O que são alelos múltiplos e como surgem na população?
Perguntado por: Eduardo Edgar de Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)
Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.
Como surgem os alelos múltiplos em uma população?
Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população. ... Isto porque, a quantidade de combinações possíveis entre os alelos para cada locus passa a ser maior.
O que é um alelo múltiplo?
Alelos múltiplos ou polialelia é o fenômeno em que um gene possui mais de duas formas alélicas. Ao estudar as características das ervilhas analisadas por Mendel, observamos a presença de apenas dois alelos para uma determinada característica.
O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?
O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).
Qual a diferença entre alelos e alelos múltiplos?
Existem também os alelos múltiplos ou polialelia, que é uma série formada por três ou mais alelos, pertencentes a um mesmo gene, ocorrendo aos pares, mas com diversas possíveis combinações. Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus.
Alelos Múltiplos - Aula 06 - Módulo II: Genética | Prof. Gui
Qual a diferença entre alelos dominantes e recessivos?
Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.
Qual foi um dos primeiros casos estudados de alelos múltiplos?
A pelagem de coelhos, um caso de polialelia.
Como os cientistas esclarecem o surgimento dos alelos múltiplos?
Os alelos múltiplos são resultantes de sucessivas mutações ocorridas em um determinado lócus nos genes,produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente. Cada mutação que surge gera uma nova condição para o aparecimento de mais um novo fenotípico (característica) na espécie.
O que causa a polialelia?
A polialelia resulta de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. Cada gene mutante que surge estabelece condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter, naquela espécie.
Quais tipos de alelo?
Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos. Os dominantes são aqueles que impõem as suas características, ou seja, são os que determinam as características de uma espécie.
Como aparecem os casos de alelos múltiplos em seres humanos?
Um dos exemplos de formação de alelos múltiplos nos humanos são os grupos sanguíneos do sistema ABO, visto que a espécie humana possui sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos múltiplos diferentes para um único gene: IA, IB e i.
Como novos fenótipos surgem em uma população?
O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois. O genótipo são as informações hereditárias de um organismo contidas em seu genoma. ... A interação entre genótipo e fenótipo pode ser resumida da seguinte forma: genótipo + ambiente → fenótipo.
Como surgem novos alelos de um gene?
O surgimento de novos alelos ocorre devido à inserção, troca ou até mesmo deleção de algum nucleotídeo do DNA, alterando assim a sequência de bases do DNA, o que acarretará em alterações na proteína que seria codificada e, consequentemente, em alterações no fenótipo daquele indivíduo.
Como acontece a pleiotropia?
A pleiotropia é um processo em que um único par de alelos (formas alternativas de um determinado gene) atua na manifestação de diversas características. Ela se difere da interação gênica pelo fato de a interação apresentar vários genes determinando uma única característica.
O que é polialelia Como surgem as novas formas alélicas de exemplo?
Heranças genéticas: polialelia. A polialelia, também chamada de alelos múltiplos, ocorre quando a herança de uma característica possui um gene com mais do que duas formas alélicas. Ainda teremos dois genes para determinar a característica, mas existirá mais do que dois alelos que irão influenciá-la.
Quantos alelos existem?
Cada organismo tem dois alelos para cada gene, sendo um em cada cromossomo. Se os dois alelos são idênticos, eles são chamados de homozigotos. Nesse caso os dois alelos iram indicar uma mesma característica, como olhos de cor azul.
Quantos alelos múltiplos existem no sistema ABO?
→ Genética do Sistema ABO
Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.
Como calcular herança genética?
Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.
Qual é a ordem de dominância em pelagem nos coelhos em relação aos alelos múltiplos?
11-(Ufes 1997) A cor da pelagem em coelhos é determinada por uma série de alelos múltiplos composta pelos genes C, c1, c2 e c3, responsáveis pelos fenótipos aguti, chinchila, himalaio e albino, respectivamente. A ordem de dominância existente entre os genes é C > c1 > c2 > c3.
Como acontece a herança ligada ao cromossomo Y?
Herança ligada ao cromossomo Y e herança influenciada pelo sexo. Os genes holândricos, que se localizam nas regiões do cromossomo Y sem homologia no X, são herdados apenas pelos homens, sendo transmitidos diretamente de pais para filhos.
O que é um alelo recessivo?
→ O que são alelos recessivos? Os alelos recessivos diferenciam-se dos alelos dominantes por não serem capazes de expressarem-se em heterozigotos. Esses alelos somente se expressam no fenótipo caso estejam presentes aos pares, ou seja, devem estar em homozigose.
Qual o alelo dominante?
Os alelos dominantes são aqueles que expressam seu fenótipo mesmo em dose simples, ou seja, em homozigotos e heterozigotos.
Como saber se um gene é dominante ou recessivo?
...
Leia também:
- Genes Dominantes e Recessivos.
- Homozigotos e Heterozigotos.
- Hereditariedade.
Como o fenótipo se manifesta?
Quando observamos o fenótipo, estamos falando das características morfológicas, fisiológicas e até mesmo comportamentais de um indivíduo. Essas características são resultado da expressão dos genes e também das ações do meio ambiente.
O que é radiação ionizante exemplos?
O que é o documento convocação?