Quais as doenças que o neurocirurgião trata?

Perguntado por: Micael Joaquim Andrade Silva Barros  |  Última atualização: 21. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

Um neurocirurgião pode tratar traumatismos cranianos, aneurismas, malformações, tumores do encéfalo e da caixa óssea craniana, tumores da coluna; hidrocefalia, edema cerebral, deformações do crânio congênitas, afundamentos e falhas ósseas; tratar dores crônicas com procedimentos cirúrgicos, entre outros.

Quando ir a um neurocirurgião?

Desmaios e Crises Epilépticas (Epilepsia); Formigamentos (parestesias) e outras alterações da sensibilidade; Perda de Força (paralisias, plegia ou paresia); Alterações visuais (perdas visuais, visão dupla, pontos luminosos) e alterações da fala (gagueira, afasia);

Qual a diferença entre o neurologista e neurocirurgião?

O neurologista tem como foco principal a abordagem clínica dos problemas que vão afetar o sistema nervoso central e periférico. Já o neurocirurgião possui o foco no tratamento intensivo e cirúrgico dessas regiões.

O que trata o médico neurocirurgião?

Qual a especialidade de um neurocirurgião? Neurocirurgião é o médico especialista em cirurgia do sistema nervoso central e periférico, que abrangem o cérebro, a coluna e todas as ramificações nervosas responsáveis pelos cinco sentidos e por todos os movimentos do corpo.

Qual médico cuida dos nervos e músculos?

O que é neurologista?​​​​​​ O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.

Qual é a função de um NEUROCIRURGIÃO? conheça o BLOG

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças que causam fraqueza muscular?

A fraqueza muscular pode ocorrer devido a questões neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), hérnia de disco cervical, entre outros. Para diagnosticar e tratar a fraqueza muscular é preciso receber avaliação médica do especialista.

Qual médico que cuida de dores nas articulações?

Os especialistas médicos mais recomendados para o tratamento de dores nas articulações são os ortopedistas e os reumatologistas. Os reumatologistas são especialistas no tratamento dos processos inflamatórios e das formas sistêmicas da artrite.

Quem cuida de coluna ortopedista ou neurologista?

Vamos logo ao ponto, o médico que é especialista em coluna em geral é um cirurgião ortopedista ou um neurocirurgião; Eles estudam estuda e se dedicam especialmente às condições, lesões e doenças da coluna cervical.

Qual a diferença de um ortopedista e um neurocirurgião?

O ortopedista tem formação profissional voltada para o tratamento das patologias do sistema músculo esquelético enquanto a formação do neurocirurgião tem enfoque no tratamento das doenças do sistema nervoso central, medula, nervos espinhais e periféricos.

Qual o nome do médico especialista em coluna?

Em geral, o médico de coluna especialista é um ortopedista, reumatologista, fisiatra intervencionista ou um neurocirurgião. As quatro especialidades estudaram e se dedicaram especialmente às condições, lesões e doenças da coluna vertebral, sem que haja diferenciação entre eles em termos de qualidade.

O que faz um neurocirurgião de coluna?

Qual médico faz neurocirurgia de coluna? O médico qualificado para realizar esse tipo de tratamento é o neurocirurgião. Esse profissional se especializa no tratamento cirúrgico de doenças do sistema nervoso central e periférico, que podem atingir regiões como nervos, medula espinhal e gânglios.

Onde atua um neurocirurgião?

Quem se torna médico neurocirurgião pode atuar tanto no serviço público (atividades de emergência, ambulatoriais e cirurgias eletivas) quanto no privado (atividades hospitalares e consultórios), além de atuar em centros de investigação e pesquisa e na área acadêmica.

O que acontece na primeira consulta com o neurologista?

Na primeira consulta com o neurologista, é natural que o paciente fique um pouco ansioso, mas não há com o que se preocupar. Em geral, o médico deverá fazer um levantamento do histórico do paciente, assim como do histórico familiar, para averiguar a presença de doenças ou distúrbios que possam afetar o sistema nervoso.

Quais são os tipos de neurocirurgia?

A Neurocirurgia pode ser dividida em:
  • Neurocirurgia da Coluna;
  • Neurocirurgia da Base do Crânio;
  • Neurocirurgia Endovascular;
  • Neurocirurgia Funcional e de controle da dor;
  • Neurocirurgia de Nervo Periférico;
  • Neurocirurgia Pediátrica;
  • Neurocirurgia Geral.

O que falar na consulta com o neurologista?

Confira os problemas a seguir e saiba se está na hora de buscar ajuda médica.
  1. Dores de cabeça. ...
  2. Dor crônica. ...
  3. Tontura. ...
  4. Dormência ou formigamento. ...
  5. Alterações de movimento. ...
  6. Convulsões. ...
  7. Problemas na visão. ...
  8. Problemas de memória ou confusão mental.

Qual é o médico que cuida de hérnia de disco?

Para o diagnóstico é preciso a consulta com um neurologista especialista em hérnia de disco, para que possa passar o diagnóstico e começar o tratamento.

Qual é o médico que cuida do nervo ciático?

O especialista em dor no nervo ciático é o ortopedista, fisioterapeuta e neurocirurgião. Estes profissionais são aptos para avaliar, diagnosticar e tratar este tipo de problema, visando a solução definitiva e o bem estar do paciente.

Qual o médico que cuida de artrite e artrose?

O reumatologista trata as patologias que acometem o sistema musculoesquelético e que também podem resultar em comprometimento sistêmico. Existem muitas doenças classificadas como reumatismo. Dentre elas, as mais comuns são as dores articulares, lombalgia, artrose, fibromialgia, lúpus, gota e artrite reumatoide.

Qual o exame para detectar inflamação do nervo ciático?

O teste de Lasègue, por ser sensível, pode detectar a dor nos casos de compressão do nervo ciático. O teste é feito com o paciente deitado e a perna estendida, causando uma dor muito forte e irritante, até o pé. Além disso, também pode ocorrer fraqueza ou perda de sensibilidade em alguma parte do membro inferior.

Quando a hérnia de disco é grave?

Quando a hérnia de disco cervical é grave? É considerada preocupante quando a hérnia de disco comprime a medula espinhal, devido ao deslocamento do material do disco. Essa condição pode resultar em complicações graves, sendo a tetraplegia um exemplo, caracterizada pela perda dos movimentos das pernas, braços e tronco.

O que fazer quando se tem desgaste na coluna?

Os Tratamentos da Artrose na Coluna
  1. terapia medicamentosa;
  2. fisioterapia;
  3. correção ortopédica;
  4. exercícios de manutenção;
  5. uma dieta adequada.

Qual exame detecta dores nas articulações?

A ultrassonografia de articulação é um exame acessível, indolor e não invasivo, que não utiliza radiação. Além disso, é uma das tecnologias de imagens que proporciona ao médico a avaliação em tempo real, permitindo que o diagnóstico seja exato sem maiores riscos ao paciente.

Qual médico cuida de tendinite e bursite?

Algumas doenças tratadas pelo reumatologista são: osteoartrose, osteoporose, fibromialgia e artrite reumatoide. O ortopedista, por sua vez, trata doenças como: tendinite, bursite, fraturas, doenças degenerativas e lesões esportivas, entre outras.

Qual médico que cuida de artrite reumatoide?

O reumatologista é o médico com atuação voltada para tratamento e prevenção das doenças reumáticas, que assim como as ortopédicas, pode atingir ossos, articulações, músculos e outros componentes do aparelho locomotor.

Artigo anterior
Qual a melhor vitamina para crescer cabelo e unha?
Artigo seguinte
Para que serve cloro líquido?