Qual é a natureza jurídica e quais são os elementos do contrato de locação?

Perguntado por: Leticia Iara de Anjos  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)

Natureza Jurídica dos contratos de locação
O entendimento hoje em dia valido para a natureza jurídica do mesmo é que se trata de um contrato bilateral, comutativo, oneroso, consensual, de relação duradoura e não solene.

Quais são os elementos do contrato de locação?

Segundo o autor Nelson Rosenvald existem 4 elementos constantes em qualquer contrato de locação, sendo eles: Cessão de uso e Gozo, coisa infungível, retribuição (aluguel) e temporariedade (prazo).

Quais as características gerais do contrato de locação?

Do claro conceito legal, pode-se extrair as características principais do contrato: a cessão da coisa (“ceder à outra... uso e gozo de uma coisa não fungível”), preço (“certa retribuição”), consentimento (“se obriga a”) e prazo (“por tempo determinado ou não”). Bilateral; oneroso; consensual;comutativo; não solene.

Qual o tipo de contrato de aluguel?

Os contratos de aluguel devem dizer se serão por tempo determinado ou indeterminado. No primeiro caso, existe uma quantidade de meses fixos e, após o término, o contrato pode ser encerrado.

Quais são as três disposições essenciais do contrato de locação?

A quem recebe a coisa denomina-se locatário, tomando o nome de inquilino, na locação de prédio urbano (GOMES, 2001, p. 274 – 275). O contrato de locação tem três elementos essenciais: o tempo de duração (temporariedade), a coisa (objeto) e a retribuição (preço ou aluguel) (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2012, p.

Direito Civil - Contratos em Espécie - Contrato de Locação - Conceito, Natureza Jurídica e Elementos

33 questões relacionadas encontradas

O que não pode faltar em um contrato de aluguel?

Checklist: O que não pode faltar em um contrato de locação
  • Qualificação das partes. ...
  • Especificação do imóvel. ...
  • Prazo de locação. ...
  • Valor de locação estabelecido. ...
  • Utilização do Imóvel. ...
  • Prorrogação contratual. ...
  • Rescisão contratual. ...
  • Garantias locatícias.

Qual é a natureza jurídica do contrato de locação?

Natureza Jurídica dos contratos de locação

O entendimento hoje em dia valido para a natureza jurídica do mesmo é que se trata de um contrato bilateral, comutativo, oneroso, consensual, de relação duradoura e não solene.

Qual o melhor contrato de locação?

Muitos costumam citar que a melhor resposta para a pergunta deste artigo é a de 30 (trinta) meses. Este prazo é comumente utilizado e adotado pelos administradores de imóveis, corretores e quem conhece a Lei do Inquilinado para se criar o contrato de locação residencial.

Qual o melhor tipo de locação para residencial?

Garantias de aluguel: qual é a melhor?
  • Fiador. Esta é uma garantia locatícia muito tradicional entre os brasileiros, principalmente entre as pessoas mais velhas. ...
  • Caução. A caução também é uma garantia de aluguel muito conhecida no mercado imobiliário de locação nacional. ...
  • Seguro-fiança. ...
  • CredPago.

Como deve ser um contrato de aluguel?

Um contrato de aluguel é um documento feito para cessão de um bem por um determinado período. Em troca do uso, o locatário (dono do bem) paga ao locador (quem aluga) o valor do aluguel. Nesse sentido, o contrato serve para especificar todas as obrigações do locador, além das obrigações do locatário.

São características do contrato de locação com exceção?

Uma exceção a essa regra, são os contratos de locação com prazo igual ou superior a dez anos que dependem de vênia conjugal. Ausente a vênia conjugal (permissão), o cônjuge discordante não estará obrigado a observar o prazo excedente.

Quais são as principais característica de um contrato de locação comercial por que ele é importante?

Principais características de uma locação comercial

O contrato deve ser celebrado entres as partes por escrito e por prazo determinado; O prazo mínimo do contrato deve ser de cinco anos; O ramo do comércio deve ser o mesmo, de forma contínua, por pelo menos três anos.

Qual o objetivo do contrato de locação?

