Quais os fatores devem ser observados na escolha de um fungicida?
Perguntado por: Pedro Fábio Fonseca de Fernandes | Última atualização: 8. März 2022Pontuação: 5/5 (57 avaliações)
- É necessário saber o que se quer controlar. ...
- Diversas doenças podem ocorrer simultaneamente na lavoura, como por exemplo, manchas, antracnose, ferrugem e oídio. ...
- Alguns fungicidas respondem melhor quando aplicados preventivamente.
Como escolher um fungicida?
- Saber o que se quer controlar. ...
- Eficácia de controle e espectro de ação. ...
- Conhecer quando inicia cada doença. ...
- Momento em relação a infecção e dinâmica na planta. ...
- Risco de falhas de controle. ...
- Residual de controle. ...
- Misturas de tanque.
Quais as características desejáveis de um bom fungicida químico?
A tenacidade ou resistência às intempéries deve estar presente no fungicida, principalmente se for protetor. Um bom produto antifúngico não deve ser decomposto por hidrólise e por reações fotoquímicas, pela volatilização ou sublimação e principalmente não deve ser lavado pela água da chuva ou irrigação por aspersão.
Qual critério é utilizado para determinar a potência de um fungicida como saber se um fungicida é mais potente que outro?
Potência de um fungicida.
Quando se compara o valor da CI50 de alguns fungicidas para um mesmo fungo, diz-se que aquele que apresenta a menor CI50 tem maior potência.
Quais os fatores que favorecem o surgimento de resistência de doenças a fungicidas?
- Diagnose incorreta do agente causal. ...
- Local de plantio. ...
- Clima extremamente favorável a doenças. ...
- Espécie de planta envolvida. ...
- Desconhecimento dos fatores de predisposição as doenças. ...
- Emprego do controle químico como a única medida para redução da severidade de doenças.
Fungicidas: o que considerar na escolha e quando aplicar
Como surge a resistência de fungos a fungicidas?
A resistência dos fungos ocorre devido a presença de características herdadas ou adquiridas em resposta à aplicação indiscriminada de fungicidas, fazendo com que a pressão pela seleção dos indivíduos mais fortes e insensíveis ao composto aumente.
Qual a importância do conhecimento da resistência dos fungos aos fungicidas?
Resumo: O uso contínuo de fungicidas na agricultura pode resultar na seleção de fungos fitopatogênicos resistentes, que não são controlados pelo produto. ... Tal problema pode gerar graves conseqüências, como aumento de custos, resíduos em alimentos e contaminações: ambientais.
Para que serve carbendazim?
Carbendazim Nortox é um fungicida sistêmico de translocação ascendente, com ação protetora e curativa, de amplo espectro. Possui rápida absorção através de raízes e tecidos verdes e o seu mecanismo de ação caracteriza em atuar na inibição de tubos germinativos, formação de apressórios e crescimento de micélios.
O que é fungicida triazol?
São produtos capazes de penetrar na planta e serem tóxicos com processos vitais inerentes aos fungos. São altamente seletivos. O conjunto químico sistêmico deve ser prontamente assimilado pela planta, translocado, e inibir infecções locais e distantes do local de aplicação, sem afetar os tecidos do hospedeiro.
Para que serve priori top?
PRIORI TOP é um fungicida sistêmico, com atividade predominantemente preventiva, mas também com ação curativa e anti-esporulante, usado em pulverização para controle das doenças da parte aérea das culturas do algodão, amendoim, arroz irrigado, aveia, banana, café, cevada, citros, eucalipto, feijão, girassol, milho, ...
Quais são as características que tornam os produtos Cúpricos eficientes no controle de doenças nas plantas?
Ou seja, a eficiência dos fungicidas cúpricos está diretamente ligada ao teor de cobre insolúvel que o produto apresenta, haja visto que a absorção de cobre não permite o contato com o fungo e por consequência o efetivo controle.
Quais são os tipos de fungicidas?
