Qual é a finalidade da pena?

Perguntado por: Mélanie Érika Rocha de Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

Pena é a resposta estatal consistente na vedação ou restrição de um bem jurídico ao autor de um fato punível não atingido por causa extintiva da punibilidade. No Brasil, esta sanção penal tem tríplice finalidade: retributiva, preventiva geral e especial e reeducativa ou ressocializadora.

Qual a finalidade da pena no ordenamento jurídico brasileiro?

Entende-se que a pena deve servir como um meio capaz de inibir a sociedade a praticar condutas criminosas. Considera-se esta teoria como prevenção geral, pois está voltada para a sociedade e não apenas para o infrator.

Qual é a finalidade das penas segundo Beccaria?

“Finalidades da pena”. “O fim das penas”, diz Beccaria, “não é atormentar e afligir um ser sensível, nem desfazer o delito já cometido”. A finalidade da sanção penal é “apenas o de impedir que o réu cause novos danos aos seus concidadãos e demover os outros de agir desse modo”.

Qual a finalidade da pena retributiva?

Teorias absolutas ou retributivas da pena

Concebem a pena como retribuição, como um castigo ao mal causado através do delito. A pena tem como fim único fazer justiça. Não há nenhum outro fim. A culpa do autor do crime deve ser compensada com a imposição de um mal justo, que é a pena.

Qual o princípio da pena?

No nosso ordenamento jurídico a pena possui duas finalidades básicas, quais sejam: retributiva, que representa a resposta do Estado concernente à infração realizada; e preventiva, no intuito de evitar a realização de novas infrações penais.

Finalidades da Pena (Sistemas: Retributivo, Prevencionista e Misto/Unificador)

40 questões relacionadas encontradas

O que é a teoria da pena?

Prosseguindo o nosso estudo sobre teoria da pena, segundo a teoria absoluta da pena ou teoria retributiva da pena, o agente que praticar o delito será punido exclusivamente pelo fato de ter delinquido, ou seja, a pena visa retribuir o agente pela prática do crime.

Qual o princípio básico do Direito Penal?

Princípios do contraditório e da ampla defesa

direito à informação: ter ciência do que ocorre no processo e acesso aos documentos; direito à reação: poder responder às acusações; direito à influência: ter as alegações consideradas pelo magistrado da causa, que, em caso de rejeição, deve fazê-lo de forma fundamentada.

Quais são as três finalidades da pena?

No Brasil, esta sanção penal tem tríplice finalidade: retributiva, preventiva geral e especial e reeducativa ou ressocializadora. As finalidades da pena não ocorrem ao mesmo tempo, ou seja, cada finalidade tem o seu momento específico.

Qual a finalidade da pena privativa de liberdade?

A pena privativa de liberdade, foi criada com o intuito de impedir que o delinquente pratique novos delitos ou que outros cidadãos pratiquem esses mesmos delitos, tendo, ainda, por objetivo reinserir o condenado, ao seio social.

O que é caráter retributivo da pena?

“[...] a pena tem caráter retributivo-preventivo. Retributivo porque consiste numa expiação do crime, imposta até mesmo aos delinqüentes que não necessitam de nenhuma ressocialização.

Qual a concepção de pena para Beccaria?

A pena tem um fim definido, caracterizado pela prevenção geral e especial, e para atingir esse objetivo, é preciso encontrar uma pena que seja útil e necessária. Não atingirá a prevenção, a simples previsão de uma pena cruel.

O quê Beccaria pensava sobre a crueldade das penas?

Beccaria inclui no primeiro grupo violências por parte da nobreza e dos juízes. O autor afirma que as penas devem ser as mesmas independentemente da posição social.

O quê Beccaria pensa sobre a pena de morte?

Cesare Beccaria (1738-1794), iluminista italiano, autor do livro Dei delitti e delle pene (Dos delitos e das penas) é considerado um dos pais do Direito Penal moderno. Sua obra preconiza a abolição da pena de morte e da tortura, consideradas como inúteis, ineficazes e desumanas.

Quais são os fundamentos da pena em nosso ordenamento jurídico?

A punição deriva unicamente da teoria absoluta, haja vista que seu intuito é devolver ao delinqüente o mal causado à sociedade e ao sujeito passivo do delito, indicando ao mesmo que se cometer algum crime será reciprocamente lesado pelo mal causado e pelo seu desrespeito para com o ordenamento jurídico e a sociedade.

Qual a finalidade da pena a ser aplicada a partir da ocorrência de um crime considerando a pessoa do apenado?

A pena é retribuição, ou seja, compensação do mal causado pelo crime. É decorrente de uma exigência de justiça, punição pela transgressão do direito (teoria da retribuição), seja como expiação do agente (teoria da expiação).

O que é pena privativa em liberdade?

Conceito e Previsão Legal

A Pena Privativa de Liberdade consiste em uma sanção penal aplicada ao condenado por sentença condenatória proferida por juízo competente que restringe o direito de locomoção do sujeito.

Quando se aplica a pena restritiva de direito?

Penas restritivas de direitos ou “penas alternativas” são aplicadas quando a pena for menor do que 4 anos, crime sem violência, crimes culposos, o réu não for reincidente e não tiver maus antecedentes.

Quais são os regimes de cumprimento de pena privativa de liberdade?

33, caput, do Código Penal, estabelece que a pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto, e a de detenção, em regime semiaberto, ou aberto, salvo a necessidade de transferência a regime fechado.

Quais são os tipos de pena?

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Quanto à finalidade da pena Três são as teorias que explicam a sua aplicabilidade quais são elas e qual delas é adotada como regra pelo nosso Código Penal?

A finalidade da pena criminal levanta discussões sem, contudo se chegar a um consenso. A doutrina, para conceituar a finalidade da pena, utiliza três grandes grupos de teorias, a teoria absoluta, a teoria relativa, e a teoria mista, sendo que cada qual com seu grau de punição.

Quais são os aspectos da pena?

A culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias indicarem que essa substituição seja suficiente.

Qual é a teoria adotada pelo Código Penal?

O nosso Código adotou a doutrina objetiva. É o que se contém no art. 14, parágrafo único (...)” (Damásio Evangelista de Jesus in Direito Penal, volume 1: parte geral. 33ª ed.

Qual a posição de Cesare Beccaria sobre a pena de morte explicar o pensamento do autor e qual o pensamento dele sobre a pena perpétua?

Acreditava que a pena não deveria ter caráter de punição e, sim, de sanção para aqueles que agissem contra a legislação. Portanto, o criminoso não é mais alguém paralelo à sociedade, mas alguém que não se adaptou às normas preestabelecidas, criadas para buscar a ordem social.

Por que defender a pena de morte?

Muitos dos que se posicionam a favor utilizam como principal argumento que a pena de morte reduziria a violência no Brasil e diminuiria os gastos com ressocialização dos presos, uma medida que poucas vezes funciona.

Qual a importância de Cesare Beccaria para o Direito Penal?

Cesare Beccaria trouxe luz ao assombroso direito penal brasileiro. Influenciou no sentido de revogar as penas cruéis gradativamente, teve papel vital no primeiro código penal brasileiro. O pensamento sobre os direitos humanos e o respeito à pessoa do criminoso somente foram apontadas após o advento da obra de Cesaria.

Artigo anterior
Como compartilhar publicações do feed no Stories?
Artigo seguinte
Qual o melhor cálcio para os idosos?