O que é transitividade verbal exemplo?

Perguntado por: Igor Francisco Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo. Observe os verbos em destaque a seguir: 1 – Nossos pais viajaram.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.

Como identificar uma transitividade verbal?

Transitividade verbal
  1. Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto.
  2. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto.
  3. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

O que é transitividade dos verbos?

- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).

Como saber se o verbo e VTI?

Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

Transitividade Verbal [Prof Noslen]

41 questões relacionadas encontradas

O que é transitividade verbal 8 ano?

A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite (ou transita) a outros termos da oração que atuam como seus complementos (os objetos).

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é um verbo transitivo indireto?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. O complemento é denominado de objeto indireto. O objeto indireto pode ser representado por substantivo, palavra substantivada, oração (oração subordinada substantiva objetiva indireta) ou pronome oblíquo.

O que é verbo intransitivo indireto?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

Quais são os verbos transitivos?

Os verbos transitivos são aqueles que vêm acompanhado de objeto, isto é, complemento. Esse objeto é o ser em que termina ou para onde se dirige a ação verbal que vem do sujeito. Os verbos transitivos podem ser diretos, indiretos ou diretos e indiretos.

Quais são os tipos de complementos verbais?

Gramática. Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

O que é verbo transitivo ou intransitivo?

Verbos transitivos. Os verbos transitivos são verbos que têm o sentido incompleto. Diferente dos verbos intransitivos, os verbos transitivos precisam de um complemento verbal para ter sentido, isto é, precisam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

O que é um nome transitivo?

Assim, podemos dizer que os nomes “acesso”, “obediente” e “longe” são nomes transitivos, os quais exigem o termo complemento nominal.

Tem verbo transitivo?

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é um verbo transitivo é como se classifica?

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

O que é um objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Esta é verbo intransitivo?

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

Quais são os tipos de complemento?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

Como identificar o complemento?

Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

Qual a diferença de complemento nominal e adjunto adnominal?

- O complemento nominal refere-se somente a substantivos abstratos (no caso em questão, à fuga), advérbios e adjetivos. - O adjunto adnominal refere-se somente a substantivos, tanto concretos quanto abstratos.

O que é complemento nominal exemplo?

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Como saber se é um adjunto adnominal?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Artigo anterior
Qual guerra Israel perdeu?
Artigo seguinte
Qual a capital mais segura do Brasil 2021?