Qual é a figura de linguagem que consiste na utilização de palavras?

Perguntado por: Ariana Filipa Batista Neves Monteiro  |  Última atualização: 20. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Metonímia A metonímia é uma figura de palavra que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, com a qual se relaciona.

Quais são as figuras de linguagem de palavras?

Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.

Qual é o nome da figura de linguagem utilizada?

Prosopopeia: personificação. Antítese: oposição entre palavras, expressões ou ideias.

É uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido?

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido. Veja alguns exemplos: - Leio Machado de Assis há anos.

Qual a figura de linguagem que repete as palavras?

Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.

FIGURAS DE LINGUAGEM: Aprenda As Figuras de Linguagem MAIS COBRADAS em Apenas 11 Minutos!

41 questões relacionadas encontradas

O que é a repetição de palavras?

Em estilística, a repetição é um termo genérico que engloba as repetições de palavras e as repetições de sons. Ao utilizar a língua como um material sonoro, a repetição transmite pela acumulação de palavras ou sons idênticos uma maior força expressiva.

O que é a figura de linguagem anáfora?

O que é anáfora? A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.

O que é uma figura de linguagem metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Que nome se dá a figura de linguagem que consiste no uso dessas palavras de sentido oposto para construir um enunciado como esse?

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de termos opostos para intensificar o sentido de uma ideia no discurso.

O que é metáfora de um exemplo?

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.

Quais são as 4 figuras de linguagem?

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Quais são os 7 tipos de linguagem?

Quais são os 7 tipos de linguagem?
  • Linguagem formal.
  • Linguagem informal.
  • Linguagem verbal.
  • Linguagem não verbal.
  • Linguagem híbrida ou mista.
  • Linguagem visual.
  • Linguagem corporal.
  • Linguagem oral.

Quais são as 5 principais figuras de linguagem?

Nestes exemplos de figuras de linguagem, a comunicação se torna mais expressiva por meio do uso das palavras.
  • Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
  • Comparação. ...
  • Metonímia. ...
  • Catacrese. ...
  • Sinestesia. ...
  • Hipérbole. ...
  • Eufemismo. ...
  • Litote.

O que é o que é sentido figurado?

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

O que é figuras de palavras ou tropos?

As figuras de palavras ou semânticas são recursos estilísticos que empregam termos com conotativos para trazer uma nova significação a situações ou contextos.

Quais são as 9 figuras de linguagem?

São as seguintes: comparação, metáfora, catacrese, metonímia, antonomásia, sinestesia, antítese, eufemismo, gradação, hipérbole, prosopopeia, paradoxo, perífrase, apóstrofe e ironia.

Quantos tipos de figuras de linguagem existem?

54 figuras de linguagem - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

O que é antítese 5 Exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Qual é a função da metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada para fazer comparações por semelhança. É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea.

O que é a figura de linguagem analogia?

Analogia também se trata de uma figura de linguagem que nos ajuda a comparar as coisas. Porém, ao contrário da metáfora, na analogia é necessário que encontremos pontos de semelhança entre as ideias comparadas.

O que é catáfora e exemplos?

Assim, dizemos que há catáfora quando o item de referência antecipa um componente que ainda não foi expresso no texto. Veja mais alguns exemplos da realização da catáfora: Só desejo isto: que você seja muito feliz. Antecipo-lhes uma coisa: todos receberão o aumento.

O que é a figura de linguagem assonância?

A assonância é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas vocálicos, especialmente em sílabas tônicas, para inferir um som e estabelecer efeitos sonoros específicos no texto. Trata-se de um recurso linguístico muito utilizado em poemas ou letras de música, mas também pode ocorrer em textos em prosa.

O que é anáfora e catáfora?

Resposta: As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).

Artigo anterior
Por que servir na Igreja?
Artigo seguinte
O que devo tomar para engordar rápido?