- Fungicidas protetores (fungicidas preventivos) Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. ...
- Fungicidas curativos. ...
- Fungicidas erradicantes. ...
- Fungicidas antiesporulantes. ...
- Fungicidas sistêmicos. ...
- Fungicidas de contato.
Qual foi o primeiro fungicida utilizado?
Em 1886, uma formulação comercial de enxôfre e cal líquida foi introduzida nos EUA, para controlar a cochonilha e a crespeira do pessegueiro. A mistura de enxôfre-cal tornou-se, assim, o primeiro fungicida erradicante.
Qual é o melhor fungicida?
Disponível no Brasil desde a safra 2019/20, o fungicida Fox Xpro atua nas diferentes fases do ciclo de vida do fungo e proporciona mais sanidade às plantas. Segundo a empresa, dessa forma, a lavoura apresenta folhas mais sadias e verdes, o que poderá proporcionar maior potencial produtivo.
Qual a melhor fungicida?
Com base nisso, a resposta para a pergunta sobre qual é o melhor fungicida para a ferrugem é: a alternância de misturas de triazóis com estrobilurinas é a melhor opção para o controle químico da ferrugem.
Quais são os melhores fungicidas?
Os fungicidas avaliados pertencem aos grupos: inibidores da desmetilação (IDM – tebuconazol, ciproconazol, protioconazol, epoxiconazol, difenoconazol e tetraconazol); inibidores da quinona externa (IQe – azoxistrobina, trifloxistrobina, picoxistrobina, metominostrobina e piraclostrobina), inibidores da succinato ...
Qual a diferença entre fungicida e inseticida?
Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).
Quais são os fungicidas protetores?
Dentre os fungicidas protetores com maior importância no manejo de doenças da soja, podemos destacar o Mancozebe, o Oxicloreto de Cobre e o Clorotalonil. Navarini explica que esses três fungicidas apresentam ação multissítio.
Como funciona um fungicida Sistemico?
O que são fungicidas sistêmicos? Fungicidas sistêmicos são móveis na planta, ou seja, eles são absorvidos no local de aplicação, mas podem ser translocados pela planta. A absorção se dá pelas raízes ou através da cutícula da planta, quando aplicado via foliar.
Qual a dosagem de carbendazim?
Algodão: Diluir 80 mL de CARBENDAZIM CROP BR em 400 mL e 900 mL de água, para aplicação nas sementes sem linter e com linter, respectivamente. Distribuir homogeneamente em 100 Kg de sementes. Soja: Diluir 100 mL de CARBENDAZIM CROP BR em 400 mL de água e distribuir homogeneamente em 100 Kg de sementes.
Para que serve o Manzate?
Manzate 800 é um fungicida protetor, multissítio de ação indicado para diversas culturas e fundamental para o uso em rotação na alternância de grupos químicos de fungicidas no manejo da resistência das doenças por ele controladas.
Porque os fungos são resistentes?
Segundo o pesquisador, há indícios que o surgimento dos fungos multirresistentes está ligado ao uso de defensivos agrícolas. "A gente acredita [que o surgimento dos fungos multirresistentes acontece] principalmente pelo uso de antifúngicos fora do ambiente hospitalar.
Qual o motivo de se realizar a mistura de mais de um princípio ativo para os fungicidas?
A mistura de vários produtos, cada qual destinado a controlar um problema, tem seu uso generalizado entre os produtores porque eles vislumbram mais benefícios do que potenciais malefícios nesta operação.
O que são fungos fitopatogênicos?
Fungos fitopatogênicos são aqueles que, assim como endófitos, habitam no interior dos tecidos vegetais. No entanto, os micro-organismos denominados como fitopatogênicos, diante de estresses bióticos e abióticos, tornam-se patógenos e causam doenças nas plantas por meio de distúrbios em seu metabolismo celular.
O que é CFOP 5908?
Qual o salário do apresentador Tadeu Schmidt?