Quais são as origens das radiações eletromagnéticas?

Perguntado por: Gaspar Artur Leal  |  Última atualização: 15. Februar 2025
Pontuação: 4.5/5 (59 avaliações)

As ondas eletromagnéticas são formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos. Elas foram descritas por um conjunto de equações formulado por James C. Maxwell. As ondas eletromagnéticas são resultado das combinações de campos elétricos e campos magnéticos.

Qual é a origem da radiação eletromagnética?

As ondas eletromagnéticas surgem com base na interação entre campos elétricos ou campos magnéticos variáveis. Essas se propagam no vácuo com a mesma velocidade que a luz, cerca de 300 mil quilômetros por segundo.

Quais são as radiações eletromagnéticas?

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

Onde são encontradas radiações eletromagnéticas?

Neste artigo veremos como as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso dia a dia, sendo usadas nos aparelhos celulares, no *wifi*, em controles remotos, no forno de micro-ondas etc.

Quais são as fontes de radiação?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano.

Ondas Eletromagnéticas - Brasil Escola

29 questões relacionadas encontradas

Quanto à origem como se classifica as radiações?

De acordo com sua origem, as radiações são classificadas em naturais ou artificiais.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Como a radiação é transmitida?

A radiação pode ser transmitida através do vácuo (como na luz solar) ou por meio de materiais, dependendo de sua natureza (partículas ou ondas eletromagnéticas).

Quais são os efeitos das radiações eletromagnéticas?

Os efeitos induzidos pelas radiações eletromagnéticas podem ser térmicos ou atérmicos, que são os que geram maior risco ao produzir alterações biológicas. Calcula-se que entre 5 e 10% da população seja eletrossensível.

Qual é a importância da radiação eletromagnética?

A radiação também tem papel importante na transferência de calor entre a superfície da Terra e a atmosfera e entre diferentes camadas da atmosfera. A radiação eletromagnética pode ser considerada como um conjunto de ondas (elétricas e magnéticas) cuja velocidade no vácuo é ( ).

Qual é a função da radiação?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Quais são os benefícios da radiação eletromagnética?

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

Qual a principal fonte de radiação eletromagnética?

A radiação eletromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte (natural) de radiação eletromagnética mais intensa a que estamos expostos.

Quais as 4 características das ondas eletromagnéticas?

As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.

Quando surgiu as ondas eletromagnéticas?

No dia 29 de novembro de 1888, o físico alemão Heinrich Hertz conseguiu provar as existência das ondas eletromagnéticas. As experiências dele tinham começados em 1887. E foram publicadas em janeiro do ano seguinte.

Como a radiação afeta a saúde?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Qual e o tipo de radiação mais perigosa?

Os raios gama são uma forma de radiação eletromagnética naturalmente presente em eventos astronômicos, mas que também pode ser reproduzida pelos humanos em laboratório e em reatores nucleares. Essa radiação, contudo, oferece grandes riscos a organismos vivos e podem causar sequelas crônicas no corpo humano.

Quais são os riscos das ondas eletromagnéticas?

As ondas eletromagnéticas geram muitas vezes efeitos deletérios a nossas células e consequentemente tecidos, pois se interpõem entre nossas células ou mesmo dentro destas dificultando trocas gasosas e funcionamento normal de organelas e absorção de micronutrientes e oxigênio celulares.

Como identificar uma onda eletromagnética?

Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.

Qual é o tipo de energia transportada pelas ondas eletromagnéticas?

A energia de uma onda eletromagnética está distribuída entre os campos elétrico e magnético. Ao se propagar, a energia da onda oscila entre a energia do campo elétrico e a energia do campo magnético. A energia média por unidade de volume de uma onda eletromagnética que se propaga no vácuo é dada por: Não pare agora...

Qual e a coisa mais radioativa do mundo?

O Pé de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.

Qual a coisa mais radioativa do universo?

Cobalto sessenta é um isótopo de cobato. produzido em reatores nucleares. e ele é extremamente útil pra diversas aplicações. E isso inclui coisas como trajes de proteção à radiação, esterilização de equipamentos médicos, exames radiológicos, enfim, a lista é grande.

Qual produto mais radioativo do mundo?

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40. A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio.

Artigo anterior
Qual a principal fonte de energia elétrica do Brasil?
Artigo seguinte
O que a madrinha fala no batismo?