Qual é a lei do usucapião?

Perguntado por: Tomás Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (39 avaliações)

Art. 1.238. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quando a pessoa tem direito a usucapião?

Para entrar com o pedido de usucapião ordinária, a pessoa precisa ter posse do imóvel por 10 anos continuadamente. O prazo pode ser reduzido para cinco anos caso o local seja a moradia do possuidor ou se algum investimento econômico ou social tenha sido feito do local.

Qual é a nova lei do usucapião?

Nova Lei de Regularização Fundiária (Lei 13.465/2017)

A lei atual adota um entendimento de área urbana conforme a sua finalidade, não importando se, formalmente, o assentamento objeto da regulação esteja localizado em área considerada rural, tornando mais célere e fácil o deferimento da usucapião.

Como funciona o usucapião 2021?

Art. 1.261. Se a posse da coisa móvel se prolongar por cinco anos, produzirá usucapião, independentemente de título ou boa-fé.” Neste caso, como o lapso temporal foi ampliado, a lei não exige justo título ou boa-fé.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Além da documentação (sugerida acima) para comprovar o tempo de posse, será necessário apresentar, juntamente com a petição inicial, os documentos dos moradores, comprovante do local de moradia (cadastro social ou comprovante de residência), a matrícula do imóvel objeto do usucapião, planta e memorial descritivo do ...

Quem tem direito de fazer usucapião?

36 questões relacionadas encontradas

Como se comprova a posse de um imóvel?

A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor, como água, luz etc. Testemunhas, fotos e documentos legais como contrato particular de compra e venda também são utilizados quando é necessário efetuar a comprovação de posse.

Quanto custa fazer usucapião no Cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

O que impede o usucapião?

Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

Quem paga aluguel tem direito a usucapião?

Em regra, o inquilino NÃO pode pedir usucapião do imóvel alugado. Para requerer usucapião de um imóvel o interessado precisa cumprir 3 (três requisitos), qual seja: a) posse mansa, pacífica e ininterrupta, b) vontade de ser dono e c) tempo que exerce a posse.

Qual usucapião é mais rápido?

A usucapião realizada em cartório, ou extrajudicial, é mais rápida e econômica que o procedimento realizado pela Justiça.

Quem paga IPTU tem direito a usucapião?

O pagamento do IPTU não é requisito para a Usucapião e seu não pagamento também não há de prejudicar o pretendente - PORÉM - é preciso saber que, em que pese não ser requisito para a configuração de nenhuma das modalidades de Usucapião - há sim obrigação do ocupante em recolher tal pagamento, como aponta o art.

Pode herdeiro requerer usucapião?

Assim, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou à conclusão de que é possível, sim, a usucapião por herdeiro sobre o imóvel que é objeto de herança, ou seja, que foi deixado pelo falecido. Essa decisão ocorreu no julgamento do Resp 1.631.859, quando decidiu que é possível haver usucapião entre herdeiros.

Quais os tipos de usucapião e seus requisitos?

Conheça as regras de cada tipo de usucapião:
  • Usucapião Extraordinário: posse de imóvel por 15 anos, sem interrupção, nem oposição. ...
  • Usucapião Ordinário: posse de imóvel durante 10 anos continuamente. ...
  • Usucapião Especial Rural: posse por 5 anos de imóvel em zona rural.

Quais os tipos de usucapião previstos no ordenamento jurídico e quais os requisitos de cada um?

Os pressupostos da usucapião, basicamente são cinco: coisa hábil ou suscetível de usucapião, posse, decurso do tempo, justo título e boa-fé. Ressalva-se que os dois últimos são exigidos apenas na usucapião ordinária, enquanto os outros três são necessários em todos os outros tipos.

Quais são os tipos de ação de usucapião?

Tipos de Usucapião de bens imóveis
  • Extraordinário – Ação de Usucapião Extraordinário;
  • Ordinário – Ação de Usucapião Ordinário;
  • Urbano – Ação de Usucapião Urbano;
  • Rural – Ação de Usucapião Rural;
  • Familiar – Ação de Usucapião Familiar;
  • Coletivo – Ação de Usucapião Coletivo;
  • Indígena – Ação de Usucapião Indígena;

Quem pode contestar ação de usucapião?

A ação de usucapião é proposta erga omnes, o que motiva seu procedimento editalício e significa dizer que qualquer interessado, certo ou incerto, habilita-se como réu na ação dominial, podendo contestar o pedido, tudo a retirar o interesse de agir via de intervenção de terceiro.

O que interrompe o prazo de usucapião?

Segundo o tribunal, “se a ação proposta pelo proprietário visa, de algum modo, à defesa do direito material, deve-se reputar interrompido o prazo prescricional a partir da citação verificada nesse processo”. O nosso Código Civil é o diploma no qual estão reunidas as regras que norteiam o instituto da usucapião.

O que pode prejudicar a prescrição aquisitiva da usucapião?

Falência interrompe prazo de 20 anos para aquisição de propriedade por usucapião. A decretação de falência interrompe o curso da prescrição aquisitiva de propriedade de massa falida, visto que o possuidor, seja o falido ou terceiros, perde a posse pela incursão do Estado na sua esfera jurídica.

Como fazer um documento de posse de um imóvel?

Basta que ela contenha informações completas a respeito do requerente, como:
  1. o nome do posseiro;
  2. seu estado civil — casados também devem identificar os dados pessoais do cônjuge;
  3. carteira de identidade;
  4. CPF;
  5. profissão;
  6. nacionalidade;
  7. data de nascimento;
  8. local de residência e.

O que é um documento de posse?

Olá documento de posse é uma garantia que você tem por ter a "posse" de algum imóvel ou terreno (mesmo não estando em seu nome - registro), você tem direitos por lei, além claro de ter o direito de regularizar o mesmo.

Quando se dá a posse do imóvel?

Diferente da propriedade, tem a posse de um imóvel quem, de acordo com o artigo 1.196 do Código Civil, tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade ou seja o usufruto, disposição ou reivindicação.

Quanto tempo demora usucapião extrajudicial?

Procedimento mais conhecido que na via judicial: A Usucapião Extrajudicial tem previsão de ser concluída no Registro de Imóveis num prazo que pode variar de 90 a 120 dias em média, no caso de um processo bem feito e corretamente pré-examinado.

Artigo anterior
Quem governou o Brasil em 1942?
Artigo seguinte
Qual a função dos Meatos e conchas nasais?