O que é um núcleo instável?

Perguntado por: Rita Viviane Almeida Macedo Coelho  |  Última atualização: 15. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

Quando um núcleo e instável?

Um núcleo é instável quando ele possui mais de 84 prótons (todos os elementos com número atômico (Z) igual ou superior a 84, isto é, do polônio em diante).

O que e um núcleo estável?

Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.

Quais são os átomos instáveis?

O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.

Qual e o processo pelo qual um núcleo instável emite partículas e radiação?

O decaimento radioativo (ou transmutação) é o processo natural em que um núcleo atômico instável emite radiação, de forma sucessiva, a fim de diminuir sua energia e tornar-se estável.

Radioatividade - Parte 6 - Estabilidade x Instabilidade

26 questões relacionadas encontradas

Qual a coisa mais radioativa do universo?

Cobalto sessenta é um isótopo de cobato. produzido em reatores nucleares. e ele é extremamente útil pra diversas aplicações. E isso inclui coisas como trajes de proteção à radiação, esterilização de equipamentos médicos, exames radiológicos, enfim, a lista é grande.

Qual e o material mais radioativo do mundo?

Em uma das duas frações radioativas que eles por fim conseguiram obter estava um novo elemento, que foi denominado “rádio” (do latim radius, raio), por parecer mais radioativo do que qualquer outro elemento. Hoje sabemos que o rádio é dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

O que acontece com um átomo instável?

Por emissão de partículas ou de energia do núcleo, um átomo instável troca, ou decai, para uma forma mais simples. Por exemplo, um isótopo radioativo de urânio, o 238, decai até se tornar chumbo 206.

O que são átomos instáveis?

Já os átomos instáveis possuem um desequilíbrio em sua estrutura, o que os torna propensos a sofrerem alterações, como a emissão de partículas radioativas. Isso ocorre devido à presença de um número excessivo de nêutrons em relação aos prótons, o que torna o átomo instável.

Quando um átomo e considerado instável?

Como saber se um átomo é instável? Todos os elementos instáveis possuem 84 prótons. Em alguns casos o elemento possui menos prótons e também é radioativo por que a taxa nêutron/próton é muito baixa, tornando-o instável.

Quais os dois tipos de núcleo?

O núcleo possui formatos diferentes, no entanto, na maioria das vezes, podem ter formas arredondadas, como é o caso do tecido adiposo, ou alongadas, como os tecidos musculares. Esse formato pode variar de acordo com cada célula.

E possível criar ou destruir um átomo de um elemento químico?

É impossível criar ou destruir um átomo de um elemento. (Os átomos trocam de “parceiros” para produzir novas substâncias.) 5. A menor porção de um composto é um “átomo composto”.

Como a fissão nuclear gera energia?

A fissão nuclear consiste em bombardear o núcleo de um átomo com nêutrons para liberar uma quantidade enorme de energia térmica. É utilizada para produção de energia nas usinas termonucleares e para a construção de bombas atômicas e outros armamentos. Consiste na quebra do núcleo de um átomo.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Tório (90Th); Protactínio (91Pa); Urânio (92U).

O que e fissão e fusão nuclear?

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos leves se combinam, formando um único elemento mais pesado, liberando grandes quantidades de energia; Na fissão nuclear, a energia é gerada através da divisão de um núcleo pesado e instável em dois núcleos mais leves; Uma vantagem da fusão está nos resíduos radioativos.

Como átomos instáveis sofrem decomposição formando átomos estáveis?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

Qual a diferença entre um átomo estável e instável?

Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência). Se os átomos não têm esse arranjo, eles "vão querer" alcançá-lo ganhando, perdendo ou compartilhando elétrons através das ligações.

Como saber se um átomo é estável?

A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons.

O que gera a radioatividade?

A radioatividade é um fenômeno que ocorre devido a instabilidade de elementos químicos, resultando na emissão de energia por átomos. As consequências da radiação podem ser diversas, como mutações, ou a produção da fluorescência.

O que é a Lei da radioatividade?

Lei da radioatividade, ou leis da radioatividade, é um conjunto de normas ou acontecimentos descobertos por Soddy e Fajans. Esses dois cientistas desenvolveram as leis que explicam as transformações sofridas por um núcleo instável de um átomo após emitir radiação alfa ou radiação beta.

Quando um elemento deixa de ser radioativo?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico.

Qual é o elemento mais perigoso do mundo?

Para os cientistas, o cianeto é considerado o elemento químico mais poderoso do mundo e o mais perigoso para as vidas do planeta Terra. Esta elemento químico impede a oxigenação do corpo pelo sangue, matando o organismo.

Qual é o lugar mais radioativo do Brasil?

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.

Qual o elemento mais radioativo natural?

→ Elementos radioativos naturais
  • Polônio (84Po)
  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Astato (85At)
  • Radônio (86Rn)
  • Frâncio (87Fr)
  • Rádio (88Ra)
  • Actínio (89Ac)
  • Tório (90Th)
  • Protactínio (91Pa)

Artigo anterior
O que significa se fazer de difícil?
Artigo seguinte
Quantas vezes Khabib defendeu o cinturão?