Como o pH interfere na produtividade do solo?

Perguntado por: Mário Martinho Andrade Borges  |  Última atualização: 21. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

Um solo que apresenta pH abaixo de 5,0 é considerado ácido, e compromete a absorção de diversos nutrientes, em especial N, P, Ca e Mg, além de promover toxidez às plantas em função da concentração de Al+3. A acidez do solo limita a produção agrícola em diversos locais do mundo.

Qual a influência do pH no solo?

O pH do solo é uma medida fundamental para a saúde e a produtividade das culturas agrícolas porque afeta diversos aspectos relacionados ao crescimento e ao desenvolvimento das plantas. Isso acontece principalmente porque esse fator influencia o nível de disponibilidade de nutrientes do solo para os vegetais.

Como o pH altera a fertilidade do solo?

O pH do solo é uma propriedade muito importante e controla a disponibilidade dos nutrientes. Tanto o pH baixo quanto o alto prejudicam a disponibilidade de nutrientes para as culturas. A disponibilidade da maioria dos micronutrientes diminui com o aumento do pH do solo, com exceção do molibdênio (Mo).

Como o pH interfere no desenvolvimento da planta?

O pH do solo afeta também a forma como os micronutrientes são absorvidos pelas raízes das plantas. A absorção de micronutrientes pelas plantas é influenciada pelo pH do solo porque afeta a forma como os micronutrientes são ligados a outras substâncias no solo e, portanto, a sua disponibilidade para as plantas.

Qual a importância do pH do solo na agricultura?

Medir o pH do solo pode ajudar a entender aspectos sobre a disponibilidade de nutrientes, a permeabilidade do solo e os tipos de plantas que podem ser cultivadas. O pH do solo depende de muitos fatores ambientais.

Influência do pH do solo sobre a PRODUTIVIDADE

15 questões relacionadas encontradas

O que aumenta o pH do solo?

Para elevar o pH de solos ácidos utiliza-se normalmente a calagem, onde o Ca (cálcio) substitui o H+ nos complexos de troca do solos (argila e matéria orgânica). Para baixar o pH de solos alcalinos utiliza-se substâncias como o gesso (CaSO4. 2H2O). Em campo, o pH deve ser avaliado ao longo de todo o perfil.

Qual a relação do pH do solo com a região?

O termo pH (potencial hidrogeniônico) define a acidez ou alcalinidade, os solos possuem pH variando de 3,0 à 9,0. Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos.

Como o pH influência na absorção de nutrientes?

O pH também é um importante indicador de qualidade do solo, ou da solução nutritiva, pois possui efeito sobre a solubilidade dos nutrientes, concentração da solução e forma iônica dos nutrientes, oque por consequência afeta a absorção e utilização dos nutrientes pelas plantas.

Qual é o pH ideal para o solo?

A faixa ideal de pH para as plantas gira em torno de 6 a 7, pois nessa faixa os nutrientes se encontram mais disponíveis. A relação direta com a fertilidade é no equilíbrio químico de trocas que acontecem e disponibilizam ou complexam os nutrientes no solo.

Quanto maior o pH mais o solo é ácido?

Quanto mais baixo for o valor do pH do solo, maior a sua acidez. Ao contrário, quanto maior o pH, menos ácido é o terreno, estando a neutralidade no valor 7,0.

Como o pH do solo pode afetar a disponibilidade de nutrientes para as plantas?

O pH do solo influencia a solubilidade, a concentração na solução do solo, a forma iônica e a mobilidade da maioria nutrientes das plantas. O pH do solo afeta a disponibilidade de muitos nutrientes, mas o pH ideal para o crescimento das plantas depende de qual nutriente é o mais limitante!!

O que influencia a fertilidade do solo?

Indicadores Físicos: densidade, porosidade, textura, compactação, etc. Químicos: pH, capacidade da troca de cátions (CTC), salinidade, etc. Biológicos: matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc.

O que afeta a fertilidade do solo?

Esse processo pode ser resultado de vários fatores, como o manejo inadequado do solo e uso contínuo e incorreto de fertilizantes, inseticidas, herbicidas, entre outros insumos agrícolas. Tudo isso pode atrapalhar a ciclagem de nutrientes, alterar a estrutura e até reduzir a fertilidade do solo.

O que é preciso para ter um solo fértil?

O que fazer: o aumento da fertilidade do solo e o manejo correto de nutrientes podem ser realizados por meio da adubação. sempre busque por fertilizantes que promovam o reequilíbrio químico, físico e biológico do solo, como os fertilizantes TMF.

O que diminui o pH do solo?

Para eliminar a acidez do solo, utiliza-se algumas práticas para fornecer suprimentos como, por exemplo, o cálcio e magnésio, mantendo um solo fértil e produtivo. A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo.

O que controla o pH da terra?

Existem vários fatores que podem interferir no pH do solo, tais como sua composição (rochas), a região em que está localizado e a concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.

O que deixa o solo mais ácido?

Presença de matéria orgânica pode levar à acidez

Esterco ou adubo natural no solo também pode fazer com que a acidez se torne cada vez maior. Assim, por meio das bactérias e microrganismos, essa matéria orgânica causa reações químicas, que levam nutrientes às plantas.

Quais são as 4 principais formas de fertilidade do solo?

As principais formas de fertilidade são:
  • Fertilidade Natural: É a formação natural do solo;
  • Fertilidade Potencial: Pode manifestar determinadas condições, as quais vão identificar o que pode estar limitando a real capacidade do solo em fornecer nutrientes à plantação;
  • A Fertilidade Atual: ...
  • Fertilidade Operacional:

Quais são os 3 tipos de fertilidade do solo?

Dada a necessidade de se avaliar a fertilidade do solo sob uma visão holística e dinâmica, didaticamente tem-se empregado os termos “fertilidade natural”, “fertilidade potencial” e “fertilidade atual”, a fim de facilitar o entendimento desse conceito.

Qual a diferença entre solo fértil e solo produtivo?

O que torna o solo fértil é o fato do mesmo possuir os nutrientes essenciais em quantidades adequadas e balanceadas para as plantas. Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores.

Como podemos deixar o solo mais produtivo?

6 cuidados para tornar seu solo mais produtivo
  1. 1 – Irrigação. Aqui encontramos um fator primordial. ...
  2. 2 – Calagem. Essencial para a correção de Ph e diminuição da acidez do solo, é uma ferramenta interessante a ser utilizada em solos com desequilíbrio de minerais. ...
  3. 3 – Adubação. ...
  4. 5 – Controle de erosão. ...
  5. 6 – Manejo.

Qual é o tipo de solo mais fértil?

O solo mais rico em carbono é também o mais fértil, uma vez que o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos o carbono do ciclo, reduzindo o aquecimento global, e, no final, ficamos com o melhor fertilizante do mundo.

Porque nem todo solo fértil e produtivo?

Nem todo solo fértil é necessariamente um solo produtivo. Isso significa que apesar de suprir as necessidades nutricionais, o solo também deve possuir boas características físicas e biológicas para garantir a produtividade das plantas.

Quanto maior o pH melhor?

Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor.

Qual a diferença entre acidez do solo é pH?

A acidez do solo é mensurada a partir do pH (potencial hidrogeniônico) na escala de 0 a 14, sendo que solos que apresentam pH abaixo de 7 são denominados ácidos, enquanto aqueles acima de 7, alcalinos. Ou seja, à medida que aumenta o pH do solo reduz a acidez, assim como reduzindo o pH aumenta a acidez do solo.

Artigo anterior
É verdade que whey engorda?
Artigo seguinte
O que é reduzir no meio ambiente?