Qual é a função do detergente?

Perguntado por: Cláudia Coelho de Azevedo  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)

Os detergentes são substâncias orgânicas formadas de maneira sintética (em laboratório) e possuem como principal característica a capacidade de promover limpeza por meio de sua ação emulsificante, isto é, a capacidade de promover a dissolução de uma substância.

Como funciona o detergente química?

“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

O que significa agir como detergente?

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

O que são os detergentes e como agem?

Detergente é uma mistura de moléculas que prendem a gordura e ajudam a removê-las mais facilmente. Essas moléculas possuem duas partes, uma se liga às sujeiras e à gordura e a outra se liga na água, assim facilitando sua remoção.

Qual é a função do desinfetante?

O desinfetante tem função semelhante à da água sanitária. Portanto, invista nas luvas! Ele pode ser usado para limpar tanto a casa quanto roupas brancas. O produto com perfume e cloro pode ser utilizado para limpar banheiros e pisos de garagem e cozinha, como cerâmica e porcelanato.

Você sabe qual DETERGENTE usar ? Se surpreenda com suas funções

39 questões relacionadas encontradas

Como se usa o desinfetante?

Após esfregá-la com água e sabão, borrife o desinfetante sobre o local e, em seguida, seque a superfície com uma toalha, pois a umidade acelera o crescimento das bactérias. Tábuas de corte também precisam ser desinfetadas com frequência.

Qual a diferença entre água sanitária e desinfetante?

Tanto a água sanitária quanto o desinfetante atuam na limpeza para destruir os germes, a diferença é que a água sanitária possui na sua composição o cloro, o que a torna mais forte.

Qual foi a ação do detergente na mistura?

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Quais são os tipos de detergentes?

A verdade é que existem três tipos de detergentes: detergentes neutros, alcalinos e ácidos. Cada tipo de detergente exerce uma função e tem propriedades diferentes, o que faz com que seja essencial conhecer os diversos detergentes para manter a eficiência da limpeza em qualquer que seja o estabelecimento.

Qual é a composição do detergente?

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

Porque se chama detergente?

O nome detergente vem do latim detergere, que significa “limpar”. Desde 1950 o detergente passou a ser fabricado tendo o petróleo como sua matéria-prima.

O que causa a ação limpadora do sabão?

Como ele limpa? Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. É por isso que o sabão muitas vezes é chamado de agente tensoativo ou surfactante, pois ele diminui a tensão superficial da água.

É verdade que o sabão é bom quando faz muita espuma?

No caso do sabão, a espuma pode demonstrar que ele está atuando na limpeza. A água dura (cátions de cálcio e, magnésio) impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é anulada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

Quais são as etapas de produção do detergente?

  • Um dos processos de produção do detergente é a sulfonação de alcanos de cadeia longa;
  • Primeira etapa: Sulfonação para obter o detergente aniônico;
  • Segunda etapa: Reação de neutralização;
  • Outra forma de obtenção é a reação de alcenos e álcoois de cadeia longa;

Como acontece a fabricação do detergente?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

O que é o sabão quimicamente falando?

A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar.

Para que serve cada tipo de detergente?

Por exemplo: os detergentes de capim-limão, limão e maçã "possuem tecnologia de odor e ajudam a neutralizar cheiros como peixe, ovo, cebola e alho". Enquanto isso, as versões coco e clear care têm como foco o toque suave e a sensação de suavidade nas mãos.

O que significa cada cor do detergente?

O detergente verde, de limão, tem um leve aroma, sendo ideal para tirar cheiros fortes de louças, pisos, vidros e estofados. Esse produto de cor vermelha possui um aroma bem marcante, sendo ótimo para tirar cheiros mais fortes dos utensílios, como de peixe, alho e cebola, por exemplo.

Quais são os tipos de detergentes mais comuns?

  • a) Detergente catiônico.
  • b) Detergente aniônico.
  • c) Detergente neutro ou não iônico.
  • d) Detergente anfótero.

O que acontece quando se mistura água óleo e detergente?

A água é uma molécula polar, o óleo é uma molécula apolar e o detergente é constituído por uma porção polar e outra apolar. Portanto, quando misturamos água, óleo e detergente, vemos que a parte polar do detergente se mistura com a água, e que a parte apolar do detergente se mistura com o óleo.

O que aconteceu com o óleo após a adição do detergente?

Com isso, concluímos que o detergente tem um tipo de óleo específico para quebrar outros tipos de óleo. Esse óleo do detergente tem ação de quebra ou dissolver determinadas moléculas de óleo .

O que acontece se misturar detergente com água?

Estes compostos podem prejudicar o sistema nervoso central e afetar os pulmões, rins, fígado, olhos e a pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar enjoos, perda de consciência e até mesmo a morte.

Qual a diferença entre cloro água sanitária e desinfetante?

Ao contrário da água sanitária, os desinfetantes podem conter tensoativos para “colar” o produto na sujeira, removendo-a com mais facilidade! Nem todo desinfetante possui cloro na composição, mas diferentemente da água sanitária, desinfetantes clorados podem ter mais de 2,5% de cloro.

Qual a diferença entre desinfetante e alvejante?

Algumas pessoas podem confundir desinfetante, alvejante e água sanitária, mas os produtos não são a mesma coisa. Alvejantes são os produtos capazes de tirar manchas de tecidos e deixá-los mais brancos. Esses produtos podem ter como base o hipoclorito de sódio (água sanitária) ou o oxigênio.

Pode misturar desinfetante com água sanitária?

Você já deve ter notado que a água sanitária é um dos produtos de limpeza que não deve ser misturado com outras substâncias, e isto também é válido para misturas dela com desinfetantes e limpadores multiuso à base de amoníaco.

Artigo anterior
Como fazer uma cama no inverno?
Artigo seguinte
O que significa a função 4K na TV?