Qual é a história do Centro Histórico de Salvador?

Perguntado por: Carolina Victória Neto de Rodrigues  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

A cidade foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa para ser a sede do governo português no Brasil. Sua construção se deu inicialmente em cima de uma escarpa, de forma que ficasse protegida de ataques inimigos, e o primeiro traçado das ruas da cidade é creditado ao arquiteto português Luís Dias.

Porque o Centro Histórico de Salvador foi tombado?

Entre 1938 e 1945, vários monumentos do centro histórico foram tombados pelo Iphan, para garantir a preservação do Largo do Pelourinho e do seu entorno imediato.

Por que é importante que o centro histórico de Salvador seja preservado?

O centro histórico de Salvador apresenta grupos de construções e espaços que permitem a leitura do modelo das cidades fundadas pelos portugueses no além–mar.

O que podemos encontrar no centro histórico de Salvador?

Pontos turísticos imperdíveis num dos lugares mais visitados da cidade
  1. Igreja Nossa Senhora Rosário dos Pretos. ...
  2. Fundação Casa de Jorge Amado. ...
  3. Equipamentos culturais. ...
  4. Cafelier. ...
  5. Bar Cruz do Pascoal. ...
  6. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. ...
  7. Igreja e Convento de São Francisco. ...
  8. Elevador Lacerda.

Qual a história do Pelourinho em Salvador?

Pelourinho era o local em que os escravos que fugiam ou cometiam algum tipo de delito eram levados para o castigo. Compostos por uma coluna de pedra com argolas, os pelourinhos ficavam dispostos em áreas públicas, onde as pessoas eram amarradas e cruelmente torturadas.

HISTÓRIA DE SALVADOR desde antes da fundação #epi009

45 questões relacionadas encontradas

Qual o significado histórico do Pelourinho?

O termo pelourinho era utilizado para nomear uma coluna de madeira ou pedra erguida em praça pública para castigar criminosos. Idealizado na Europa na Idade Média, esse hábito foi trazido para o Brasil pelos portugueses no período da fundação da cidade de Salvador, assim nomeada para homenagear Jesus Cristo.

Porque o Pelourinho tem tanta igreja?

Em geral ricos colonizadores, eles bancaram suntuosas edificações para pagarem promessas e salvarem a alma depois da morte, se livrando do que acreditavam ser o purgatório e o inferno. Para construir a talha da igreja de São Francisco, no Pelourinho, foram usados cerca de mil quilos de ouro em pó.

Qual é a idade do Centro Histórico de Salvador?

Há quase 470 anos, ainda em meio à vegetação nativa, Salvador começava a ser construída na região que até hoje abriga o coração da cidade: o Centro Histórico. Salvador 470 anos: Você identifica a capital baiana em fotos antigas?

Qual o bairro mais conhecido do Centro Histórico de Salvador?

Embora o Pelô seja mesmo o bairro mais conhecido da antiga Salvador, o Centro Histórico inclui também o Terreiro de Jesus, a Praça da Sé, o Largo de São Francisco, Santo Antônio Além do Carmo e o bairro do Comércio.

Quando o Pelourinho foi tombado?

Foi tombado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1985.

Qual foi o primeiro nome da cidade de Salvador?

A cidade de Salvador. Foi fundada em 1549, com o nome de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Salvador, capital do Estado da Bahia é hoje a terceira maior metrópole do Brasil em seguida à São Paulo e Rio de Janeiro.

Qual é a história do Elevador Lacerda?

O Elevador Lacerda é um dos ícones da arquitetura brasileira. Localizado em Salvador, ele cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta. O Elevador Lacerda surgiu para solucionar um problema existente desde a origem da cidade: o seu grande desnível.

Qual a principal cultura de Salvador?

A Cultura de Salvador

Tem as mais típicas manifestações culturais populares, assim como a música cujo gênero musical é o Axé, que surgiu por volta dos anos 80, nas manifestações populares do carnaval de Salvador, cuja sua mistura é o maracatu, frevo, reggae, forró e calipso.

Como foi fundado o Pelourinho?

A história do Pelô, como é chamado carinhosamente, está diretamente ligada à história da capital baiana fundada em 1549. O local foi escolhido pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Sousa, por sua localização no alto e proximidade ao porto, sendo um local estratégico para a defesa da cidade.

Qual é o maior centro histórico do Brasil?

O Centro Histórico de Salvador está localizado no bairro do Pelourinho, que é marcado pela arquitetura colonial. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985 e é, historicamente, uma das mais importantes da América. Porto Seguro - BA.

Quem foi que fundou a cidade de Salvador?

Em 29 de Março de 1549, devido à morte de Pereira Coutinho pelos índios e o fracasso da capitania, Tomé de Sousa veio para o Brasil como Governador-geral, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza chamada "do São Salvador", onde ficaria a sede deste governo.

Quem fez o Pelourinho?

A história do bairro soteropolitano está, intimamente, ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica — no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por ...

Por que as casas do Pelourinho são coloridas?

Segundo o folclore local, as cores eram usadas para que marinheiros conseguissem ver suas casas ao longe, em meio a névoa da cidade.

Qual a idade do Pelourinho?

Os pelourinhos foram, pelo menos desde finais do século XV, considerados o padrão ou o símbolo da liberdade municipal. Para alguns historiadores, como é o caso de Alexandre Herculano, o termo pelourinho só começa a aparecer no século XVII, em vez do termo picota, de origem popular.

Qual é o bairro mais antigo da cidade de Salvador?

Pelourinho, é o centro histórico de Salvador. É o bairro mais antigo de Salvador e tem muitos pontos turísticos, as igrejas, ruas com comercio de artesanato local, barzinhos e restaurantes, museus etc.

Em que ano nasceu o Salvador?

Em 1549 foi fundada a cidade de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, depois nomeada como Salvador.

Como é o nome da igreja que fica no Pelourinho?

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador, Bahia. Construída no século XVIII, com decoração atual executada entre as décadas de 1870 e 1890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho.

Qual é a função atual do Pelourinho?

O Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador, Bahia, é uma das imagens e cartões-postais mais conhecidos, divulgados e visitados da capital baiana. Possuindo um acervo colonial urbano e arquitetônico de grande importância cultural, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1985.

Quantas igrejas tem o Pelourinho?

Lá estão três igrejas (Catedral Basílica, São Pedro dos Clérigos e Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão) e alguns bares.

Artigo anterior
Onde está a pasta de meus arquivos do WhatsApp?
Artigo seguinte
O que é um imã e quais suas propriedades?