Qual o limite de atestado por mês?

Perguntado por: Leonor Bárbara Santos  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.

Qual o limite de atestado por ano?

Não há um limite para atestados médicos durante o ano de trabalho. No entanto, existe um limite máximo de dias de afastamento que deverão ser pagos pela empresa — 15 dias pela mesma doença.

Quantos atestados médicos da justa causa?

É importante saber, ainda, que não há qualquer limite na quantidade de atestados que um trabalhador pode apresentar à empresa – afinal, não há como saber quantas vezes o empregado poderá ficar doente.

Quantos atestados posso dar com o mesmo Cid?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

Quantos dias a empresa tem que pagar de atestado médico?

Resumindo para você: caso você seja segurado empregado e tenha uma lesão que te deixe incapacitado parcialmente ou temporariamente para o trabalho, a sua empresa pagará o seu afastamento pelos primeiros 15 dias, e, a partir do 16º, o INSS paga (se você tiver seu benefício concedido).

É DIREITO - limite de atestados médicos

15 questões relacionadas encontradas

Como funciona o atestado de 30 dias?

Todos os servidores que se afastarem por 30 dias ou mais deverão obrigatoriamente passar por Exame Médico de Retorno ao Trabalho ao término de seu afastamento. A DGRH / DSO é responsável por informar o servidor sobre esse procedimento e por agendar o exame.

Quanto tempo o funcionário pode ficar de atestado?

Ou seja, a empresa deve custear esses dias de ausência do colaborador e abonar as suas faltas. Após os 15 dias, o funcionário deve ser encaminhado a perícia do INSS, que após avaliação poderá cobrir o seu período de afastamento com o auxílio-doença.

O que é considerado Mesmo Cid?

Importante salientar que a Lei não menciona que os atestados necessitam ter o mesmo CID (Classificação Internacional de Doença), mas sim, que sejam decorrentes da mesma doença. Dessa forma, nem sempre os atestados decorrentes da mesma doença terão o mesmo CID.

Pode colocar um atestado atrás do outro?

Assim, com base na argumentação anterior, é perfeitamente admitida a hipótese de atestados intercalados ou sucessivos, até porque há previsão legal, e está contida no art. 75 §§ 4º, 5º do Decreto-Lei 3.048/99 e na Instrução Normativa nº 45 de 06 de agosto de 2010, do INSS.

Quantos atestados para afastar pelo INSS?

Passados os 15 dias e não havendo possibilidade de retorno ao trabalho, o empregado será encaminhado ao INSS para a percepção de auxílio doença, quando pericialmente constatada a incapacidade para o trabalho.

Pode mandar embora por causa de atestado?

O trabalhador ficou doente, entregou a empresa onde trabalha, um atestado médico, o patrão não vai poder demitir esse funcionário, mesmo que ele esteja afastado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). ...

O que fazer quando o funcionário traz muito atestado?

Outro ponto de atenção se refere ao tempo de afastamento, sendo os 15 primeiros dias consecutivos pagos pela empresa. A partir do 16º dia, o empregador pode solicitar o afastamento do colaborador ou dos colaboradores pelo INSS, ficando a cargo da Previdência o pagamento do salário deste.

Pode mandar embora por justa causa por causa de atestado?

“Ele não pode ser demitido nem sofrer qualquer tipo de penalidade quando estiver de atestado, já que no período o contrato está interrompido ou suspenso”, diz. Couto explica que o atestado médico é fornecido quando o empregado está acometido de patologia (doença) incapacitante, geralmente de cunho temporário.

Como contar os dias de atestado médico?

A contagem da duração do atestado médico é por dias corridos. Portanto, sábado e domingo contam como dias no atestado. Além disso, o atestado passa a contar a partir da sua data de emissão, mesmo que tenha sido após o horário de expediente.

O que diz a CLT sobre entrega de atestado médico?

A CLT não estabelece prazo para o empregado apresentar atestado médico para fins de justificar a sua ausência ao trabalho. Em face da omissão da lei, poderá o empregador, por meio de regulamento interno, fixar prazo um prazo para a entrega do atestado médico, se não houver norma coletiva dispondo sobre a questão.

Quais Doenças dão 2 dias de atestado?

Veja 6 doenças que mais causam afastamento do trabalho
  • Depressão. A depressão é a doença considera como o “mal do século” pela OMS (Organização Mundial de Saúde). ...
  • Síndrome de Burnout. ...
  • Dorsalgia. ...
  • LER. ...
  • Hérnia de disco. ...
  • Varizes.

Quais CID dá direito a benefício?

Lista de doenças contempladas com o auxílio
  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;

Quantos atestados O funcionário pode apresentar?

Não existe um limite para atestados médicos no ano. Independente da quantidade de dias, do CID ou da motivação. No entanto, existe um limite de dias de afastamento que deverão ser custeados pela empresa: máximo de 15 dias pela mesma doença.

Quantos dias de atestado a empresa paga 2020?

Entre as regras do atestado médico para o trabalho, a empresa deve pagar a remuneração do funcionário pelo prazo de 15 dias.

Quem paga os primeiros 30 dias de afastamento?

Isso ocorre porque, por lei, a empresa tem que honrar o pagamento de salários nesses primeiros 15 dias de afastamento. Ultrapassando esse período, é o INSS quem assume o pagamento mensal — além dos depósitos mensais na conta do FGTS do profissional.

Quanto tempo depois de voltar de um atestado que um funcionário pode ser dispensado?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

O que fazer para reduzir a quantidade de atestado de uma empresa?

8 estratégias para diminuir o absenteísmo nas empresas
  1. Mantenha um bom clima organizacional. ...
  2. Garanta que a comunicação seja eficiente. ...
  3. Ofereça um plano de carreira para combater o absenteísmo nas empresas. ...
  4. Invista em feedbacks constantes. ...
  5. Estabeleça políticas de reconhecimento. ...
  6. Promova a qualidade de vida.

Pode afastar com CIDS diferentes?

A empresa não pode somar os atestados de CID diferentes. Assim, para que possa afastar o empregado para a Previdência Social, o empregador pode somar os atestados médicos ainda que intercalados, desde que apresentados dentro do prazo de 60 dias e sejam da mesma doença.

O que é o CID informado pela empresa?

O CID fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. É ele quem definirá o motivo de afastamento de seu funcionário, seja de alcance previdenciário ou não.

Como pegar atestados?

Marque uma consulta médica.

Nela, peça um atestado carimbado pelo médico que fizer o atendimento após uma avaliação física. Se necessário, peça que o médico inclua, no atestado, informações como detalhes do seu quadro de saúde. Isso pode ajudá-lo a comprovar a ausência.

Artigo anterior
O que é associates degree?
Artigo seguinte
O que principio da legalidade?