Qual é a natureza jurídica do arrependimento eficaz?

Perguntado por: Enzo Jorge de Silva  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

A natureza jurídica do arrependimento eficaz é uma excludente da tipicidade mediata ou indireta da tentativa. Desse modo, tal conduta será tipificada de acordo com os atos já praticados, ou seja, o agente só respondera pelo que já fez.

O que é crime arrependimento eficaz?

Causa de exclusão da pena que se verifica quando o autor do crime, abandonando seu intento, deixa voluntariamente de completar a execução do crime que iniciara, respondendo então pelos atos já praticados, se puníveis por si mesmos.

Quais crimes admitem arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz só pode ocorrer em casos de crimes materiais, isso é, crimes que necessitem de um resultado naturalístico, exemplo: homicídio, resultado naturalístico: morte.

Qual a diferença de desistência voluntária e arrependimento eficaz?

Na desistência voluntária, o agente abandona a execução do crime quando ainda lhe sobra, do ponto de vista objetivo, uma margem de ação. No arrependimento eficaz, não há margem alguma, porque o processo de execução está encerrado, e o agente atua então para evitar que sobrevenha o resultado.” (PACELLI, Eugênio.

Quando acontece o arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz ocorre quando o agente pratica alguma conduta para salvaguardar o bem jurídico que já foi colocado em risco. Em tal situação, a fase de execução foi realizada, entretanto, o agente agrega nova conduta a fim de evitar o sacrifício do bem tutelado, salvando-o.

OS 5 PRINCIPAIS ARREPENDIMENTOS NO FINAL DA VIDA.

43 questões relacionadas encontradas

Quais são os dois tipos de arrependimento?

Qual os dois tipos de arrependimento? Existem dois tipos de arrependimento dos pecados: atrição e contrição.

Qual o processo do arrependimento?

Portanto, arrependimento é um estado de tristeza movido pelo reconhecimento dos erros cometidos que altera o comportamento do indivíduo. Assim, ele abandona as más condutas e se volta para Deus, a fim de alcançar paz de espírito.

Qual a natureza jurídica da desistência voluntária?

Natureza jurídica:

Parte da doutrina entende que tanto a desistência voluntária, como o arrependimento eficaz são causas de extinção da punibilidade não previstas no artigo 107 do Código Penal.

Qual a diferença de arrependimento eficaz e posterior?

ARREPENDIMENTO EFICAZ X ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Trata-se, assim, de uma causa geral de diminuição de pena. Por outro lado, no arrependimento eficaz, o agente impede a produção do resultado. Tratando-se de uma causa de exclusão da tipicidade.

O que diz o artigo 17 do Código Penal?

Art. 17. É isento de pena quem comete o crime por erro quando ao fato que o constitue, ou quem, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. § 1º Não há isenção de pena quando o erro deriva de culpa e o fato é punível como crime culposo.

Em qual fase do iter criminis ocorre o arrependimento eficaz do agente?

Em qual fase do inter criminis ocorre o arrependimento eficaz do agente? Na fase dos atos preparatórios.

Qual é a natureza jurídica do arrependimento posterior?

O arrependimento posterior é uma causa genérica de diminuição de pena e deve ser considerado na terceira etapa do cálculo da pena (art.

Quais são as excludentes de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

É isento de pena o agente que voluntariamente desiste?

Quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução do crime ou impede que o resultado se produza, ficará isento de pena.

Quais os requisitos para o arrependimento posterior?

O arrependimento posterior é previsto no artigo 16 do Código Penal, que possui a seguinte redação: "Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços".

O que significa 15 no crime?

O. 15 do Código Penal determina que nos casos em que o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução só responde pelos atos já praticados.

Qual a teoria adotada pelo Código Penal sobre tempo do crime?

1) Tempo do crime:

Teoria da Atividade: Para essa é a teoria, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. Essa é a teoria adotada pelo nosso Código Penal em seu artigo 4º.

O que é ponte de ouro no direito penal?

O instituto da Ponte de Ouro é a maneira que o legislador encontrou para estimular o indivíduo infrator que já iniciou a execução a evitar sua consumação, composto pela Desistência Voluntária e o Arrependimento Eficaz, ambos no artigo 15, do Código Penal.

Quando se exclui a tipicidade?

A doutrina elenca 3 principais causas de exclusão da conduta, hipótese em que não haverá crime por ausência, consequentemente, do elemento do fato típico: i)força física irresistível; ii)estados de inconsciência; iii)movimentos reflexos.

O que diz o artigo 6 do Código Penal?

Art. 6º - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

O que é o artigo 14 do Código Penal?

Artigo 14. Art. 14. Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime (artigo 76, parágrafo único, e 94, n.

Quais são os cinco passos do arrependimento?

Abaixo estão cinco passos vitais.
  1. Seja honesto sobre a sua necessidade de arrependimento. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo. ( ...
  2. Reconheça o perigo do pecado e a perniciosidade da culpa. ...
  3. Confesse totalmente. ...
  4. Refugie-se em Deus. ...
  5. Agarre-se à esperança.

Quem produz o arrependimento?

[...] o arrependimento é fruto da fé, que é, ela própria, fruto da regeneração. Contudo, na vida real, o arrependimento é inseparável da fé, sendo o aspecto negativo (a fé é o aspecto positivo) de voltar-se para Cristo como Senhor e Salvador.

Por que o arrependimento é necessário?

O arrependimento é um dos primeiros princípios do evangelho e é essencial para a nossa felicidade nesta vida e por toda a eternidade. É muito mais do que apenas reconhecer os erros. É uma mudança na mente e no coração que nos dá uma nova perspectiva sobre Deus, sobre nós mesmos e sobre o mundo.

Quando cabe arrependimento posterior?

O artigo 16 do Código Penal descreve o arrependimento posterior como uma das causas de redução de pena, que pode incidir no caso de o acusado de crime cometido sem violência se arrepender e decidir reparar o dano ou devolver o objeto.

Artigo anterior
O que são os pontos no braço da guitarra?
Artigo seguinte
Quais os benefícios da aplicação de bioestimulantes nas lavouras?