Qual é a fase mais duradoura das gimnospermas?

Perguntado por: Nelson Jaime Teixeira Castro Branco  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.

Qual é a fase de vida mais duradoura das gimnospermas?

A planta propriamente dita (aquela que você vê a maior parte do tempo, a fase duradoura) das gimnospermas é o esporófito (2n) que possui raiz, caules e folhas como órgãos vegetativos. As gimnospermas possuem geralmente caules lenhosos, classificados como troncos.

Qual a fase mais duradoura das angiospermas?

Nas angiospermas o esporófito (2n) é a fase mais duradoura, podendo ser monóico (a mesma planta apresenta os órgãos reprodutivos masculinos e femininos) ou dióico (plantas com sexos separados).

Qual é a fase transitória das gimnospermas?

O gametófito (n) é a fase transitória ou efêmera. Nas gimnospermas, o gameta feminino é a oosfera. São plantas destituídas de frutos.

Quais as fases evolutivas das gimnospermas?

A reprodução desse grupo de vegetais apresenta três etapas básicas: polinização, germinação do grão de pólen, e fertilização. Depois que ela acontece, o óvulo se transforma na semente e o ovário no fruto.

GIMNOSPERMAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

21 questões relacionadas encontradas

Qual foi a principal estrutura evolutiva que surge nas gimnospermas?

As gimnospermas são plantas vasculares, normalmente árvores, conhecidas principalmente por uma importante novidade evolutiva: as sementes. ... Além dessas características marcantes, as gimnospermas são independentes da água para a reprodução.

Quais são as principais características evolutivas verificadas nas plantas gimnospermas?

As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema. O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas.

Qual é a fase transitória do seu ciclo vital?

O esporófito, fase transitória do ciclo, surge no gametófito e dele é dependente nutricionalmente. O esporófito é formado por uma haste e uma cápsula (esporângio).

Como ocorre a fecundação gimnospermas?

Fecundação. O grão de pólen, levado pelo vento, prende-se próximos a uma abertura superior do óvulo (micrópila), onde germina formando o tubo polínico. No interior do tubo polínico, há duas células espermáticas (gametas masculinos), e uma delas une-se à oosfera formando um embrião.

Quais são as características das gimnospermas?

As gimnospermas compreendem um grupo de plantas que se caracteriza pela presença de vasos condutores de seiva (xilema e floema) e sementes. Todas as espécies incluídas nesse grupo são lenhosas e algumas são uma fonte importante de madeira e material para a fabricação de papel.

Qual a fase predominante das angiospermas?

Assim como nas gimnospermas, as angiospermas possuem a fase dominante esporofítica.

Qual é o ciclo de vida das angiospermas?

O embrião desenvolve-se e os tegumentos do óvulo originam os envoltórios da semente. O ovário da flor, então, desenvolve-se em fruto. Caso a semente encontre um local adequado para a sua germinação, ela originará um novo indivíduo (esporófito).

Qual é a fase mais duradoura das briófitas?

Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida mais duradoura.

Qual é o tipo de ciclo de vida das pteridófitas?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).

Como as angiospermas realizam a fecundação?

Nas angiospermas ocorre a dupla fecundação, sendo que uma célula espermática fusiona-se com a oosfera, e a outra funde-se com os núcleos polares. O órgão reprodutivo das angiospermas é a flor, um ramo com crescimento determinado onde são encontradas as folhas que produzem os esporângios.

Como se dá o processo de fecundação?

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

Como ocorre o processo de reprodução das angiospermas?

A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. ... O tubo polínico cresce através do estilete até o saco embrionário do óvulo – gametófito feminino maduro –, que é a região onde está localizada a oosfera.

Qual é a fase passageira transitória e a fase duradoura em briófitas?

A foto corresponde ao esporófito, ou seja, a fase diploide e que produz esporos. Essa fase é transitória nas briófitas, sendo que a fase mais duradoura é a de gametófito.

Qual o nome da estrutura 3 e sua função no ciclo reprodutivo?

1 – esporófito/ 2 - gametófito b) Qual o nome da estrutura 3 e qual sua função dentro do ciclo reprodutivo? Esporos – originar novos gametófitos (continuação da espécie) 9.

Como é o ciclo de vida das plantas?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo.

Quais as principais características evolutivas?

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

Quais as características evolutivas das angiospermas?

A novidade evolutiva presente nas angiospermas em comparação com esses outros grupos de plantas é a presença de flores e frutos. As flores são estruturas da planta onde são produzidos os gametas masculinos e os gametas femininos.

Quais são as características evolutivas?

Há três mecanismos básicos de mudanças evolutivas: selecção natural, deriva genética e fluxo génico. A selecção natural favorece genes que melhoram a capacidade para a sobrevivência e reprodução.

Qual o principal ganho evolutivo das angiospermas?

Flores e frutos: aquisições evolutivas

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

Em que era as gimnospermas surgiram?

O surgimento das plantas com sementes se iniciou no período Devoniano superior, há aproximadamente 365 milhões de anos. Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. ... Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.

Artigo anterior
Quais os benefícios da leitura na educação infantil?
Artigo seguinte
O que é bom para virose remédio caseiro?