O contrato determina, assim, “as regras do jogo” da locação de um imóvel, definindo quem são as partes envolvidas, quais são suas obrigações no processo e quais são as penalidades, caso elas não sejam cumpridas.

Em que consiste genericamente o contrato de locação?

Esta espécie caracteriza-se pelo fato de um dos contratantes, mediante remuneração paga pelo outro, comprometer-se a fornecer-lhe, durante determinado período de tempo, o uso e gozo de uma coisa infungível; Também se caracteriza pela locação de serviços e pelo compromisso de execução de alguma obra determinada.

O que é melhor caução ou fiança?

Se está buscando simplicidade, a caução pode ser uma boa ideia. Já se quer ter mais segurança e não se incomodar, o seguro fiança é uma boa escolha.

O que é melhor fiador ou depósito?

Via de regra os locadores preferem fiador ao depósito caução, já que não há garantia de apenas três meses e poderá ser penhorado o imóvel do fiador.

O que é locação definitiva?

O contrato de locação definitiva é o mais comum. Onde uma parte (o locador – proprietário do imóvel) cede o uso por tempo determinado para outro, chamado de locatário. Esse contrato por sua vez, exige mais detalhamento e cuidado em suas cláusulas.

É legal fazer contrato de locação por 6 meses?

Pode, o prazo é livre. O problema dos contratos com prazo menor que 30 meses é que ao final do prazo você locador somente pode retomar o imóvel por infração do inquilino como por exemplo, inadimplência ou nos casos do artigo 47 da lei 8.245/91. O inquilino tem direito a renovação automática por prazo indeterminado.

Qual o menor tempo de contrato de aluguel?

Contudo a lei não estipula prazo mínimo ou máximo de duração do contrato. Este pode ser de 12 (doze), 24 (vinte e quatro), 30 (trinta meses), ou tantos meses quanto as partes acordarem. Todavia, para os contratos com prazo inferior a trinta meses a lei 8.245/91, artigo 47 dispõe: Art.

Qual o melhor prazo para aluguel residencial?

Normalmente, os contratos de locação de imóveis são elaborados com a previsão de durar 30 (trinta) meses. Para as administradoras de imóveis e as imobiliárias esse é um prazo ideal, tendo em vista o disposto na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), que prevê: “Art. 46.

Qual a fonte legal para contrato de locação de imóvel?

Os contratos de Locação de Imóveis Residenciais, são regidos pela Lei 8.245/91, a chamada Lei do Inquilinato. A referida lei, sofreu alterações pela Lei 12.112/09.

Como preencher o contrato de locação de imóvel?

Listamos os principais pontos de como preencher contrato de aluguel sem erros
  1. Dados pessoais. São constituídos pela qualificação do locador, do locatário e do fiador, se houver um. ...
  2. Termo de vistoria. ...
  3. Valor do aluguel. ...
  4. Prazo do contrato. ...
  5. Despesas, encargos e taxas. ...
  6. Multas. ...
  7. Garantias. ...
  8. Responsabilidades.

Será regido pela lei do Inquilinato lei 8.245 91 o contrato de locação?

Criada em 1991, a Lei do Inquilinato, como é informalmente chamada a lei nº 8.245/91, rege a relação contratual entre proprietário e inquilino, seus deveres e como os demais procedimentos de admissão e despejo devem ser realizadas.

O que se estabelece num contrato de administração de imóveis?

Ter-se-á contrato de administração imobiliária se um dos contratantes, mediante mandato ou autorização, conferir ao outro gestão de imóveis ou direção de negócios relativos a seus interesses imobiliários, comprometendo-se a pagar uma taxa pelos serviços prestados.]”[3].

Qual a importância da utilização e preenchimento correto do contrato de locação?

O documento deve reunir todos os detalhes da locação, desde o valor a ser pago por mês, como também deveres do locador e locatário. As cláusulas são convencionadas pela Lei do Inquilinato e garantem o conforto de ambas as partes e evitam possíveis dores de cabeça mais à frente.

Artigo anterior
Tem como mudar a ordem das fotos no Instagram?
Artigo seguinte
Quais os tipos de defeitos pontuais e lineares?