Qual a diferença entre arrolamento e inventário?

Perguntado por: Marcos Loureiro  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

A principal diferença entre o inventário e o arrolamento de bens é o rito adotado em cada procedimento. O inventário, ainda que haja consenso entre as partes, é realizado pelo rito comum, de modo que possui mais atos processuais a serem praticados e, consequentemente, é mais lento que um arrolamento.

Quando fazer arrolamento ou inventário?

Quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 1.000 (mil) salários-mínimos, o inventário processar-se-á na forma de arrolamento, cabendo ao inventariante nomeado, independentemente de assinatura de termo de compromisso, apresentar, com suas declarações, a atribuição de valor aos bens do espólio e o plano ...

O que é uma ação de arrolamento?

O arrolamento é um procedimento alternativo ao do Inventário ordinário, dada a sua simplicidade, rapidez e menos formalismo permitindo a solução da demanda com maior agilidade exige herdeiros maiores e capazes, e que exista acordo entre eles quanto à partilha dos bens.

Quais são os tipos de arrolamento?

O ordenamento jurídico prevê dois tipos de arrolamento, um elencado nos artigos 659 até 663, denominado sumário e outro, com previsão nos artigos 664 a 665, chamado comum, todos do Código de Processo Civil.

Qual o valor do arrolamento de bens?

Ele considera apenas o valor final do patrimônio deixado e qual acordo foi feito pelos herdeiros. Pode também ser aplicado ao pedido de adjudicação, que ocorre quando há um único herdeiro. Porém, no caso do arrolamento simples, o valor total do patrimônio deve ser inferior a 1.000 salários mínimos.

Procedimentos especiais: Você sabe a diferença entre inventário e arrolamento?

25 questões relacionadas encontradas

Quando cabe o arrolamento?

OU seja em resumo, pode-se dizer que cabe arrolamento sumário quando não há incapazes e nem discordâncias entre os herdeiros. o arrolamento sumário é aplicável também no caso de herdeiro único.

Qual o objetivo do arrolamento de bens?

O arrolamento é um levantamento dos bens do contribuinte devedor. O objetivo é permitir que o Fisco acompanhe a situação patrimonial dele. Os bens arrolados só podem ser vendidos após notificação à autoridade fiscal.

É possível converter arrolamento em inventário?

1. O feito de arrolamento só é possível ante a concordância de todos os sucessores, nos termos dos artigos 1.031 do Código de Processo Civil e 2.015 do Código Civil .

O que precisa para fazer arrolamento?

Número do CPF dos herdeiros, se houver; Relação completa e detalhada dos bens da pessoa falecida; Relação dos bens móveis (geladeira, fogão, aparelhos domésticos, móveis e outros) da residência, com apresentação das notas fiscais existentes; Plano de partilha dos bens.

Qual é a vantagem de ser inventariante?

Por isso, a nomeação de um inventariante é muito importante para o deslinde do inventário, já que será praticamente ele o responsável, junto com o Juiz, por auxiliar e facilitar o andamento do procedimento.

Quanto tempo demora um processo de arrolamento?

Quanto tempo demora um arrolamento de bens? O Código de Processo Civil estabelece que tanto o inventário, quanto o arrolamento de bens, têm o prazo de 12 meses para ser finalizado, podendo esse prazo ser adiado.

Como fazer arrolamento de bens em cartório?

Veja a seguir os principais passos da realização dessa modalidade de inventário.
  1. Escolha do cartório e contratação do advogado. ...
  2. Nomeação do inventariante. ...
  3. Levantamento das dívidas e dos bens. ...
  4. Pagamento do imposto. ...
  5. Divisão dos bens. ...
  6. Encaminhamento da minuta. ...
  7. Lavratura da Escritura. ...
  8. Registro dos bens nos nomes dos herdeiros.

Qual a última etapa do inventário?

Após aberto o inventário e apresentado o inventariante o processo segue o seu andamento com a citação de todos os herdeiros e interessados, que podem ser credores, ministério público se envolver direito de incapazes, cônjuge, filhos entre outros. A forma de citação vai depender de quão qualificados estejam todos eles.

Tem inventariante no arrolamento?

Quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 1.000 salários mínimos, a sucessão será realizada por intermédio de arrolamento comum, cabendo ao inventariante nomeado, independentemente de assinatura de termo de compromisso, descrever os bens do espólio com seus respectivos valores, bem como, o plano de ...

Não precisa mais fazer inventário?

Só não é preciso fazer inventário quando a pessoa falece e não deixa nenhum bem ou direito e também nenhuma dívida. Outra situação em que o processo não é necessário é quando o falecido deixa somente dinheiro como herança. Neste caso, um alvará judicial basta para a transmissão dos valores aos herdeiros.

Como fazer inventário de um único herdeiro?

O processo de inventário com único herdeiro começa com a abertura de um inventário, judicial ou no cartório de notas. Nesse inventário, deve constar a relação de todos os bens deixados pelo falecido, bem como as dívidas, direitos e obrigações.

O que acontece quando um dos herdeiros não quer assinar?

O que fazer quando um dos herdeiros não quer assinar o inventário? Se algum dos herdeiros for contra a assinatura do inventário, é possível entrar com uma ação judicial. O juiz vai citar o herdeiro para que possa se manifestar judicialmente, com advogado próprio.

É possível ser feito doação dentro de um processo de inventário?

Ou seja, é possível fazer a doação dentro do inventário.

Qual a diferença entre arrolamento sumário é comum?

Nesse caso, é possível ser realizado mesmo havendo herdeiro incapaz, desde que haja concordância do Ministério Público e das demais partes envolvidas. Já o arrolamento sumário deve ser adotado quando se tratar de partilha amigável, realizada por partes capazes, sendo irrelevante o valor dos bens.

Pode fazer arrolamento com testamento?

De acordo com o disposto no parágrafo primeiro do artigo 610 do CPC o arrolamento sumário poderá ser processado através de escritura pública: “Art. 610. Havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.

O que é um imóvel arrolado?

O arrolamento é uma medida de mero acompanhamento patrimonial do contribuinte em débito com a Receita Federal. É o meio pelo qual a autoridade fiscal tem para acompanhar o acervo de bens suscetível de ser indicado como garantia de crédito tributário.

Quanto tempo demora um inventário de um imóvel?

Quanto tempo demora para sair um inventário feito no cartório? A realização de um inventário extrajudicial, processado em cartório, é conhecida por sua agilidade quando comparada ao processo judicial, podendo ser finalizada em alguns meses ou até mesmo semanas, desde que não existam complicadores.

Quem é o declarante no preenchimento do Itcmd?

DADOS DO DECLARANTE - O preenchimento deve ser assinado pelo inventariante sendo um dos herdeiros, legatários ou terceiro interessado, como, credor do de cujus, O declarante pode ser representado por procurador, este deverá conter procuração específica para os atos relativos ao processo de declaração do fato gerador do ...

Pode fazer arrolamento com herdeiro menor?

Vale ressaltar ainda que o arrolamento comum também poderá ser feito mesmo quando o único herdeiro for um menor ou incapaz, basta que haja a concordância do ministério Público, conforme o art. 665 do CPC de 2015.

O que não entra em inventário?

Bens que não entram no inventário

Bens do falecido que não considerados herança; Bens que podem ser pagos diretamente ao herdeiro, mas que são considerados como herança; Bens que já não eram do autor da herança no momento do seu falecimento.

Artigo anterior
Quanto recebe um youtuber com 1 milhão de inscritos?
Artigo seguinte
Quais os requisitos da sentença de pronúncia?