Qual é a fórmula de um polígono?

Perguntado por: Igor Enzo Barros de Nogueira  |  Última atualização: 26. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Qual a fórmula de um polígono?

Para encontrar a soma dos ângulos internos de um polígono, podemos usar uma fórmula: soma dos ângulos internos = (n - 2) x 180°, em que n é o número de lados. Por exemplo, um pentágono tem 5 lados, então a soma dos ângulos internos é (5 - 2) x 180° = 3 x 180° = 540°.

Qual e a fórmula para calcular a área de um polígono?

A fórmula simples para achar a área de um polígono regular (com todos os lados e todos os ângulos iguais) é: área = 1/2 x perímetro x apótema. Em outras palavras, essa fórmula quer dizer que: Perímetro = a soma do comprimento de todos os lados.

Qual e a forma de um polígono?

Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.

Qual e a fórmula da diagonal?

Portanto, cada vértice de um polígono de n lados tem n – 3 diagonais, já que podem ser ligados a todos os outros vértices, menos aos dois consecutivos e a ele próprio. Temos essa mesma soma para todos os vértices, portanto, o número de diagonais poderia ser dado pelo produto n x (n-3).

Descoberta do Telescópio James Webb encerra o debate na física com essa imagem impactante!

23 questões relacionadas encontradas

O que é a fórmula de Bhaskara?

A fórmula de Bhaskara nos ajuda a resolver qualquer equação do segundo grau. Primeiramente, convertemos a equação para a forma ax²+bx+c=0, na qual a, b e c são coeficientes. Em seguida, inserimos esses coeficientes na fórmula: (-b±√(b²-4ac))/(2a) .

Como calcular o ângulo externo de um polígono?

Ângulos externos de um polígono regular

A soma dos ângulos externos de qualquer polígono é 360°. Para calcular a medida de cada ângulo externo de um polígono regular, basta dividir 360° pelo número de lados desse polígono.

Como se escreve polígono?

Em geometria, um polígono é uma figura fechada com lados. A palavra "polígono" vem da palavra em grego "polígonos" que significa ter muitos lados ou ângulos.

Quais são os 4 elementos dos polígonos?

Os elementos de um polígono são:
  • Vértice ⇨ Ponto de interseção entre dois lados consecutivos. ...
  • Lado ⇨ Segmento de reta que une dois vértices consecutivos. ...
  • Diagonal ⇨ Segmento de reta que une dois vértices não consecutivos. ...
  • Ângulo interno ⇨ Região interna formada por dois lados consecutivos.

Quais são os 4 elementos de um polígono?

Tem mais depois da publicidade ;) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais.

Qual é a fórmula do pentágono?

Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.

Como se calcula o perímetro de um polígono?

O perímetro de um polígono é dado pela soma das medidas dos seus lados. É possível usar essa propriedade para todo polígono, uma vez que os lados dos polígonos sempre serão segmentos de reta. O perímetro do quadrilátero a seguir, com lados medindo 2 cm, 3 cm, 5 cm e 6 cm, possui perímetro igual a 2 + 3 + 5 + 6 = 16 cm.

O que e a área de um polígono?

A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema. Para que um polígono seja considerado regular, ele precisa cumprir três pré-requisitos: ser convexo, ter todos os lados congruentes e ter todos os ângulos internos com a mesma medida.

O que são polígonos de exemplo?

O que são polígonos? São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.

Quais são as figuras que não são polígonos?

Não polígonos

Para não ser um polígono, basta não satisfazer uma das características da sua definição, por exemplo: se a figura plana tem curvas ou se os segmentos interceptam-se ou então se a figura não for fechada, ela não será um polígono.

Quais são todos os polígonos?

Polígono regular
  • Triângulo equilátero.
  • Quadrado.
  • Pentágono regular.
  • Hexágono regular.
  • Heptágono regular.
  • Octógono regular.
  • Eneágono regular.
  • Decágono regular.

Quais são tipos de polígonos?

Existem dois tipos de polígonos: plano e não plano. Além disso, os polígonos são classificados em convexos e não convexos.

Como explicar polígonos?

Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.

Qual o maior polígono do mundo?

Em geometria, o quilógono ou quiliágono é um polígono de 1000 lados. A soma dos seus ângulos é igual a 179.640º.

O que é o ângulo de um polígono?

Em um polígono, um ângulo interno é aquele formado por dois lados consecutivos: Ou seja, o vértice de um ângulo interno coincide com o vértice do polígono. Na figura acima, temos destacado o ângulo A^BC A B ^ C .

Quais são os polígonos que medem 90?

Chamamos de quadrado um polígono de quatro lados que possui os quatro lados e os quatro ângulos congruentes – cada ângulo possui exatamente 90º.

Artigo anterior
Que efeitos podem ter sobre o meio ambiente?
Artigo seguinte
Por que o Brasil é importante para a conservação da biodiversidade do planeta?