Qual é a função do dízimo?

Perguntado por: Diego Afonso Moreira Pinho Magalhães  |  Última atualização: 2. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

O dízimo ajuda a proclamar o evangelho e edificar o reino de Deus na Terra. Suas contribuições têm o potencial de abençoar a vida de muitas outras pessoas além de sua própria vida.

Qual o principal objetivo do dízimo?

"Assim, o dízimo é o agradecimento que o homem faz a Deus por alguma coisa que ele conseguiu." Ele lembra que essa ideia aparece quando Caim e Abel "ofereciam a Deus parte do fruto de seu trabalho" e quando Noé, "depois do dilúvio, oferece um sacrifício a Deus". "Era tipo uma barganha", resume ele.

Para que é usado o dinheiro do dízimo?

Dízimo deve ser doado sem obrigação

Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante. O dízimo mantém uma comunidade que visa expressar sua fé, atender as necessidades dos mais pobres e os que necessitam de ajuda.

Qual é a importância de pagar o dízimo?

Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.

O que é feito com o dinheiro do dízimo?

O dízimo pode ser usado para:

Construir e fazer a manutenção de templos, igrejas e outros edifícios de propriedade da Igreja. Operar os programas educacionais da Igreja. Imprimir as escrituras e outros materiais. Fazer pesquisa de história da família.

A verdade sobre o dízimo

32 questões relacionadas encontradas

Quem não dá o dízimo está roubando a Deus?

O dízimo era na verdade não oferta para os levitas, “mas para o Senhor” (Números 18:26). Esta verdade é reforçada em Malaquias 3:8 quando Deus diz: “… vós me roubais”. O roubo não é contra os levitas ou sacerdotes, mas contra Deus.

Quem não trabalha tem que dar o dízimo?

O dízimo sempre vai para a “casa do tesouro'', então quem quer que esteja alimentando você espiritualmente é aí que deve dar o dízimo.

É certo pagar o dízimo ou não?

O dízimo não deve ser cobrado. Deve nascer do coração, não se tornando um peso, mas, ao contrário: uma alegria de ajudar na missão de Jesus Cristo. Não é uma imposição ao fiel, por isso devemos nos sentir convidados a contribuir ou a devolver o que Deus nos proporcionou.

O que a Bíblia fala sobre os 10%?

“Separem o dízimo de suas colheitas, um décimo de toda a sua safra anual. Levem o dízimo ao lugar que o SENHOR, seu Deus, escolher para estabelecer seu nome e comam o dízimo ali, na presença do SENHOR.

Quem criou o dízimo em dinheiro?

A Igreja Católica institucionalizou a cobrança no Concílio de Macon, em 585, estabelecendo a quantia de 10% das posses dos fiéis. Mas foi Carlos Magno, rei dos francos, que expandiu a prática: conforme alargava seu império no século 9, difundia a cobrança nas regiões conquistadas.

O que Jesus falou sobre o dízimo?

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

Onde está escrito na Bíblia que dízimo e dinheiro?

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos.

Onde está escrito que o dízimo foi abolido?

Mateus 23:23 – Lucas 11:42.

Porque temos que dizimar na igreja?

Esses fundos são usados para edificar a Igreja e levar adiante a obra de Deus em todo o mundo. Deus promete grandes bênçãos àqueles que pagam o dízimo. Pagar o dízimo demonstra obediência e amor, e ajuda a fortalecer nossa fé em Deus.

Por que o dízimo e 10%?

Neste contexto o dízimo realmente deveria ser de dez por cento, isto porque a tribo de Levi precisava ser sustentada pelas demais tribos de Israel, isto é, pelas outras onze.

Quais são as 4 dimensões do dízimo?

As quatro dimensões do dízimo

“O dízimo é uma semente que lançamos no chão de nossas paróquias e que se transformarão em frutos preciosos, atingindo as quatro dimensões: eclesial, religiosa, missionária e caritativa, ou seja, as obras de manutenção e de evangelização da nossa igreja”, salienta o diácono Celso.

Para que serve o dízimo na igreja evangélica?

Em princípio, o dízimo deve ser oferecido cada vez que se recebe algo: o salário, uma doação ou o resultado de uma venda importante. De modo geral e prático, podemos dizer que a oferta do dízimo deve ser mensal. Assim como você recebe seu salário todo mês, assim também mensalmente deveria fazer sua oferta do dízimo.

Como deve ser usado o dízimo na igreja?

Sim, o dízimo para a Igreja é um gesto de gratidão a Deus por tantos benefícios recebidos. A devolução do dízimo nasce do coração sensível. O dízimo é um ato de amor a Deus e aos irmãos. É uma resposta de fé e de corresponsabilidade pela evangelização, pois a esta tem uma dimensão econômica.

Qual é a diferença entre o dízimo e oferta?

É um exercício de doação e partilha em que o cristão se mostra disponível a cuidar das dimensões religiosa, social e missionária. Já a Oferta é algo que se dá além do dízimo, é uma entrega sem compromisso que pode ser feita em qualquer igreja, sem necessariamente ter uma periodicidade.

O que o Papa Francisco fala sobre o dízimo?

“A verdadeira fé no Filho de Deus feito carne é inseparável do dom de si mesmo, da pertença à comunidade, do serviço, da reconciliação com a carne dos outros” (cf. Papa Francisco, Evangelii Gaudium, 88). O dízimo está profundamente relacionado à vivência da fé e à pertença a uma comunidade eclesial.

Qual o valor do dízimo na igreja evangélica?

Dízimo: Algumas pessoas pensam que dar o dízimo é dar uma oferta para a igreja, contribuir um valor qualquer. “Dízimo” na verdade refere-se a 10%. Dar o dízimo significa dar a décima parte dos rendimentos: da colheita, do gado, do salário, … O texto bíblico que melhor apresenta esta dinâmica é Levítico 27.30-33.

Quem está em pecado pode dizimar?

Ou seja, os pecados dos bispos ou dos sacerdotes não cancelam o dever de justiça que os fiéis têm de sustentar as suas necessidades.

É obrigatório dar o dízimo no Novo Testamento?

O Novo Testamento não fala diretamente se o dízimo é válido para o cristão, mas destaca que o verdadeiro seguidor de Jesus deve contribuir para a igreja na expansão do Evangelho. O mais importante é a vontade de contribuir, não a quantidade oferecida (2 Coríntios 9:6-7).

Quantas vezes Jesus deu o dízimo?

Sendo um bom judeu, Jesus provavelmente dizimava.

A Bíblia não diz se Jesus dizimou, mas ele cumpria a Lei de Moisés. Embora o dízimo não seja obrigatório para o cristão, o Novo Testamento ensina que é muito importante ofertar com generosidade para o mantimento da igreja, dos obreiros e dos mais necessitados.

Quantos tipos de dízimos existem na Bíblia?

Biblicamente, a prática do dízimo hoje não é lei para os cristãos, mas também não é condenável diante de Deus, já que quem contribui sadiamente na obra do Senhor o faz voluntariamente e por fé.

Artigo anterior
Qual foi a primeira Igreja que Deus deixou no mundo?
Artigo seguinte
Quando surgiu a etiqueta à mesa?