Qual é a origem da literatura?

Perguntado por: Luciana Yasmin Marques Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Apesar de originar-se etimologicamente da palavra letra (do latim, littera, letra), a Literatura surgiu nos primórdios da humanidade, quando o homem ainda desconhecia a escrita e vivia em tribos nómadas, à mercê das forças naturais que ele tentava entender através dos primeiros cultos religiosos.

Quando foi a origem da literatura?

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Epopeia de Gilgamexe, datada de aproximadamente 2 000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro aproximadamente no ano 1600 a.C., mais provavelmente na data do século XVII a.C..

Qual a origem da literatura brasileira?

A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.

Qual é a origem dos textos literários?

Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) realizou a primeira classificação dos gêneros literários em: Lírico, Épico e Dramático. Anos depois, o gênero épico passou a ser denominado como narrativo. Conheça mais sobre cada um deles.

Quais são as origens da literatura portuguesa?

Com origens no século XII, a Literatura Portuguesa teve seus primeiros registros em galego-português, haja vista a integração cultural e linguística entre Portugal e Galícia, região na península Ibérica que hoje pertence ao território espanhol.

Origem e Significado - Aula de Literatura

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os períodos da literatura portuguesa?

A literatura portuguesa é dividida em três eras: Medieval, Clássica e Moderna.

Quais foram os primeiros escritos da literatura portuguesa?

Primeiro texto em português surgiu no século XII. “Chama-se Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós para sua amada Maria Ribeira”, conta Benilde Cianato, professora de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Ela narra a história de um amor não correspondido.

O que é um texto literário?

Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor.

Quais são as principais características de um texto literário?

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Qual a definição de literatura brasileira?

A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Faz parte também da Literatura latino-americana, a única em língua portuguesa.

Quem fundou a literatura brasileira?

José de Alencar, fundador da literatura brasileira.

Quais são as principais características da literatura brasileira?

Características
  • Mistura de tendências estéticas (ecletismo)
  • União da arte erudita e da arte popular.
  • Prosa histórica, social e urbana.
  • Poesia intimista, visual e marginal.
  • Temas cotidianos e regionalistas.
  • Engajamento social e literatura marginal.
  • Experimentalismo formal.

Quando se iniciou a literatura brasileira?

A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.

Onde e quando aconteceu a história?

A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo.

Quais são as características de um texto não literário?

O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.

Quais são as características?

Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas. São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade.

O que são as características de um texto?

Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.

Como identificar um texto literário?

Texto Literário:
  1. Linguagem conotativa (sentido figurado);
  2. Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
  3. Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
  4. Presença de figuras de linguagens;
  5. Musicalidade.

Quais são os tipos de textos literários?

Basicamente, os gêneros literários são divididos em: clássicos e modernos. Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.

Qual a função de um texto literário?

As funções do texto literário como citado são as seguintes: estética, lúdica, cognitiva, catártica e pragmática: a estética é aquela, que cumpre o papel de fazer o ato de escrever literário diferente dos outros. Considera-se um texto como literário se ele cumprir a função de representar de forma artística o real.

Qual foi o primeiro registro literário da literatura portuguesa?

A Era Medieval

Ela tem início no início do século XII com a publicação de texto a Canção Ribeirinha, também conhecida como Canção de Guarvaia, de Paio Soares de Taiverós. Essa obra é considerada o mais antiga da literatura portuguesa.

Quais são os principais autores da literatura portuguesa?

Luís de Camões, Antero de Quental, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Sophia de Mello Breyner Andresen e José Saramago são alguns dos mais importantes nomes da história da Literatura Portuguesa.

Qual é o marco inicial da literatura portuguesa?

O Trovadorismo em Portugal (1189 ou 1198 - 1418)

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”.

Como é chamado cada período da literatura?

Romantismo (de 1836 a 1881); Realismo (de 1881 a 1893); Simbolismo (de 1893 a 1922); Modernismo (de 1922 a 1945);

Como foi dividido os estilos de época na literatura brasileira e portuguesa?

Na Era Colonial estão reunidas as escolas literárias do Quinhentismo (1500), Barroco (1601) e Arcadismo (1768). Na Era Nacional estão: o Romantismo (1836), Realismo/Naturalismo/Parnasianismo (1881), Simbolismo (1893), Pré-Modernismo (1902) e o Modernismo (1922).

Artigo anterior
Como calcular a quantidade de água?
Artigo seguinte
Qual as características da primeira infância?