Qual é a principal atividade econômica mais importante do sertão nordestino?

Perguntado por: Lara Adriana de Mota  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

No sertão, a atividade pecuária (criação de animais) ocupa um lugar de destaque, uma vez que é a principal atividade econômica.

Quais são as principais atividades econômicas da região Nordeste?

As principais atividades que marcam a economia do Nordeste são agricultura, pecuária, produção de mercadorias industrializadas e o turismo.

Qual a importância para as economias do sertão nordestino?

A economia do Sertão Nordestino

A lavoura comercial dominante é a do algodão. ... No Sertão ainda subsistem produtos extrativistas e de cultivo localizados, como caroá, piaçava e sisal para produtos de fibras; maniçoba e mangabeira para produtos de goma; oiticica para produtos de óleo e carnaúba para a produção de cera.

Quais são os polos econômicos existentes no Nordeste?

As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, estados que concentram, juntos, 9% do PIB nacional. Já os estados nordestinos com maior PIB per capita são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, seguidos por Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piaui e Maranhão.

Quais são os produtos agrícolas da região Nordeste?

A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, com lavouras concentradas principalmente em Alagoas, Pernambuco e Paraíba (nessa ordem), sendo também importantes os plantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), de soja (Bahia, Maranhão), milho, tabaco (Bahia), caju, uva, manga, melão e outros ...

Economia da Região Nordeste

19 questões relacionadas encontradas

Qual a maior produção agrícola do Nordeste?

O Nordeste registrou produção agrícola de R$ 42,4 bilhões em 2019, ficando na quarta colocação nacional. O destaque regional é da Bahia, estado com maior valor da produção na região, de R$ 19,3 bilhões. A soja foi o principal produto devido aos plantios no Maranhão, no Tocantins, no Piauí e na Bahia.

Qual foi o primeiro produto agrícola cultivado na região Nordeste?

A cana foi o primeiro produto de cultivo em larga escala na história agrícola do Brasil, implantada no país pelos portugueses no período colonial principalmente com o sistema de plantations na região Nordeste.

Quais são os polos industriais mais importantes da região Nordeste?

As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza.

O que mais se produz na região Nordeste?

Na Região Nordeste se desenvolve a agricultura da cana de açúcar, para a produção de açúcar e etanol, na Zona da Mata, região que se estende numa faixa litorânea, que vai do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com destaque para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. ... Se destaca também na produção de soja.

Em que se baseia a indústria do Sertão?

Com mais de 56 milhões de habitantes, a região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.

Qual é o rio mais importante do Sertão nordestino?

O rio São Francisco é o mais importante da região Nordeste. A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados e passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Qual a região do Sertão nordestino?

O Sertão é uma sub-região do nordeste localizado entre o Agreste e o Meio Norte. É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca.

Quais são as principais atividades econômicas das regiões do Brasil?

Atividades econômicas do Brasil (continuação)
  • Economia da Região Norte.
  • Cultivo de cana-de-açúcar na Região Nordeste. ...
  • A pecuária possui grande relevância para a economia da Região Centro-Oeste.
  • Economia do Sudeste abriga as maiores montadoras de automóveis do país.

Quais produtos ou formas de ocupação empregam mais pessoas na região Nordeste?

Agricultura e pecuária trazem bastante força econômica. A cana-de-açúcar ainda é o produto mais importante, principalmente para Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Soja e cacau se destacam na Bahia.

Quais são as principais atividades econômicas da região amazônica?

Geografia do Brasil

Diante disso, as principais atividades econômicas praticadas no Estado são: extração vegetal, mineral e animal, denominados respectivamente de extrativismo.

Quais são os três polos industriais?

No Brasil, os mais importantes polos industriais estão divididos da seguinte maneira:
  • Região Sudeste. São Paulo. ...
  • Região Sul. Rio Grande do Sul. ...
  • Região Nordeste. Recife.

Qual é o clima que predomina na região Nordeste?

Na Região Nordeste é possível identificar três tipos de climas: tropical, semi-árido e equatorial úmido. O primeiro possui elevadas temperaturas e duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, os índices pluviométricos anuais oscilam entre 1.800 a 2.000 mm e temperaturas que variam entre 24ºC e 26ºC.

Onde se encontra os polos industriais da região Centro-oeste?

Química: Outro segmento industrial importante na região Centro-Oeste é a industria química, que corresponde a 11% e a 7% da produção industrial no Mato grosso e em Goiás, respectivamente, segundo a Confederação Nacional da Indústria.

Quais são os principais polos industriais do mundo?

Pesquisa da Deloitte identificou pontos positivos dos principais atores no setor de manufatura
  1. Diferencial competitivo.
  2. 1º) China.
  3. 2º) Alemanha.
  4. 3º) Estados Unidos.
  5. 4º) Índia.
  6. 5º) Coreia do Sul.
  7. 7º) Canadá
  8. 8º) Brasil.

Quais são os principais polos industriais do Estado de Rondônia?

Pimenta Bueno e Cacoal são hoje os maiores polos de confecção da nossa região e o que permite que sejamos conhecidos por isso é justamente essa união e respeito”, destacou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Rondônia, Gerson Szezerbatz Zanata, que é proprietário da empresa Fly Bermudas ...

Quais são as duas regiões mais industrializadas do Brasil?

A maior concentração de indústrias brasileiras está situada na Região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde o processo de industrialização teve início.

Como se chamava o tipo de agricultura desenvolvida no Nordeste?

Em suma, a agricultura brasileira teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana. Nesse período, a atividade era baseada na monocultura, mão de obra escrava e grandes latifúndios.

Qual foi o primeiro produto agrícola cultivado na região Nordeste e por que foram escolhidas as terras do litoral nordestino?

O cultivo da cana-de-açúcar, (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema Colônia-Metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea, atualmente conhecida como Zona da Mata.

Quais cultivos foram implantados pelos portugueses no Brasil?

No ano de 1530, apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses começaram a formar as primeiras lavouras de cana-de-açúcar no Brasil. No ano de 1530, os portugueses começaram a finalmente se fixar em terras brasileiras.

Artigo anterior
O que é melhor um silo grande ou vários silos pequenos?
Artigo seguinte
Quando reinicia o celular apaga tudo?