Qual é a função do metonímia?

Perguntado por: Matias César Loureiro de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (14 avaliações)

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.

Quando ocorre a metonímia?

Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.

São exemplos de metonímia?

Exemplos de metonímia de vários tipos
  • Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. ...
  • Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. ...
  • Autor pela obra: Muitas vezes, li Camões. ...
  • Inventor pelo Invento: Por que esperar? ...
  • Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite.

O que é metonímia e 3 exemplos?

O que é Metonímia:

A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.

Qual é o exemplo de Hiperbole?

Exemplos do uso de hipérbole

Vejamos mais alguns exemplos muito comuns do uso da hipérbole: Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série!

?Figura de linguagem: metonímia [Prof. Alda]

39 questões relacionadas encontradas

Como surgiu a metonímia?

A metonímia é formada pela união de duas palavras gregas, o meta (mudança) + onoma (nome), traduzindo mudança do nome. Como a própria nomenclatura já supõe, a metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra ou termo em uma oração, sem que a mesma perca o sentido.

O que é metalinguagem e exemplos?

O que é Metalinguagem:

O dicionário é um exemplo de metalinguagem, pois tem o propósito de descrever e falar sobre os códigos que compõem a linguagem em si. Por exemplo, quando determinada pessoa pergunta o significado de alguma palavra, esta está usando a função metalinguística (descrever a própria linguagem).

Qual é a diferença entre metáfora é metonímia?

Como, então, diferenciá-las? Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.

O que é metonímia é metáfora?

Metáfora e metonímia são figuras semelhantes por estabelecerem relação entre dois termos. Porém, como vimos, a metonímia está ligada à substituição de termos com os quais tenha relação direta por meio de implicações, ou seja, de pressuposição, consequência.

O que significa metáfora exemplos?

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

O que é metáfora é de 5 Exemplos?

Exemplos de Frases com Metáfora

O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.

Como identificar o que é metalinguagem?

A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma.
...
Como exemplos de metalinguagem podemos citar:
  1. o autorretrato de um fotógrafo;
  2. a foto de uma câmera nas propagandas publicitárias;
  3. a pintura de um artista pintando;
  4. o filme que descreve sobre o cinema;
  5. o texto que fala da escrita;
  6. o desenho de alguém desenhando.

Quais são os tipos de metalinguagem?

Tipos de metalinguagem

Incorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formal ou naturalmente. Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. Uma metalinguagem criada para falar sobre um objeto, seguida pela criação de outra metalinguagem para descrever a primeira e assim por diante, por exemplo.

Como explicar metalinguagem?

Na metalinguagem, faz-se referência à própria linguagem utilizada para transmitir um discurso. Assim, é o uso do meio de comunicação para falar dele próprio. A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação.

O que é o significado de metonímia?

A metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra caracterizada pela substituição de um termo por outro, havendo entre eles algum tipo de ligação.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual a diferença entre antonomásia é metonímia?

Antonomásia: é a substituição de um nome por outro ou por uma expressão que facilmente o identifique. A antonomásia é uma variante metonímia, que consiste na substituição de um nome por outro que com ele seja afim semanticamente.

Qual é a função metalinguística?

A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.

Qual a diferença entre metalinguagem e intertextualidade?

A metalinguagem é uma das funções da linguagem. Textos verbais e não verbais podem ser metalinguísticos. Textos metalinguísticos se referem à própria linguagem. A intertextualidade é o diálogo entre textos.

O que é a função metalinguística?

Assim, o autor utiliza-se de uma função da linguagem conhecida como função metalinguística, que pode ser definida como: A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.

O que é metalinguagem poesia?

A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.

O que é uma atividade Epilinguística?

a) atividade epilingüística – é o exercício de reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades.

O que é fática?

A função fática, também chamada de função de contato, é a função de linguagem que enfatiza o canal ou veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em curso, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).

Como identificar a metáfora?

Como identificar a metáfora? É possível identificar ainda a metáfora ao perceber a substituição de uma palavra do sentido denotativo (significado literal) e, atribuída ao contexto conotativo (termo fora do conceito literal).

Como saber se é uma metáfora?

Entendemos por metáfora a palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.

Artigo anterior
Onde a fibromialgia ataca mais?
Artigo seguinte
Quais são os 5 cinco requisitos para julgar como adequada uma moldagem?