Qual é a fase dominante das pteridófitas?

Perguntado por: Mónica Neuza Antunes  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

A fase de esporófito é dominante e diploide, enquanto a fase de gametófito é haploide e de curta duração. As pteridófitas podem apresentar dois tipos de ciclo de vida: a homosporia e a heterosporia.

Qual a fase dominante das pteridófitas?

O esporófito das pteridófitas é uma fase diploide e dominante no ciclo. Nessa fase, as plantas têm raízes verdadeiras, caules e folhas. Essa é a fase em que se observa a produção de esporos.

Qual a fase dominante das pteridófitas e das briófitas?

Na sequência, o ser gametofítico ou gametófito irá gerar um esporófito através de reprodução sexuada. As briófitas têm como fase predominante, tanto em tempo como relevância, a gametofítica (produtora de gametas). Por sua vez, as pteridófitas apresentam como fase predominante a esporofítica (produtora de esporos).

Qual a fase dominante da samambaia?

A fase dominante do ciclo de vida das pteridófitas é a fase esporófito, ao contrário das briófitas. As samambaias podem se reproduzir de forma assexuada por fragmentação e por forma sexuada os esporos são levados pelo vento e, após a germinação, forma-se o prótalo.

Qual é a fase dominante no ciclo das briófitas?

Curiosidade: Apenas as briófitas apresentam a fase de gametófito como fase dominante. Todos os outros grupos de plantas apresentam o esporófito como fase mais duradoura do ciclo de vida.

PTERIDÓFITAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a fase dominante das gimnospermas?

Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.

Qual é a fase passageira transitória e a fase duradoura em briófitas?

A foto corresponde ao esporófito, ou seja, a fase diploide e que produz esporos. Essa fase é transitória nas briófitas, sendo que a fase mais duradoura é a de gametófito.

Qual a fase predominante no ciclo de vida das pteridófitas *?

Outra principal diferença entre as pteridófitas e as briófitas é quanto a sua geração ou fase dominante: nas pteridófitas, a fase dominante é o esporófito diplóide (2n), enquanto que nas briófitas, a geração dominante é o gametófito haplóide (n).

Como é a reprodução de uma samambaia?

As samambaias reproduzem-se por meio de esporos, não de sementes. As samambaias são plantas que não produzem flores. Elas são reconhecidas pelo formato característico de suas folhas. Existem cerca de 12 mil espécies de samambaias.

Porque o protalo da samambaia é hermafrodita?

A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito. ... O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.

Como ocorre a reprodução das briófitas e pteridófitas?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada de esporófito.

Qual a evolução apresentada pelas pteridófitas em relação às briófitas?

Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam o corpo organizado em raiz, caule e folha. ... Com isso, as samambaias podem atingir um tamanho maior que as briófitas. O caule é subterrâneo, sendo denominado rizoma.

Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?

Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.

O que se destaca entre as pteridófitas?

Pteridófitas são plantas que apresentam, como características mais marcantes, a presença de vasos condutores de seiva e a ausência de sementes. ... No Brasil são encontradas mais de 1000 espécies de pteridófitas, sendo possível citar como representantes desse grupo as samambaias e as cavalinhas.

Quais são as principais características das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Como são classificadas as pteridófitas?

Classificação das pteridófitas

As plantas vasculares sem sementes encontradas na atualidade são classificadas em dois filos: Lycopodiophyta e Monilophyta. O filo Lycopodiophyta inclui cerca de 1200 espécies, fazendo parte dele os licopódios e a Selaginella. Já o filo Monilophyta inclui as samambaias e cavalinhas.

Como ocorre a reprodução das plantas pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, o que lhes permite, após a absorção da água e nutrientes do solo, transportá-los por todo vegetal.

O que significa a semente do feto?

Os fetos são plantas de folhagem que se distinguem facilmente porque não produzem flores e sementes, sendo a sua reprodução feita por meio de esporos. São muito utilizados para decoração de interiores e com os cuidados certos podem criar ambientes relaxantes.

Quanto tempo demora para crescer uma samambaia?

Cada espécie de samambaia cresce em um ritmo diferente. De modo geral, plantas novas precisam ser replantadas a cada seis ou 12 meses.

Quais são as fases do ciclo de vida de uma planta?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo. ... Vegetais produzem tipo diferente de células reprodutivas chamadas “esporos”.

Como é o ciclo de vida das plantas?

Ciclo de vida dos vegetais

O ciclo de vida de todas as plantas apresenta alternância de gerações, sendo observadas uma geração multicelular haploide e outra multicelular diploide. A geração multicelular haploide é a fase do gametófito, que produz gametas por mitose.

O que significa fase duradoura?

Que dura muito ou pode durar muito. 2.

O que são esporófitos das briófitas ele é duradouro e ou temporário?

Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.

Qual a geração duradoura das angiospermas?

Nas angiospermas o esporófito (2n) é a fase mais duradoura, podendo ser monóico (a mesma planta apresenta os órgãos reprodutivos masculinos e femininos) ou dióico (plantas com sexos separados).

Quais as fases evolutivas das gimnospermas?

A reprodução desse grupo de vegetais apresenta três etapas básicas: polinização, germinação do grão de pólen, e fertilização. Depois que ela acontece, o óvulo se transforma na semente e o ovário no fruto.

Artigo anterior
Quais as consequências da contaminação dos alimentos e as doenças transmitidas por alimentos?
Artigo seguinte
O que colocar entre vírgulas?