Qual é a finalidade das argamassas?

Perguntado por: Cátia Filipa de Carneiro  |  Última atualização: 20. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

A argamassa é composta por uma mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, sendo indicada para o assentamento de tijolos e o acabamento de superfícies. Pode ou não conter aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento – dosadas na obra ou através de processos industriais.

Qual a finalidade das argamassas?

Conforme a argamassa escolhida, ela pode ser empregada para assentar pisos, tijolos, azulejos e ladrilhos. Outras funções do produto são impermeabilizar, tapar buracos de paredes, eliminar ondulações e nivelar superfícies. Para cada finalidade, há um tipo específico de argamassa.

O que é argamassa para que serve?

Assim como o concreto, a argamassa começa maleável, endurecendo com o tempo. Ela no seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade. Ela serve como uma espécie de cola entre alguns materiais, servindo para assentar blocos e tijolos, além de pisos e azulejos cerâmicos, por exemplo.

Qual o uso de argamassa?

A argamassa é usada para unir tijolos, blocos, pedras, cerâmicas, azulejos e outros materiais de construção. Ela atua como uma espécie de "cola" que mantém essas substâncias unidas, criando estruturas sólidas e estáveis.

Quais são os 4 tipos de argamassa?

Existem 4 tipos de argamassas colantes: AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E. Cada argamassa industrializada ou colante apresenta sua propriedade específica, em virtude da sua peculiaridade e da quantidade de aditivo.

VEJA À DIFERENÇA DAS ARGAMASSAS AC 1, AC 2, AC3

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 principais propriedades da argamassa?

→Aderência; →Baixa permeabilidade à água; →Resistência mecânica, principalmente a superficial; →Capacidade de absorver deformações.

Como são classificadas as argamassas?

Classificação segundo o emprego.

Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções.

Qual é a argamassa mais forte?

AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.

Quais as vantagens do uso da argamassa?

Deixa a obra mais uniforme

A argamassa pronta tem um padrão de mistura que garante a uniformidade, independentemente da quantidade preparada e do profissional que está fazendo a aplicação, garantindo harmonia e homogeneidade, principalmente, quando é utilizada para o reboco de paredes.

O que é AC1 AC2 AC3?

Argamassa AC1 – Indicada para ambientes internos. Argamassa AC2 – Indicada para ambientes internos e externos, como banheiro, garagem e calçadas. Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação.

Qual é a composição da argamassa?

O que é argamassa? Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

Qual a função da argamassa na alvenaria?

Uma argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água, na sua composição básica, utilizada para a ligação dos blocos ou tijolos de uma parede de alvenaria.

Quais as desvantagens do uso da argamassa?

Desvantagens: Menos resistente; não pode entrar em contato com umidade; mais propenso a infiltrações.

Qual a origem da argamassa?

Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde usava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento como sistema construtivo, entretanto, ocorreu em Roma.

Para que serve a argamassa na construção civil?

A argamassa é primordial para qualquer tipo de construção. Composta por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos, ela pode ser utilizada para o assentamento de tijolos e blocos, impermeabilização e regularização de superfícies, ou para dar acabamento às superfícies, seja ele texturizado, áspero ou liso.

Para que serve argamassa e cimento?

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco — que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, tijolos e revestimentos, além de impermeabilizar, nivelar e regular superfícies.

Qual a diferença de argamassa?

Você sabe a diferença entre a argamassa comum e a colante? A argamassa comum é uma mistura de cimento, água, areia (ou outros agregados), podendo ou não conter aditivos, já a argamassa colante é também composta por esses elementos mais aditivos que têm papel de aumentar seu poder de adesividade e tempo em aberto.

Porque passar argamassa na parede?

Vantagens de fazer reboco com argamassa

Há também a questão da uniformidade do reboco de teto com argamassa: esse acabamento é indicado para quem quer ter paredes ou pisos lisos, sem nenhum tipo de fissura ou risco de formação de trinca.

Pode usar argamassa no lugar do cimento?

Embora ambos sejam compostos de cimento, eles possuem funções diferentes e são fabricados com proporções diferentes de materiais. A argamassa é mais fraca do que o cimento, portanto, não é recomendado substituí-la pelo cimento em trabalhos que exijam resistência.

O que é mais resistente cimento ou argamassa?

Qual o mais forte: cimento ou argamassa? Devido à sua composição, o concreto é mais resistente e durável que a argamassa, não é de se estranhar que seja utilizado na produção de diversos materiais, bem como na produção de artefatos de concreto.

Qual é a diferença entre massa corrida e argamassa?

Afinal, o reboco é uma etapa inicial na construção ou reforma de paredes, onde uma argamassa é aplicada para dar acabamento e nivelar a superfície. Enquanto isso, a massa corrida é aplicada sobre o reboco já seco, preenchendo pequenas falhas.

Qual a diferença de cimento e argamassa?

Em resumo, o cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco – que é utilizada como acabamento em paredes erguidas. Por sua vez, a argamassa serve para fazer o assentamento de revestimentos cerâmicos e tijolos, além de impermeabilizar, nivelar e regular as superfícies.

Qual argamassa mais usada?

A Quartzolit é líder em argamassas colantes e tem o produto ideal para cada necessidade da sua obra. Seja para o assentamento de pisos e paredes, de cerâmicas internas ou externas, porcelanatos, piso sobre piso, pastilhas, entre outras.

O que misturar com argamassa?

Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

Qual a melhor argamassa para impermeabilizar?

Como o próprio nome já diz, a argamassa polimérica para lajes é indicada para os processos de impermeabilização, principalmente se esse espaço não tem muito tráfego, já que o material não conta com resistência mecânica.

Artigo anterior
É preciso usar protetor solar à noite?
Artigo seguinte
Quem deve emitir o Mdf-e Sefaz-mt?