Qual é a função do DNA e do RNA?

Perguntado por: Íris Juliana Valente  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (40 avaliações)

DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.

Qual é a função do RNA?

O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.

O que é DNA e qual a sua função?

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice.

Qual a diferença entre DNA e o RNA?

Diferenças entre DNA e RNA

Na célula, o DNA é encontrado no núcleo, e o RNA é produzido no núcleo, mas migra para o citoplasma. No que diz respeito à pentose (o monossacarídeo estrutural que está presente no nucleotídeo), no RNA existe a ribose e no DNA a desoxirribose.

Qual base nitrogenada diferencia o DNA do RNA?

O DNA e o RNA diferenciam-se pela pentose, que, no DNA, é desoxirribose e, no RNA, é a ribose, e nas suas bases nitrogenadas (timina - DNA e uracila - RNA).

DNA E RNA - ÁCIDOS NUCLEICOS - BIOQUÍMICA | Biologia com Samuel Cunha

31 questões relacionadas encontradas

Quais as principais diferenças entre a molécula de DNA e RNA por que ambas têm um caráter ácido?

Qual a diferença entre dna e rna? A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.

O que é DNA resumido?

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um tipo de ácido nucleico que possui papel fundamental na hereditariedade, sendo considerado o portador da mensagem genética.

O que é o DNA humano?

A molécula chamada ácido desoxirribonucleico ou DNA é um tipo de ácido nucleico, onde encontramos todas as informações necessárias para a síntese de proteínas e, por isso, ele é o responsável por armazenar todas as características de um indivíduo.

O que significa a palavra ADN?

A sigla ADN significa ácido desoxirribonucleico.

Onde se encontra a RNA?

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.

Qual a função do RNA transportador no processo de tradução?

O RNA transportador (RNAt) é uma molécula sintetizada a partir do processo de transcrição do DNA em segmentos localizados em regiões específicas dos cromossomos. Está envolvido com a síntese de proteínas no mecanismo da tradução gênica.

Qual é a constituição da base do RNA?

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

Qual a origem do DNA?

O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. A sua pesquisa incidiu nos glóbulos brancos do pus, pois estas células apresentam grandes núcleos e fáceis de isolar do citoplasma. O objetivo era determinar os compostos químicos existentes no núcleo das células.

O que é o ADN para crianças?

Ele é um tipo de ácido nucleico, assim como o RNA. Cada ácido nucleico é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Esse grupo de moléculas forma os chamados nucleotídeos. Existem apenas cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracila (U).

O que significa ADJ 2g?

A abreviatura “adj. 2g.” significa “adjetivo de dois graus”.

O que é DNA e como é a sua estrutura?

O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.

O que constitui o DNA?

O DNA (Ácido Desoxirribonucléico) é composto por milhões de nucleotídeos ligados uns aos outros. Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)

O que diferencia o DNA de uma pessoa para outra?

Eles descobriram que o código de DNA de uma pessoa pode se diferenciar em pelo menos 10 vezes mais uma da outra, fazendo com que a diferença chegasse a 1%, o que explicaria a razão pela qual algumas pessoas são suscetíveis a doenças sérias com fundo genético.

Quais são os tipos de DNA?

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Quais são as características do DNA?

Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).

Como funciona o sistema do DNA?

O DNA é composto por duas longas fitas torcidas em espiral, a dupla hélice. Essas duas fitas são ligadas por pares de bases nitrogenadas identificadas pelas letras A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina). O DNA do ser humano é formado por 3 bilhões de pares dessas bases.

Por que o DNA é o RNA são considerados ácidos?

Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA. Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.

Porque o DNA tem um oxigênio a menos?

O DNA e o RNA, que são os dois tipos de ácidos nucleicos existentes, apresentam diferenças em seus nucleotídeos. O açúcar de cinco carbonos pode ser a ribose ou a desoxirribose. Esses açúcares diferenciam-se pelo fato de que a desoxirribose apresenta um átomo de oxigênio a menos que a ribose.

Qual é a origem do RNA?

De acordo com a teoria do mundo do RNA, os primeiros RNAs foram formados a partir de nucleotídeos de livre flutuação que surgiram em uma sopa primordial de moléculas. Eles se uniram para formar fitas de RNA que não eram muito estáveis e se degradavam rapidamente. Mas alguns eram mais estáveis que outros.

Artigo anterior
O que significa a vencer no registrato?
Artigo seguinte
O que é kJ kg?