Qual é a função do hormônio gonadotrofina coriônica?

Perguntado por: Neuza Kelly de Moura  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (44 avaliações)

A Gonadotrofina Coriônica humana (hCG) é um hormônio produzido pela placenta que impede a destruição do corpo lúteo e estimula a produção de esteroides.

Quais são os hormônios das gonadotrofinas?

Os dois principais tipos de gonadotrofinas são o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio estimulador do folículo (FSH).

Qual a função do hormônio beta hCG?

O Beta HCG (ou β hCG) é um subcomponente desse hormônio e é usado pelos médicos como um indicativo de gravidez, já que só aparece no corpo quando está associado à placenta.

Qual o papel da gonadotrofina coriônica no processo de fecundação e implantação do embrião?

O hCG possui papel fundamental durante a gravidez, pois auxilia o corpo lúteo a sobreviver após a sua liberação pelos ovários, garantindo, assim, o preparo final do endométrio para o recebimento do embrião. Auxilia ainda o blastocisto, fase de desenvolvimento ideal do embrião, durante a implantação embrionária.

Qual a função do hormônio gonadotrofina coriônica?

O que é o Hormônio HCG? O Gonadotrofina Coriônica Humana, conhecido como HCG, é o hormônio que o corpo da mulher produz durante a gravidez. Por causa dele, é possível perceber a gestação logo nas primeiras semanas, pois ele é responsável por todos os sintomas iniciais, como sensibilidade nos seios, náuseas e fadiga.

Tudo sobre HCG gonadotrofina coriônica humana

18 questões relacionadas encontradas

Quem produz o hCG?

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Qual é o nome do hormônio da gravidez?

Hormônio beta-HCG

Hormônio produzido pelo ovário logo após a concepção. A detecção de sua presença no organismo é o indício em que se baseia grande parte dos testes de gravidez. Associado à progesterona, o beta-HCG tem papel fundamental na manutenção da gravidez durante o primeiro trimestre.

Quando o corpo começa a produzir o hormônio hCG?

Trata-se da sigla que denomina o hormônio gonadotrofina coriônica humana, que começa a ser produzido após o início da gestação. Este hormônio pode ser testado tanto na urina quanto no sangue materno para identificar se a mulher está esperando um bebê.

O que significa gonadotrofina coriônica positivo?

Interpretação: A gonadotrofina coriônica é um hormônio glicoproteico produzido pelas células do sincicio-trofoblasto da placenta. Sua determinação é indicada no diagnóstico precoce da gravidez (desde 1 a 2 dias de atraso menstrual). O teste é positivo em praticamente 100% dos casos de gravidez ectópica.

Como ocorre o processo pelo qual o hormônio gonadotrofina coriônica humana é estimulado é detectado na corrente sanguínea?

O beta-hCG é uma subunidade, exclusiva para a gestação, presente na formação do hCG. Sua liberação no organismo ocorre quando o embrião se conecta à parede uterina e, por isso, o exame consegue detectar os níveis do hormônio na urina ou no sangue e indicar a gravidez.

O que significa gonadotrofina?

Designação dada a qualquer hormona que atue no desenvolvimento e estimulação das glândulas sexuais ou gónadas (masculinas ou femininas).

O que significa ausência de gonadotrofina coriônica humana?

Um resultado abaixo do valor de referência, ou seja, abaixo de 25 mUI/mL, sugere ausência de gravidez ou que a concentração presente no sangue é muito baixa e não foi detectada no exame.

Quanto tempo o hormônio beta hCG fica no corpo?

Quando hCG tem mais de 6.000 mUI / ml, hCG geralmente leva quatro ou mais dias para dobrar-se. Normalmente, após as 9-10 semanas de gravidez, os níveis de hCG diminuem.

Qual é o nome do hormônio da ovulação?

Nessa etapa há a liberação de dois hormônios produzidos pela hipófise: o FSH e o LH. O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.

Quais são as duas gonadotrofinas?

A hipófise

As gonadotrofinas (FSH e LH), como o nome já diz, são hormônios que estimulam diretamente o ovário, atuando, portanto, diretamente na ovulação.

O que pode causar o aumento do hCG?

Ele continua a aumentar durante o primeiro trimestre, com o crescimento do bebê, pelo que você pode se sentir um pouco enjoada. Como o hCG, em geral, é produzido apenas durante a gestação, ao obter um resultado positivo em um teste de gravidez, você pode ter mais de 99% de certeza de que está grávida.

É possível estar grávida com o Beta hCG negativo?

Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Qual a quantidade de Beta hCG para estar grávida?

BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.

Quando o Beta hCG da Positivo e não é gravidez?

O falso positivo no exame é incomum e uma ocorrência rara, especialmente quando realizado o exame de sangue. Quando o exame apresenta níveis elevados de beta HCG, mas a mulher não está gestante algumas ocorrências relacionadas podem incluir morte fetal, tratamento à base de beta HCG ou tumores ovarianos.

Quais os sintomas do hCG no sangue?

Quais os sintomas do beta HCG? Os sintomas que levam a realização do exame são: atrasos menstruais; enjoos; mamas sensíveis; cansaço e sono excessivo; incômodo com cheiros fortes entre outros.

Quanto tempo para o beta dar positivo?

Geralmente, os valores de Beta HCG aumentam a partir do sexto dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.

Qual exame de sangue detecta gravidez sem ser o beta?

O Gonadotrofina Coriônica Humana (mais conhecido como hCG) é um hormônio que começa a ser produzido no corpo materno entre 6 e 8 dias após a fecundação.

Qual o hormônio que atrasa a menstruação?

Neste período, a ação da progesterona atua principalmente inibindo a contração uterina e a produção de GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas), o que evita respectivamente as perdas gestacionais e a ocorrência de ovulações durante a gravidez.

O que é hCG gonadotrofina coriônica quantitativo?

O hCG é um hormônio protéico produzido pela placenta e células trofoblásticas, composto de subunidades alfa e beta. A subunidade alfa está presente em outros hormônios, enquanto que a beta está presente exclusivamente no hCG.

Qual hormônio aumenta na menstruação?

O hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante, que são produzidos pela hipófise, promovem a ovulação e estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona. O estrogênio e a progesterona estimulam o útero e as mamas a se prepararem para uma possível fecundação.

Artigo anterior
Como tirar o cheiro de plástico novo?
Artigo seguinte
Como funciona o sistema de irrigação localizada?