Qual é a função do tecido conjuntivo denso?

Perguntado por: Débora Morais Andrade  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

O tecido conjuntivo denso, ao contrário do tecido conjuntivo frouxo, é adaptado para oferecer resistência e proteção aos tecidos. Sua constituição é a mesma do tecido frouxo, porém, existem menos células e uma predominância de fibras colágenas.

O que é o tecido conjuntivo denso?

O tecido conjuntivo denso é formado pelos mesmos elementos encontrados no tecido conjuntivo frouxo, porém tem fibras mais espessas e mais numerosas, além de menor quantidade de células. Este tecido conjuntivo é menos flexível e mais resistente à tensão do que o tecido conjuntivo frouxo.

Qual é as funções do tecido conjuntivo?

A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo. As diferenças em sua matriz extracelular nos tecidos conjuntivos especializados faz com que seja capaz de absorver impactos, resistir à tração ou ter elasticidade.

Quais as características do tecido conjuntivo propriamente dito denso?

O principal constituinte deste tipo de tecido é a matriz extracelular rica em colágeno, fibras reticulares, fibras elásticas, glicoproteínas e integrinas. ... O tecido conjuntivo denso oferece resistência e proteção aos tecidos, é menos flexível que o tecido conjuntivo frouxo e mais resistente às tensões.

Onde podemos encontrar o tecido conjuntivo denso?

Tecido Conjuntivo Denso

É tipicamente encontrado em duas situações: formando os tendões, mediando a ligação entre os músculos e os ossos; e nos ligamentos, unindo os ossos entre si.

Tecido Conjuntivo Propriamente Dito - Frouxo, Denso Modelado e Não Modelado | Prof. Samuel Cunha

23 questões relacionadas encontradas

Quais células formam o tecido conjuntivo denso?

As células do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos, leucócitos e células adiposas.

Onde se encontra o tecido conjuntivo cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por sua consistência rígida, mas relativamente flexível. Esse tipo de tecido é encontrado em várias regiões do corpo, tais como nariz, orelhas e na superfície de órgãos.

Quais são as principais características do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células bastante diversificadas, tanto em origem como em função. Essas células encontram-se dispersas em uma abundante matriz celular, cuja composição também é variável, sendo dependente do tipo de célula presente no tecido conjuntivo.

Quais as características comuns a todos os tecidos conjuntivos?

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se pela presença de grande quantidade de material intercelular. Tem como função, de um modo geral, preencher espaços entre os órgãos, unir outros tecidos e, se consistentes e rígidos, formar estruturas de sustentação do organismo.

Quais são as principais características do tecido nervoso?

O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal.

São características morfológicas do tecido conjuntivo propriamente dito?

Os dois principais tipos de tecido conjuntivo propriamente dito são o frouxo (ou areolar) e o denso. O tecido conjuntivo frouxo possui a maior variedade de células e fibras. É um tecido altamente celularizado, com fibras mais delicadas e alta flexibilidade.

Fazem parte do tecido conjuntivo?

O tecido conjuntivo é o mais abundante em nosso organismo, desempenhando diversas funções além de unir e sustentar outros tecidos. Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso.

Onde é encontrada a cartilagem no nosso corpo?

A cartilagem pode ser encontrada em diversas partes do corpo, tais como nariz, orelhas e discos intervertebrais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa.

Onde encontramos as cartilagens e qual a sua função?

A presença do tecido cartilaginoso nas articulações responsáveis por sustentar pesos é fundamental, uma vez que esse tecido admite uma grande quantidade de carga. Essa situação ocorre nas regiões do quadril, joelhos e tornozelos. O tecido cartilaginoso é predominante no sistema esquelético do embrião.

Onde é encontrado o tecido ósseo?

Tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por ser o principal componente dos ossos do nosso esqueleto. Esse tecido está, portanto, relacionado com a sustentação do corpo, além da proteção dos órgãos e da locomoção.

Quais são as células próprias do tecido conjuntivo?

As células mais comuns do conjuntivo são os fibroblastos, responsáveis pela formação das fibras e do material celular amorfo. Eles sintetizam colágeno, mucopolissacarídeos e fibras elásticas. A forma ativa da célula é denominada fibroblasto e possui núcleo ovoide de cor clara.

Quais são as células da derme e quais suas respectivas funções?

As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e elásticas e da substância fundamental. Sua superfície externa é irregular, observando saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele.

O que é uma célula epitelial?

As células epiteliais são os blocos de construção do tecido epitelial. Como todas as outras células, elas estão cercadas por membranas celulares. As membranas celulares epiteliais possuem três regiões (domínios) diferentes em estrutura e função: apical, lateral e basal.

Quais os tipos de cartilagem e onde são encontradas?

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.

O que é cartilagem do corpo humano?

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo, formado por células jovens denominadas condroblastos e as adultas condrócitos, responsáveis pela produção de fibras colágenas e de substância amorfa, conferindo resistência a esse tecido.

Quais os 3 tipos de cartilagem existem no nosso corpo?

Dessa forma, existem três tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa (ou fibrocartilagem).

Fazem parte do tecido conjuntivo exceto?

Fazem parte dos tecidos conjuntivos, exceto: a) tecido ósseo b) tecido muscular c) tecido adiposo d) tecido cartilaginoso e) tecido sanguíneo.

Quais são os principais componentes da matriz extracelular do tecido conjuntivo?

Os três componentes do tecido conjuntivo são células, substância fundamental e fibras. A substância fundamental e as fibras compõem a matriz extracelular (MEC). A célula primária do tecido conjuntivo é o fibroblasto. Sua função é produzir e manter a MEC do tecido conjuntivo.

São exemplos de tecido conjuntivo propriamente dito?

Desse modo, pode ser dividido em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos de propriedades especiais, a saber: adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.

Quais os componentes da substância intercelular do tecido conjuntivo propriamente dito?

O tecido conjuntivo apresenta uma substância intercelular abundante, formada basicamente de uma Substância Fundamental Amorfa (SFA) e fibras proteicas. A SFA é constituída de água, glicosaminoglicanos, proteoglicanos, proteínas multiadesivas e alguns polissacarídeos como o ácido hialurônico.

Artigo anterior
O que é Epitelizacao?
Artigo seguinte
Como fazer um fecha corpo?