Qual é a estrutura de um relatório?
Perguntado por: Verónica Benedita de Coelho | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)
O relatório é um documento que visa a apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas. Sua estrutura apresenta: título, introdução, referências, desenvolvimento, conclusão e, em alguns casos, sugestões.
Qual a estrutura de um relatório acadêmico?
Estrutura do documento
O relatório deve conter: Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento (Descrição das Atividades) e Considerações Finais.
Qual a estrutura de um relatório técnico?
O relatório técnico deve incluir informação suficiente para que um receptor qualificado possa avaliar e propor modificações às respectivas conclusões ou recomendações. A estrutura do relatório técnico é formada pela parte inicial, pelo corpo, pelos anexos e pela parte final.
Quais são as principais características de um relatório?
O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.
Qual é a finalidade de um relatório?
Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.
Como Criar Relatório Simples e Bonito no Excel
Quais os tipos de relatórios explique cada um?
Tipos de Relatório
De acordo com sua finalidade, os relatórios são classificados em diversos tipos: Relatório Escolar: são os textos escolares em que o aluno pode relatar sobre um evento ou uma atividade proposta pelo professor. Relatório Científico: são os relatórios acadêmicos produzidos após uma pesquisa.
Como fazer um relatório técnico exemplo?
...
De maneira geral, a capa de um relatório deve conter:
- Título do trabalho.
- Nome da instituição.
- Departamento/Setor.
- Curso.
- Nome do autor ou da equipe envolvida.
São partes opcionais de um relatório técnico?
A estrutura do relatório técnico e/ou científico divide-se em parte externa e interna. É considerada parte externa: a) capa (opcional pela norma, obrigatória pelo Senac); b) lombada (opcional).
O que não pode faltar em um relatório técnico?
- Tipos de serviços prestados. ...
- Detalhes sobre a visita. ...
- Tempo decorrido. ...
- Período entre visitas. ...
- Observações relevantes sobre a visita. ...
- Descrição dos equipamentos. ...
- Dados de manutenção. ...
- Formulário de satisfação do cliente.
Como é feito um relatório?
- Apresentar dados de uma maneira significativa, incluindo as informações mais importantes.
- Adicione informações que ajudem as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas.
- Use uma linguagem simples que todos possam entender. ...
- Mantenha simples. ...
- Faça sua história pessoal.
Como fazer um relatório acadêmico ABNT exemplo?
- Parte Externa. Capa (elemento opcional) Lombada (elemento opcional)
- Parte Interna. Elementos pré-textuais. Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Agradecimentos (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional)
O que é um relatório técnico simples?
O relatório técnico é um documento que tem como objetivo coletar e armazenar todos os dados que foram observados em uma visita técnica. Por meio desse material, você tem acesso a um histórico completo para fazer análises assertivas e construir ótimos planos de ação.
O que deve constar num relatório de visita técnica?
- Nome do local visitado;
- Data da visita;
- Nome do professor(a) que acompanhou a visita;
- Objetivos da visita;
- Relatos resultantes da observação do aluno;
Como fazer um relatório técnico de uma empresa?
Em geral, o relatório técnico deverá conter informações como: detalhes sobre a visita, horário de chegada e saída (check-in e check-out), descrição do atendimento, formulário de qualidade e histórico do cliente.
Qual o objetivo de um relatório técnico?
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (1989, p. 1), o relatório técnico-científico é um “documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica”.
O que é um relatório exemplo?
O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.
Quais são as normas da ABNT para relatórios?
Deve ser elaborado em seção exclusiva do documento, podendo constar em mais de uma folha, de acordo com normas ABNT NBR 6027. O sumário não deve ser confundido com índice, lista ou resumo e é apresentado de acordo com os seguintes elementos: Título centralizado em maiúsculo, Times New Roman(12), em negrito. .
Como fazer um relatório simples exemplo?
- Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
- Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
- Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
- Descrição das atividades. ...
- Resultados. ...
- Discussão. ...
- Conclusão. ...
- Referências bibliográficas.
Como começar um relatório descritivo?
- “Percebe-se o progresso de… ...
- “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
- “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
- “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”
Que palavras usar para fazer um relatório?
- “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
- “Muito se discute a importância de …”
- “Pode-se afirmar que, em razão de …”
- “Observando o cenário…”
- “É de conhecimento geral que…”
- “Em face do cenário atual…”
- “Segundo a pesquisa…”
- “Tendo em vista que…”.
Quais os tipos de relatórios mais utilizados?
- Relatório de Fluxo de Caixa. ...
- Relatório de Vendas. ...
- Relatório de Contas a Pagar. ...
- Relatório de Contas a Receber. ...
- Balanço Patrimonial – BP. ...
- Orçamento Empresarial. ...
- Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. ...
- Relatório de Satisfação do Cliente.
Quais são os tipos de relatórios gerenciais?
- Relatório de controle. O relatório de controle é muito usado em duas situações mais específicas: controle de estoque e supervisão de desempenho. ...
- Relatório financeiro. ...
- Relatório de satisfação. ...
- Relatório de análise. ...
- Relatório de crescimento.
Qual é a definição de relatório?
1 CONCEITO
É o documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a fatos vivenciados, ouvidos ou observados ou historiar a execução de serviços e experiências.
O que é relatório de visita técnica?
O relatório de visita técnica é uma boa maneira de deixar registrado o que foi feito durante um trabalho externo, podendo mensurar o tempo gasto em cada atividade e o que foi necessário para solucioná-las. Mas este relatório de visita técnica é muito mais do que uma ata de uma tarefa executada.
O que devo observar em uma visita técnica?
- Coloque a segurança como prioridade máxima. ...
- Tenha atenção com a energia elétrica. ...
- Pense na acessibilidade durante a visita técnica. ...
- Analise a distribuição dos materiais. ...
- Leve em conta a conectividade. ...
- Veja se é possível modificar o ambiente. ...
- Facilite a avaliação dos detalhes. ...
- Tire dúvidas sobre os fornecedores.
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