Qual é a principal função da carnitina?

Perguntado por: Camila Carvalho  |  Última atualização: 12. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

A função primária da L-carnitina no organismo é facilitar a utilização de ácidos graxos para a produção de energia. A L-carnitina é responsável pelo transporte de ácidos graxos de cadeia longa para o interior da mitocôndria, onde sofrem a β-oxidação.

Qual é o papel da carnitina?

A carnitina (3-hidroxi-4-N-trimetilamino--butirato) é uma amina quaternária com função fundamental na geração de energia pela célula, pois age nas reações transferidoras de ácidos graxos livres de cadeia longa do citosol para mitocôndrias, facilitando sua oxidação e geração de adenosina trifosfato (ATP).

Para que serve a carnitina no nosso corpo?

A L-carnitina provoca a oxidação de gordura durante o exercício e poupa o glicogênio muscular, além de atuar também na atividade mitocondrial através da oxidação de ácidos graxos, gerando assim mais energia para o corpo. Além disso, também reduz a fadiga e auxilia na recuperação celular após o treino.

Como usar carnitina para perder peso?

Como tomar a L-carnitina? A maioria dos suplementos de L-carnitina indica a ingestão diária de 2 a 6 g da substância por dia em qualquer horário, inclusive, junto às refeições que incluam carboidrato. Isso porque a substância depende da insulina para ser melhor absorvida pelos músculos.

Onde a carnitina age?

A substância também possui ação antioxidante, atuando a favor do sistema imunológico e contra o envelhecimento precoce. Seu consumo promove energia e aumenta o gasto calórico, sendo um suplemento muito utilizado para perda de peso.

Tudo sobre L Carnitina *melhor que termogenico?*

38 questões relacionadas encontradas

Quais os alimentos que tem L-carnitina?

Onde encontrar a L-carnitina naturalmente? Apesar de a suplementação ser uma prática bastante difundida, principalmente por frequentadores de academias, é possível encontrar L-carnitina nos alimentos. O aminoácido é encontrado em laticínios e carne, especialmente a vermelha.

Qual a origem da carnitina?

É um componente normal da dieta, sendo encontrada em produtos de origem animal e vegetal. Os produtos de origem animal são geralmente ricos em L-carnitina, enquanto que os produtos de origem vegetal contêm concentrações consideravelmente menores.

Quantos quilos perde com L-carnitina?

Alguns estudos com indivíduos obesos e mais velhos, apontaram uma perda de peso de 1,3 kg a mais em pessoas que usaram L-carnitina em relação àquelas que não tomaram o suplemento.

Pode tomar carnitina todos os dias?

Para emagrecimento, por exemplo, a ingestão deve acontecer todos os dias, até mesmo nos dias em que o individuo não vai praticar atividade física, com o objetivo de manter os níveis da substância no organismo.

Porque a L-carnitina é procurada para perder peso?

A L-carnitina é uma substância produzida naturalmente pelo organismo a partir da carnitina. Ela é armazenada nos músculos, o que contribui para a geração de energia pelas células e no desempenho durante os exercícios físicos. Não há comprovação científica de que ela ajude na perda de gordura.

Qual o efeito colateral da carnitina?

L-carnitina tem efeitos colaterais? Em geral, a suplementação com L-carnitina é bem tolerada e não costuma apresentar efeitos colaterais significativos em doses adequadas. No entanto, algumas pessoas podem experimentar desconforto gastrointestinal leve, como náuseas ou diarreia.

Quanto tempo leva para a L-carnitina fazer efeito?

O suplemento pode estar em formato de pó, líquido ou cápsula, ou seja, temos a L-Carnitina Cápsulas e a L-Carnitina Líquida. A ingestão normalmente é recomendada 1 hora antes do treino, entretanto temos que lembrar que os possíveis efeitos virão depois de dias ou semanas de suplementação.

Qual o melhor horário para tomar carnitina?

COMO TOMAR L-CARNITINA? A L-Carnitina deve ser ingerida de estômago vazio, por isso o horário ideal para tomar o suplemento é pela manhã, antes da primeira refeição do dia. Outra dica importante sobre como tomar a L-Carnitina é não consumir a substância à noite, principalmente antes de dormir.

