?

Por esse motivo, caso a correia dentada se rompa, o motor simplesmente para de funcionar. Isso acontece porque, perdendo sua função de sincronia, afeta componentes como cabeçote, pistões, bielas e válvulas, que acabam parando de receber o combustível e não eliminam o ar de combustão.

Pode ligar o carro sem correia dentada?

Sem a correia dentada, o motor perde o já citado sincronismo, o que causa choque direto e desordem entre os componentes internos como válvulas, pistões, cabeçote e bielas.

O que fazer quando quebra a correia dentada?

Para reduzir os danos, pise imediatamente na embreagem (câmbio manual) ou ponha a alavanca em N (automático) e desligue a ignição. Com isso evita-se que as rodas façam o motor girar ou que ele continue funcionando por conta própria. Não tente dar a partida no motor após o problema. Será necessário rebocar o veículo.

Quanto custa mão de obra para troca de correia dentada?

Segundo Alexandre, os custos com a mão de obra podem variar entre R$ 800 e R$ 1.400, dependendo do carro.

Quanto um mecânico cobra para trocar a correia dentada?

R$ 170,00 na troca de correia dentada - tá na média.

É difícil trocar a correia dentada?

De forma simples e sem complicação. Trocar a correia dentada de sincronismo dos motores é uma tarefa necessária e realizada em manutenções preventivas, geralmente entre os primeiros 30.000 km e 40.000 km de trabalho do motor.

Pode colocar lubrificante na correia dentada?

O uso de lubrificante diferente do recomendado pode atacar a borracha, uma vez que a correia foi projetada para trabalhar com eficiência de acordo com o pacote de aditivos do lubrificante recomendado.

Qual o nome correto da correia dentada?

A correia dentada é composta por pequenos dentes de borracha. Ela também é chamada de correia de distribuição e garante a abertura das válvulas, o sincronismo e o funcionamento dos pistões nos cilindros.

Como saber se o carro é corrente ou correia dentada?

Uma das principais diferenças entre a correia e a corrente de comando é baseada no desgaste contínuo sofrido pela correia ao longo do tempo, contra a perfeita conservação da corrente. A corrente, que se move com polias dentadas, é projetada para não precisar ser substituída durante toda a vida útil do motor.

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