Quem sofre de ansiedade pode tomar L-carnitina?

A acetil-L-carnitina (ALC) é a forma acetilada do aminoácido L-carnitina capaz de modular diversos alvos relacionados a fisiopatologia dos transtornos mentais. Recentemente, estudos pré-clínicos e clínicos demonstraram os efeitos da ALC em parâmetros relevantes para ansiedade, esquizofrenia e transtornos do humor.

Pode tomar L-carnitina e não malhar?

Mas é permitido tomar suplementos mesmo sem fazer exercícios físicos? A resposta é sim. Isso porque os suplementos nada mais são do que um complemento da alimentação, não um medicamento.

Quem não pode tomar carnitina?

Quando não é indicada

A L-carnitina não é indicada para pessoas com IMC muito baixo, com pouca taxa de gordura ou problemas cardíacos. Além disso, também não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a esse aminoácido ou a qualquer outro componente do medicamento.

Por que a suplementação de carnitina não é eficaz?

De acordo com Vukovich e cols. (23), se a suplementação de L-carnitina for capaz de aumentar a concentração intramuscular desta, é possível que a oxidação de lipídios também seja maior. Dessa maneira, um período superior de suplementação poderia aumentar essa oxidação, podendo ser uma limitação desse estudo.

Qual o melhor suplemento para perda de peso?

Os mais indicados são os Whey Protein, Albumina, Creatina que são importantes fontes de proteínas que aumentam a saciedade. Os termogênicos, aumentam o gasto calórico e aceleram o metabolismo, entre eles, podemos citar, os suplementos a base de cafeína, chá-verde, óleo de cártamo, Ômega 3 e L-Carnitina.

Qual a diferença entre carnitina e creatina?

A creatina parece estar relacionada com aumento do desempenho em exercícios intermitentes de alta intensidade, a carnitina com a melhora da capacidade aeróbia estimulando a utilização da gordura como substrato energético durante os exercícios de longa duração e o bicarbonato com o aumento do pH sanguíneo prorrogando a ...

Qual é o melhor termogênico?

Melhor termogênico em pó: 4 opções com boas avaliações
  • Sanavita Thermo Energy. Thermo Energy Termogênico - Sanavita - 300g Laranja. ...
  • Bio2 Nutraceutic Thermo. 3.9. ...
  • Kimera Thermo. 4.3. ...
  • Integralmédica Therma Pro Hardcore. ...
  • Bodyaction Thermo Abdomen. ...
  • Probiótica Thermogenic. ...
  • Sineflex Hardcore.

Quem tem pressão alta pode tomar carnitina?

A maioria dos estudos mostrou benefício da L-carnitina nos fatores de risco cardiovascular, e sua suplementação reduz hipertensão, hiperlipidemia, hiperglicemia, diabetes melito insulinodependente, resistência à insulina, obesidade, inflamação e estresse oxidativo.

O que é Q10 e para que serve?

Bastante divulgada como um suplemento, a coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo e também é encontrada em alguns alimentos. Ela é uma importante peça na geração de energia no organismo, mas sua presença pode ser prejudicada por alguns tipos de medicamentos e até pela idade avançada.

Quem tem arritmia cardíaca pode tomar L-carnitina?

Como um nutriente essencial para o tecido cardíaco, a L-carnitina pode servir como adjuvante para o tratamento de condições como a angina, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), arritmia ventricular, e distúrbios de colesterol.

Qual o melhor carnitina para comprar?

Unser Favorit: Profit L Carnitina

Se você está buscando um suplemento para te auxiliar na queima de gordura e no aumento da energia, esse é o lugar certo para descobrir qual é a opção ideal para você.

Qual o alimento mais rico em creatina?

Um dos principais alimentos ricos em creatina natural é a carne vermelha, especialmente a carne magra. Estima-se que cada 500 gramas de carne crua contém cerca de 2 a 2,5 gramas de creatina.

Artigo anterior
O que significa 150 mm de chuva?
Artigo seguinte
Como saber o nome do meu host?